Quando devo implantar um modelo de Remuneração Variável?

Quando devo implantar um modelo de Remuneração Variável?

É desejo de todas as empresas ter metas claras e bem estabelecidas, principalmente, de empresas que estão na fase de planejamento e estruturação de seus KPIs. E é geralmente no meio deste planejamento que surge a grande pergunta, quando devo implantar um modelo de Remuneração Variável na minha empresa? 

Para te ajudar, separamos algumas dicas que podem te ajudar a entender se a sua empresa está no momento ideal para implantar um modelo de Remuneração Variável. Confira!

Qual é a importância das metas em um modelo de Remuneração Variável?

Antes de tudo nós precisamos entender qual é a importância das metas em um modelo de Remuneração Variável. Sem metas estabelecidas fica extremamente difícil definir qual será o ponto de partida e de chegada da empresa.

Para que se tenha um modelo de Remuneração Variável  bem estruturado é necessário ter uma cultura meritocrática saudável, ou seja, trabalhando metas individuais para engajar e gerar a competitividade entre os colaboradores envolvidos, e trabalhando metas coletivas para que todo o time se engaje e ajude a equipe e/ou área a  atingir os resultados desejados.

Por isso, vale a pena destacar que a remuneração variável deve estar totalmente atrelada a essas metas estabelecidas, medindo assim o desempenho do time como um todo e ao final do período estabelecido para o alcance das metas, atrelando o resultado a um prêmio. 

Quando devo implantar um modelo de Remuneração Variável?

Para saber se está no momento certo de implantar um modelo de Remuneração Variável dentro da sua empresa é importante levar em consideração alguns fatores importantes da sua empresa. Para te ajudar nesta jornada, separamos algumas perguntas importantes que você deve fazer antes de implantar um modelo de Remuneração Variável. 

Em qual estado e nível a minha empresa se encontra?

Entender qual é o estado e nível em que a empresa se encontra, e principalmente saber como será recebido esta nova metodologia meritocrática não é uma tarefa fácil. Principalmente, quando não está claro qual é o estado da sua empresa, e pior ainda, quando  a saúde financeira da empresa não é acompanhada de perto.

Se você olhar para dentro da sua empresa e entender qual é o nível em que ela se encontra e tiver a certeza que uma nova metodologia não afetará a saúde dela, essa é a hora certa de aplicar um modelo de Remuneração Variável.

Como está cada setor individualmente?

Depois que você voltou os seus olhos para enxergar a saúde da empresa como um todo, chegou a hora de olhar cada setor individualmente, você deve estar se perguntando: Eu já olhei a saúde da minha empresa como um todo, por que devo olhar cada parte dela? 

Lembre-se sempre desta informação, não é porque de modo geral a sua saúde está boa que você não poderá estar com um problema de saúde específico em uma parte do corpo. A mesma coisa acontece com a saúde das empresas, muitas vezes a sua empresa se encontra saudável, porém existe uma área dela que se não tiver um pouco mais de atenção pode adoecer. 

Olhar individualmente cada uma destas áreas te ajudará a entender também qual delas precisa de mais atenção e a principalmente identificar se determinada área deve se envolver com a nova metodologia ou se será necessário realizar algum ajuste antes.

Como será recebido uma nova metodologia dentro da minha empresa?

Antes de aplicar uma nova metodologia dentro da empresa é importante alinhar todos os pontos com seu time, e entender o ponto de vista deles, afinal eles serão os protagonistas desta ação. 

Falar com o seu time antes, te ajudará também a entender se vai ser necessário fazer algum ajuste no modelo de premiação ou até mesmo na regra de Remuneração, pois são eles que estão a frente de todas as etapas do processo da sua empresa. 

Por fim, depois que você direcionou a sua atenção para estes três pontos, e entendeu que sua empresa está saudável o suficiente, que todas as áreas estão caminhando bem e sua equipe está alinhada, chegou a hora de implantar o modelo de Remuneração Variável dentro da sua empresa. 

Para te ajudar a ter a melhor e mais completa experiência que a meritocracia e os sistemas de recompensa podem lhe dar, conheça a AchieveMore, nós ajudamos a sua empresa a maximizar a captura de oportunidade em diferentes níveis dentro da sua empresa. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

A remuneração variável vem ganhando cada vez mais força nas organizações, pois se tornou uma das principais formas de reconhecer os esforços e resultados das equipes que mais contribuem para o crescimento e resultados da empresa. Ao longo deste artigo vamos falar sobre 5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil. Confira!

Como ter uma equipe de vendas bem-sucedida?

Como ter uma equipe de vendas bem-sucedida?

Todos nós já sabemos que são incontáveis os desafios para gerenciar uma equipe de vendas, principalmente quando é considerada a importância dessa área dentro do sucesso da empresa. É necessário monitorar os resultados e acompanhar a performance do time, além de ter que alinhar os objetivos e metas da empresa com o do time. E

Gestão de processos: 03 modelos que vão te ajudar a aumentar os resultados.

Gestão de processos: 03 modelos que vão te ajudar a aumentar os resultados.

As empresas e seus processos sempre estão em constante mudança e evolução, graças à transformação digital, mudança no comportamento do consumidor entre outros fatores que influenciam as empresas a repensarem seu tipo de gestão de processos e buscar o modelo mais adequado. Gestão de processos modelos para te ajudar a aumentar os resultados. Atualmente e de

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR