Como motivar a minha equipe através da meritocracia.

Como motivar a minha equipe através da meritocracia.

Como motivar a minha equipe através da meritocracia.

Todos querem motivar e incentivar o seu time para que o desempenho e o resultado de todos seja positivo. Grandes empresas usam a meritocracia para motivar seus funcionários, muitas dessas empresas acabaram se tornando referência no mercado. Hoje, muitos líderes e gestores fazem a mesma pergunta: Como motivar a minha equipe através da meritocracia? 

Se você anda se perguntando isso ou buscando a ajuda de outros profissionais para entender melhor o que é, como funciona e como usá-la a seu favor, você chegou ao lugar certo. 

Mas antes de você entender como pode motivar a sua equipe através da meritocracia, precisamos entender de fato o que é meritocracia e qual é o impacto dela dentro das empresas. 

Afinal, o que é meritocracia?

O termo meritocracia é de origem francesa, e este conceito aparece logo após o fim da Revolução Francesa e a ascensão de Napoleão Bonaparte. O termo meritocracia nasce quando foi decidido que não seria mais critério para o ingresso da carreira pública a sua origem de nascimento, mas sim as qualidades, conhecimentos e habilidades. 

Deste modo, o termo meritocracia acaba sendo definido como uma forma de liderança por méritos, na qual se valoriza as habilidades e conhecimentos e não a distinção se a pessoa veio de origem nobre ou burguesa.

Nos países anglo-saxões e nos Estados Unidos esta ideia se tornou muito forte, pois era muito valorizada a prosperidade econômica através do desempenho.

Como motivar a minha equipe através da meritocracia.

A meritocracia é muito aplicada no universo corporativo como uma ideologia que defende a ideia de que as pessoas com melhor desempenho em suas tarefas devem ser reconhecidas e recompensadas por seus resultados e contribuições. 

Vale destacar que geralmente a hierarquia dessas empresas é construída com base nos méritos conquistados com o esforço e dedicação de cada colaborador, se tornando até mesmo um dos métodos de reconhecimento e valorização de quem deu bons resultados para a empresa.

Confira a seguir alguns passos que podem auxiliar a sua empresa nesta jornada de ‘Como motivar a sua equipe através da meritocracia’: 

 1- Analise o ambiente da empresa. 

O primeiro passo para estruturar um sistema meritocrático é a empresa voltar a sua atenção para dentro e descobrir como você pode promover, reconhecer e valorizar os funcionários de maior performance.

É importante estudar e entender se é possível você oferecer uma promoção, uma bonificação ou um aumento de salário. Caso a sua empresa não possua uma grande capacidade de sustentar aumentos de salário com uma frequência maior do que já é de costume, você pode aplicar a recompensa por resultado. Desta forma, o funcionário receberá de acordo com o seu resultado, e você acaba aplicando o reconhecimento por performance e ao mesmo tempo investindo no crescimento da sua empresa. 

2 – Estruture quais são os benefícios.

Além dos bônus por resultado, a sua empresa pode elaborar estratégias de premiação e valorização, como por exemplo, o funcionário do mês, prêmios em viagens, vale compras ou até mesmo o investimento em cursos de capacitação ou formação. Você pode definir os prêmios de acordo com o nível de desempenho de cada setor, equipe ou funcionário. 

É muito importante que o funcionário beneficiado se destaque e veja seu crescimento, por isso, deixe sempre bem claro que determinado benefício é por mérito do seu esforço e resultado. 

3 – Defina metas claras e objetivas. 

É de grande importância que suas metas e objetivos estejam bem definidos e que todos os funcionários tenham um conhecimento claro delas. Outro ponto importante, suas metas devem ser objetivas, pois desta forma você evita aberturas para interpretações indevidas. 

Somente com as metas e objetivos estabelecidos de forma clara e justa é que você conseguirá reconhecer aqueles que realmente merecem ser reconhecidos pelo seu esforço e dedicação para atingir as metas e seu sistema de meritocracia se tornará eficiente e trará bons resultados. 

4 – Conceda poder e autonomia aos seus líderes. 

Para tornar o ambiente ainda mais saudável e agradável, nada melhor do que dar autonomia e poder ao seu líder, para ele definir quem merece ser reconhecido e recompensado. São os líderes que estão presentes no dia a dia da sua empresa e eles estão a frente de cada etapa do processo, acompanhando o esforço e dedicação de cada um dos funcionários. 

Quando você permite que seus líderes recompensem seu time, você acaba proporcionando um ambiente saudável, pois ajudará a aumentar a empatia entre o líder e o liderado. 

Agora que você já sabe como motivar a sua equipe através da meritocracia e sabe que a gestão por méritos pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, aplique esses passos e comece já a usar a meritocracia ao seu favor. 

A Achievemore, foi desenvolvida por especialistas com anos de experiência no setor, no qual está pronta para te ajudar a deixar o sistema de recompensa e resultados cada vez mais fácil. Entre em contato e descubra como vamos te ajudar a tornar a meritocracia mais fácil e eficiente na sua empresa. Solicite uma demo!

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR