A importância das campanhas de incentivo.

campanhas-de-incentivo

As Campanhas de incentivo

Sempre falamos por aqui da importância de engajar a equipe comercial e da importância das campanhas de incentivo nas empresas, esse é um tema muito falado entre os gestores comerciais que desejam aumentar os resultados e ao mesmo tempo reconhecer o esforço do time. Afinal, sabemos que quando cobramos resultados sem ter um planejamento estratégico e um reconhecimento adequado a tendência é desgastar e desmotivar o time.

Pensando nisso, separamos para você os tipos mais comuns de campanhas de incentivo do mercado nas empresas para você implementar na sua empresa. Porém, antes disso, você sabe por que deve criar e a importância das campanhas de incentivo nas empresas?

Por que criar uma campanha de incentivo?

Criar uma campanha de incentivo dentro de uma empresa faz parte da estratégia e do planejamento de crescimento da companhia. Por exemplo, de nada adianta você desejar aumentar 30% do faturamento da empresa e não ter uma campanha no qual vai incentivar as pessoas a trabalharem em função deste objetivo.

Uma campanha de incentivo não somente ajuda no aumento das vendas e faturamento, mas também pode ajudar na produtividade de uma equipe do setor operacional. Por exemplo, se você precisa aumentar a linha de produção de uma fábrica e não engaja a sua equipe com algum tipo de incentivo é pouco provável que seu time tenha foco para atingir essa nova meta de produção.

Tipos de campanhas de incentivo:

Premiações: Temos campanhas de incentivo voltadas para o time de vendas, ou seja, a recompensa vai direto para o vendedor que fecha os negócios da empresa.

Estas campanhas de incentivo podem oferecer recompensas tanto no nível individual quanto no coletivo. Quando existem indicadores de resultados em nível coletivo, a intenção é gerar a colaboração de toda a equipe e evitar um nível de competitividade que não seja saudável.

Essas premiações podem ser dadas de várias formas para o seu time, como por exemplo:

Comissão/RV: Um percentual em cima da venda ou de acordo com o modelo de remuneração.

Bonificação: Já para a bonificação, geralmente é pago um valor fixo de acordo com o percentual de performance em relação a meta.

Reconhecimento: A campanha de incentivo não precisa necessariamente ter algum tipo de recompensa em dinheiro, pode ser também algum tipo de reconhecimento dentro da empresa ou somente da equipe, por exemplo, você pode eleger de acordo com a regra de incentivo algum tipo de reconhecimento, como: placa de melhor vendedor, melhor funcionário entre outros, por ser também um troféu ou medalha.

Outra forma de reconhecimento é oferecer para os funcionários premiações como viagens, vale compras, cursos, jantares entre outros.

Existem diversos tipos de campanhas de incentivo, basta você definir qual tipo mais se enquadra no perfil da sua empresa e da sua equipe e qual irá engajar mais o seu time para entregar os resultados desejados.

Como elaborar uma campanha de incentivo:

Para que a sua campanha de incentivo dê bons resultados e engaje a equipe é importante que seja feito um bom planejamento. Veja a seguir um passo-a-passo que pode te ajudar a elaborar uma campanha de incentivo eficiente e que engaje todo o time:

1 – Defina os objetivos: O primeiro passo é a definição dos principais objetivos. Por exemplo, se sua empresa precisa aumentar o ticket médio de vendas, aumentar o faturamento, aumentar a produção de determinado produto etc.

2 – Defina o tipo de premiação: Definir o tipo de premiação é muito importante pois é com ela que o time se sentirá engajado a ir em busca dos objetivos. Por exemplo, viagens, cursos, somas em dinheiro, vale presentes, entre outros.

3 – Determine as regras: Determinar como funcionará a campanha ajudará a você reconhecer quem realmente se esforçou e identificar quem deve ser premiado de forma mais justa.

4 – Alinhe e treine com a equipe: Alinhe o modelo de incentivo com todo o time e treine para que todos estejam atentos às regras do modelo de incentivo. É importante que todos tenham conhecimento da campanha.

5 – Divulgue a campanha: Realizar ações de endomarketing é a melhor forma de divulgar a campanha de incentivo. Você pode divulgar através de e-mails internos, colocando cartazes pela empresa ou por algum canal de comunicação/rede social interna.

6 – Incentive: Além de definir todos os pontos listados acima, não deixe de incentivar todo o time, a liderança neste momento é essencial para ajudar o time a permanecer engajado e com foco nos objetivos.

Após realizar todo este ciclo lembre sempre de acompanhar a execução da campanha, realize ajustes quando necessário e meça os resultados. Desta forma, você saberá se valeu a pena todo o investimento de tempo e dinheiro para realizar uma determinada campanha de incentivo.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Matriz Ansoff: o que é? Como aplicar na minha empresa.

Matriz Ansoff o que é? Como aplicar na minha empresa.

A matriz Ansoff é uma ferramenta muito usada por gestores, pois ela ajuda na etapa de planejamento estratégico em busca do crescimento da empresa. Com a matriz Ansoff é possível identificar oportunidades e criar passos mais assertivos ao direcionar quais serão as ações da empresa. Matriz Ansoff: o que é? Como aplicar na minha empresa.

Como maximizar os resultados da sua empresa através da integração dos setores.

Maximizar os resultados da empresa através da integração dos setores.

A grande necessidade das empresas hoje e sempre é maximizar os resultados, mas o grande ponto é, não maximizar os resultados da sua empresa, e sim como fazer isso.  Para que você saiba como maximizar os resultados da sua empresa é importante construir um ambiente de trabalho harmonioso entre os funcionários, principalmente pelo motivo de

Dicas de como fazer um bom planejamento estratégico.

Dicas de como fazer um bom planejamento estratégico.

Um assunto muito falado no mundo corporativo é a relação entre a gestão e a execução. Porém, antes de falarmos sobre estas etapas precisamos voltar nossa atenção para uma etapa muito importante que antecede tanto a gestão quanto à execução, que é o planejamento estratégico.  É no planejamento estratégico que se define quais são os

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BRPortuguese