Os principais Programas de Remuneração Variável e suas características.

Os principais Programas de Remuneração Variável e suas características.

A remuneração variável nada mais é do que um programa de recompensa aos funcionários de uma empresa pela sua capacidade individual ou coletiva de entregar bons resultados e pela sua alta performance também. 

Os principais Programas de Remuneração Variável e suas características.

Os grandes players do mercado e empresas que se destacam, em sua grande maioria, são organizações que adotam diversos modelos de estratégias de gestão de performance, onde, geralmente, estão atrelados a recompensas pelos resultados. Essas estratégias são responsáveis por: Melhorar a taxa de retenção de talentos da empresa, além de torná-los muito mais engajados e motivados a entregarem bons resultados. 

Pensando na importância dos programas de recompensas dentro das empresas, no artigo de hoje, organizamos para você uma lista com os principais programas de remuneração variável e suas características. Para que você possa identificar qual modelo de remuneração variável faz mais sentido com a gestão estratégica da sua empresa e também para fazer parte do hall dos grandes players do mercado ou de empresas mais bem sucedidas. 

Para você entender melhor, antes de mais nada vamos te explicar o que é de fato remuneração variável. Confira a seguir!

O que é a remuneração variável?

A remuneração variável, também é conhecida como um modelo de Remuneração Flexível, é considerada uma política interna das empresas que tem o desejo de recompensar financeiramente os colaboradores por sua performance e resultados dentro de um determinado período.  

Em outras palavras, a Remuneração variável (RV) é uma forma de recompensar e reconhecer os colaboradores pelas suas entregas e resultados, caso atinjam os objetivos e metas da organização que foram estabelecidas, seja individualmente ou em equipe.   

Vale destacar que o pagamento da remuneração variável é um acréscimo a remuneração fixa do profissional, mas nunca o substitui. O uso da remuneração variável está atrelado a estratégia da empresa com relação a gestão de pessoas. 

Empresas que acreditam que compartilhar o sucesso da empresa com os profissionais que trabalharam em prol daquele objetivo, sem dúvida, são empresas que não somente visam a lucratividade, mas o sucesso de todos, da empresa e dos profissionais.

Se você quer saber se está na hora certa de implantar a remuneração variável na sua empresa, confira esse artigo: Quando devo implantar um modelo de Remuneração Variável?. Com ele você terá uma noção de como avaliar os processo da sua empresa antes de implementar um programa de remuneração variável. 

Conheça os principais programas de remuneração variável e suas características.

Como estamos reforçando ao longo deste artigo, os programas de remuneração variável estão cada vez mais presentes nas empresas. Sempre com o objetivo de agregar na remuneração dos colaboradores, deixando-os mais engajados e motivados a atingir os melhores resultados. 

Este tipo de remuneração permite que os colaboradores tenham maiores ganhos conforme a empresa cresce e melhora seus resultados. Ao longo do tempo foram criados diversos tipos de remuneração variável, todos sempre com o objetivo de se encaixar com o modelo de trabalho da empresa. 

Pensando na diversidade de programas oferecidos, vamos falar dos principais programas de remuneração variável e suas características. Confira a seguir:

COMISSIONAMENTO

O comissionamento é a prática mais comum nas empresas, especialmente para aquelas que possuem equipes de vendas, pois é um meio de estimular o vendedor ou equipe comercial a atingir uma meta pré-estabelecida. A comissão também pode ser paga através de uma porcentagem em cima de cada venda realizada.

PROGRAMA DE BÔNUS

  Já o programa de bônus é outra forma comum de incentivo, porém mais elaborado, pois geralmente está vinculado à executivos e gestores. Pode ser aplicado não somente para as áreas comerciais, mas também por outras áreas da empresa. Não necessariamente esse tipo de bonificação ocorre em dinheiro, mas também pode ser, uma viagem, curso, vale compras ou até mesmo ingressos.

 PLR/PPR

 É um  programa de reconhecimento através do qual a empresa distribui parte de seus resultados (lucro) aos funcionários. Existem diversas maneiras de aplicação como a distribuição igualitária entre todos os colaboradores ou proporcional ao cargo e nível salarial de cada um. Geralmente é feito um cálculo pelo ano anterior, mas também pode ser por um período determinado pela empresa.

GRATIFICAÇÕES/PREMIAÇÃO

As gratificações, ou como também é conhecido como premiação, é um pouco diferente das comissões de vendas que acontece com um porcentagem fixa conforme as vendas. Já nas gratificações/premiações o pagamento ocorre conforme o atingimento das metas, se tornando uma forma muito eficiente de recompensar o funcionário ou equipe baseado em sua produtividade e resultados. A empresa pode aplicar este tipo de prêmio para as áreas operacionais da empresa, com foco em aumentar os resultados da equipe. Esse tipo de remuneração, necessita de um cálculo dos resultados livre de qualquer erro, para que recompense o funcionário corretamente.

STOCK OPTIONS

Este programa fornece aos colaboradores que participem da possibilidade de se tornarem sócios das organizações das quais fazem parte. Através dele o colaborador ganha a opção de comprar ações a um preço atrativo caso atinja os resultados estipulados. Normalmente o valor da ação atrelado a esta opção é abaixo do valor de mercado. Cada vez mais esta prática tem se tornado comum no mercado, pois é uma forma de engajar o colaborador e de também fazer com que a empresa cresça de forma mais rápida e eficiente.

Conclusão

Conforme vimos até aqui existem diversos tipos de remuneração variável que podem ser aplicados dentro de uma empresa, mas vale reforçar a importância de que para  isso aconteça de maneira eficiente, precisamos saber como fazer uma boa avaliação de desempenho e uma boa gestão de performance da equipe.

Conheça a AchieveMore

A AchieveMore foi desenvolvida com o propósito de oferecer a melhor solução para implementar uma cultura focada na gestão de performance e resultados através da remuneração variável e campanhas de incentivo. Tudo de maneira simples, confiável, ágil e eficiente. Aqui na AchieveMore acreditamos que a busca pelos resultados precisa ser planejada e gerenciada através da definição dos objetivos, e a recompensa dos resultados alcançados através da remuneração variável.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR