Saiba como ter um plano de ação eficiente para atingir suas metas.

Saiba como ter um plano de ação eficiente para atingir suas metas.

Saiba como ter um plano de ação eficiente para atingir suas metas.

Os setores de gestão de performance, metas e planejamento das empresas, sempre estão em busca de desenvolver a melhor estratégia para o atingimento dos resultados da empresa. Para que isso aconteça, você precisa ter um plano de ação eficiente. Por isso, leia este artigo para que você saiba como ter um plano de ação eficiente para atingir suas metas. 

Não se esqueça que para os planos de ação serem eficientes e para que não saiam do plano inicial, é necessário estar atento a uma série de detalhes, que são importantes para a conquista do objetivo final, e nem sempre é fácil gerenciá-los. Confira a seguir 4 passos para elaborar um plano de ação eficiente para atingir suas metas. 

4 passos para elaborar um plano de ação eficiente para atingir suas metas.

É fundamental que o plano de ação tenha uma série de etapas bem definidas para que todos os envolvidos possam estar cientes diante de seus objetivos. Sendo assim, antes de falar em como criar um plano de ação, é preciso primeiro ter o problema muito bem definido.

Nesse sentido, ferramentas e metodologias como metas smarts e PDCA, vão te ajudar a gerar mais clareza sobre o problema e as ações que devem ser criadas no seu plano de ação. Pensando nisso, criamos uma lista com 4 passos para te ajudar a ter um plano de ação eficiente para atingir suas metas, dentro do planejamento estratégico da sua empresa.

1- Defina o objetivo

Qualquer planejamento estratégico que visa o atingimento de metas, implica diretamente em desenvolver um plano de ação eficiente, e consequentemente motivar o time da maneira correta para contribuir com os resultados da empresa. 

Ou seja, o primeiro passo desse plano de ação para atingir suas metas, é ter de forma clara qual é o objetivo que se deseja alcançar. Somente com o objetivo bem definido e claro é possível dar inicio a um plano de ação.Só assim é possível criar um plano de ação otimizado!

É muito importante que esse objetivo seja alcançável e mensurável. Por exemplo: Se você estabelecer uma meta de vendas mensurável, mas que ao mesmo tempo é inalcançável, ou vice e versa, o seu plano de ação dificilmente chegará ao objetivo desejado. E muitas empresas acabam cometendo esse erro. 

2- Defina cada etapa

Um plano de ação bem elaborado precisa ter cada etapa muito bem definida, e isso deve acontecer logo após a definição dos objetivos. Desta forma, você conseguirá ter em mente apenas as etapas que são necessárias para o alcance do objetivo final. Por isso, não somente os objetivos devem ser bem específicos, mas suas etapas também, ou seja, quanto mais fragmentado as etapas, maior será o controle de cada um deles. 

Um bom auxiliar para a definição de etapas é a ferramenta 5w2h, pois se trata de uma ferramenta que ajuda definir esses passos afim de estruturar seu plano de ação. Isso porque a metodologia trabalha com alguns questionamentos que visam facilitar toda a equipe a entender do que se trata o plano de ação.

Deste modo, quando se tem cada etapa bem definida, gera-se muito mais engajamento dentro da equipe, além de motivação, já que há clareza nas ações. Não se esqueça de também de determinar o período de duração de cada uma das etapas,  estabeleça também um prazo final (Deadline), levando em consideração todas as limitações e necessidades que o seu time terá ao longo do período. 

3- Hora da Execução 

Para dar inicio a execução do seu plano de ação, você primeiramente precisa estar preparado para as pressões e situações inesperadas que estão por vir. Nesse caso, tais situações devem ser consideradas como não planejadas ao processo definido, mas que devem estar atreladas dentro de um plano contingência e gestão de riscos.

Outro fator simples, mas que acaba sendo esquecido, é o desenvolvimento de uma boa lista. Quando se tem uma lista com todos os checkpoints que devem ser realizados você acaba tendo um melhor controle das suas ações, o que ajuda não desviar o foco. Em qualquer etapa de execução de um plano de ação é importante ter essa lista em mãos, para que o atingimento dos resultados sejam eficientes. 

Por isso, a dica é que os seus planos de ação sejam os mais detalhados possíveis. afinal, geralmente se tem mais de um envolvido na execução do plano e isso ajudará a ter interlocuções na comunicação entre o time. 

4 – Próximos passos

Existem muitas dúvidas sobre quais são os próximos passos após o inicio da execução, por isso vamos falar sobre os passos para a execução do plano de ação. Saiba que as grandes conquistas de um plano de ação eficiente, são baseadas em estratégias bem detalhadas. Na verdade, muitos dizem que o planejamento das grandes conquistas envolvem praticamente dois terços do tempo despendido para se atingir o objetivo.

Dessa maneira, você encontrará as formas de concretizar um plano de ação bem-sucedido e, em consequência, aprimorar suas técnicas para uma gestão de resultados mais eficiente.

Para que você tenha um conhecimento de quais podem ser os próximos passos, após a execução do seu plano de ação, é importante acompanhar todos os indicadores de resultados, eles serão um norteador de quais decisões tomar e quais caminhos seguir.

Se você ainda não sabe como identificar quais indicadores estratégicos você deve monitorar para o seu plano de ação. Confira esse artigo: Como identificar e definir um bom indicador de performance?

Conheça a AchieveMore

Agora que você já sabe como ter um plano de ação eficiente para atingir suas metas. Conheça a AchieveMore, um software de tecnologia SaaS que foi desenvolvido com o propósito de oferecer a melhor solução para implementar uma cultura focada na gestão de performance e resultados através da remuneração variável e campanhas de incentivo. Tudo de maneira simples, confiável, ágil e eficiente. Aqui na AchieveMore acreditamos que a busca pelos resultados precisa ser planejada e gerenciada através da definição dos objetivos, e a recompensa dos resultados alcançados através da remuneração variável.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR