Conheça algumas das principais Tendências de RH para 2023.

Conheça algumas das principais Tendências de RH para 2023.

O ano de 2023 começou e aqui estamos prontos para trazer para você as principais tendências de RH para 2023, desta forma você poderá incluir as melhores ações para o desenvolvimento do setor de RH da sua empresa. 

Conheça algumas das principais Tendências de RH para 2023.

Muito tem se falado sobre a importância da transformação digital e sobre como ela será uma tendência para 2023. Mas, precisamos entender que a digitalização dentro do setor de RH não é mais uma tendência e que já se tornou uma necessidade, no qual as empresas precisam se adaptar com uma certa urgência, caso contrário, ficarão atrás das demais. Pensando na importância para que você Conheça algumas das principais Tendências de RH para 2023, e que elas serão responsáveis por ajudar você em alguns desafios, como: garantir produtividade do time, tomada de decisão com base em dados e alinhamento de processos. 

Existem tendências que já começamos a sentir em 2022, como por exemplo, a normalização do home office, trabalho híbrido e até mesmo a flexibilização no horário de trabalho. Mas, existe a necessidade de fazer uma boa gestão desses talentos, por isso, vamos falar das tendências que podem te ajudar na gestão dos talentos da sua empresa. Confira!

Tendências de RH para 2023

Já falamos até aqui sobre alguns fatores que direcionarão o foco de trabalho e gestão de talentos do setor de RH das empresas em 2023. Mas, não podemos deixar de dar um destaque especial para as 03 principais tendências de RH para 2023, que acreditamos ser as mais essenciais para a sua gestão de pessoas. Confira! 

Ferramentas de reconhecimento

Muito se fala por aqui sobre a importância do reconhecimento para as empresas e profissionais. Recentemente a Mckinsey realizou um levantamento, onde aponta que elogios, exaltações e feedbacks positivos ou construtivos vindo dos líderes, gestores e gerentes é considerado como o maior motivador não financeiro para trazer melhoria de performance aos profissionais, isso foi apontado por 67% dos profissionais entrevistados. 

Sendo assim, o uso de soluções que contribuem para o aumento desse incentivo tem se destacado. Desta forma, os gestores passam a elogiar e incentivar seu time e reconhecem o bom trabalho executado pelos profissionais. 

Lifelong Learning

Em sua tradução literal o termo Lifelong Learning significa “aprendizado ao longo da vida”. Ou seja, trata-se de uma estratégia que preconiza a educação de forma continuada, e não apenas em um período de tempo específico da vida. Dentro dessa prática, podemos destacar o desenvolvimento de novas habilidades das pessoas de um negócio. 

Desta forma, o profissional tem a oportunidade de se desenvolver e proporcionar resultados expressivos em diversas frentes de trabalho. De acordo com a pesquisa realizada pelo Pew Research Center, 73% dos americanos já se consideram Lifelong Learning. Desse total, 87% afirmam que aderiram ao conceito afim de manter ou melhorar as suas habilidades de trabalho.

Por esse motivo, se tornou papel das empresas empresas estimularem práticas de crescimento e desenvolvimento relacionadas ao treinamento das pessoas do negócio, de acordo com as necessidades e com a realidade da organização.

Aqui na AchieveMore, existe um programa de incentivo a capacitação e desenvolvimento profissional, no qual o profissional pode escolher atividade de capacitação como: cursos, treinamentos, graduações, especializações e até mesmo certificações. Desta forma, além de manter o nosso time engajado e motivado, a equipe da AchieveMore sempre está atualizada e capacitada para as novas tendências do mercado. 

People Analytics

O People Analytics não se trata de algo novo. De acordo com a universidade de Harvard,  aproximadamente 70% das empresas consideram a estratégia como uma das prioridades da agenda para 2023. Entretanto, mesmo com essa importância, um relatório de tendências elaborado pela Great Pleace To Work afirmou que a disciplina aparece como um dos principais desafios no que diz respeito à gestão de pessoas.

Através do People Analytics, podemos destacar algumas soluções para os desafios de gestão de pessoas e negócios, confira a lista a seguir: 

1- Redução de custos: Em uma empresa com índice de turnover elevado, por exemplo, entender os motivos que levam a essa consequência e traçar um plano de ação para modificá-la contribui para reduzir os gastos relacionados à baixa retenção;

2 – Retenção de talentos: a partir do uso de pesquisas, há a oportunidade de identificar quais são os pontos de melhoria na empresa. Isso é feito por meio da percepção dos próprios colaboradores em relação às políticas, práticas e processos do negócio;

3- Contratações alinhadas: Entender o perfil certo do seus colaboradores garantirá que haja contratações de pessoas que tenham fit cultural com a empresa, ou seja, se adequam aos princípios e valores do negócio.

Através deste artigo, você pode conhecer algumas das principais tendências de RH para 2023.  Independentemente de quais sejam as que você deseja implementar no negócio, existe a necessidade de contar com um bom planejamento, além de conhecer no mercado soluções que possam facilitar a aplicação de determinadas culturas.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR