Como motivar sua equipe e gerar resultados com a remuneração variável.

Como motivar sua equipe e gerar resultados com a remuneração variável.

Você sabia que um dos principais motivos para as empresas adotarem a remuneração variável é a possibilidade de atrelar a recompensa e reconhecimento do esforço para atingir um resultado? Geralmente, esses programas são uteis para ajudar a estabelecer e comunicar os objetivos da organização. Mas, afinal você sabe como motivar sua equipe e gerar resultados com a remuneração variável?

No post de hoje, vamos te ajudar a entender como você pode motivar sua equipe e gerar mais resultados através da remuneração variável.

Como motivar sua equipe e gerar resultados com a remuneração variável.

Como motivar sua equipe através da Remuneração Variável?

Através da remuneração variável, os colaboradores recebem um benefício monetário ou não, atrelado aos resultados alcançados. Isso se torna um incentivo para que a equipe busque maiores resultados,  já que recebem uma recompensa por essas metas alcançadas.

Um bom modelo de remuneração variável ajuda na existência de um equilíbrio entre o alcance dos resultados planejados e motivação. E, para manter esse equilíbrio, as empresas devem levar em consideração os fatores que envolvem tanto o aspecto motivacional quanto o financeiro.

Alguns fatores que podemos elencar são: 

  • Elaborar um Planejamento Estratégico onde a visão de médio/longo prazo não ultrapasse a capacidade da organização;
  • Traduzir o Planejamento Estratégico em objetivos ao longo do ano, com o propósito de buscar metas desafiadoras que motivem todos da equipe;
  • Comunicar regras que foram estabelecidas, ou seja, “as regras do jogo”, sobre o modelo de remuneração variável com base na performance e resultados;
  • Promover um ambiente de “competição” saudável através da avaliação dos resultados alcançados;

Cada um dos fatores que elencamos, são importantes para a promoção de um ambiente de alta performance, onde o time permaneça motivado e engajado.  É importante lembrar que esse tipo de motivação tem um papel importante na construção de uma organização sustentável geradora de resultados satisfatórios.

5 Passo para motivar sua equipe e gerar resultados com a remuneração variável. 

1 – Escolha o modelo de Remuneração Variável ideal;

Existem diversos tipos de modelos de remuneração variável, por isso antes de você realizar o planejamento e a implantação do seu programa de remuneração é importante que você conheça os diferentes tipo de modelos de remuneração variável, e entenda qual se encaixa melhor nas necessidades e objetivos da sua empresa. 

 Para você saber mais sobre quais tipo de remuneração variável existem, leia estes artigos:

O que é como funciona e quais são os tipos de remuneração variável?

Os tipos de remuneração fixa, variável e indireta.

2 –  Estabeleça metas realistas;

É difícil estabelecer objetivos que são desafiadores o suficiente para motivar a equipe e realista o suficiente para não desencorajá-los. A natureza de certos postos de trabalho, muitas vezes, é dependente de elementos que estão além do controle das pessoas, tornando difícil o estabelecimento de indicadores.

Quer saber mais sobre como estabelecer metas de forma eficiente? Leia esse artigo: Metas de vendas: Como você deve defini-las.

3 – Recompense de acordo com esforço exigido;

Para que seja possível recompensar de acordo com os esforços, o programa de remuneração variável deve estabelecer uma relação clara e direta entre o aumento dos esforços e a recompensa. O problema é que, muitas vezes, os resultados não dependem apenas dos esforços da equipe, mas muitas vezes também são influenciados por fatores internos e externos, além de seu controle.

4 – Avalie a performance de forma clara e objetiva;

Para que a avaliação de performance seja feita de forma justa, é recomendado que as metas que foram estabelecidas, estejam acompanhadas por indicadores que apresente o grau de performance que foi atingido. 

Quando você for determinar esses indicadores para avaliar a performance e os resultados, lembre-se que eles dever apresentar dados de forma clara, para que através deles você possa tomar decisões ou até mesmo orientar seu time de forma objetiva. 

5 – Crie a percepção de mérito por resultados. 

Para que você possa motivar sua equipe e gerar resultados com a remuneração variável é essencial que esse modelo de recompensas seja justo e imparcial, para isso, é importante que o seu time tenha a percepção de que as suas recompensas sejam através dos méritos por resultados alcançados. 

Conclusão

Além de seguir esses 05 passos para a motivação da sua equipe através da remuneração variável, leve em consideração de que as empresas devem efetuar um acompanhamento dos objetivos globais definidos e dos objetivos individuais negociados e contratados periodicamente. Isso é feito para verificar o desempenho com base na projeção realizada.

A gestão de performance com base em resultados é fundamental para o sucesso do planejamento da empresa. Devem ser identificados e solucionados os desvios, bem como monitorados os resultados e a motivação dos envolvidos durante o ano. Para isso, é necessário que a comunicação seja transparente, ágil e eficaz.

Agora que você já sabe como motivar sua equipe e gerar resultados com a remuneração variável, saiba mais sobre a AchieveMore, a ferramenta desenvolver para a gestão de performance do seu time através do Reconhecimento e Recompensa dos resultados.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR