5 Tipos de avaliação de desempenho para colocar em prática com a sua equipe.

5 Tipos de avaliação de desempenho para colocar em prática com a sua equipe.

Com o objetivo de promover uma melhora nos processos de gestão de pessoas dentro das empresas, é importante que os líderes e gestores estejam sempre atentos a performance e desempenho dos colaboradores. Caso você ainda não saiba como colocar isso em prática, no artigo de hoje vamos te apresentar 5 tipos de avaliação de desempenho para colocar em prática com a sua equipe. 

Com a prática de avaliação de desempenho é possível mapear a atual situação da empresa em relação à performance dos colaboradores em suas diferentes áreas. Desta forma, o objetivo é descobrir em que pontos é possível melhorar. E consequentemente, impulsionar os resultados individuais e coletivos, promovendo melhorias no clima organizacional da empresa.

Além disso, quando se tem um conhecimento mais detalhado de como está o desempenho dos colaboradores, se torna possível  aumentar o engajamento na organização, pois os colaboradores percebem que seu desempenho é avaliado e mensurado de acordo com suas ações e que seu esforço está sendo reconhecido.

5 Tipos de avaliação de desempenho para colocar em prática com a sua equipe.

Entenda o que é avaliação de desempenho.

A avaliação de desempenho é um processo realizado, muitas vezes, por líderes, gestores e também pelo setor de Recursos Humanos da empresa. O principal objetivo da avaliação de desempenho é analisar as entregas e as habilidades técnicas de um colaborador em um determinado período de avaliação.

Através de uma avaliação de desempenho bem planejada e executada, é possível identificar quais são os colaboradores que estão mais preparados e quais precisam de uma maior atenção em seu desenvolvimento. 

Além disso, a avaliação de desempenho também ajuda na verificação da eficiência dos métodos de recrutamento e seleção dentro da empresa. Sendo assim, se um funcionário é bem avaliado, significa que os processos de seleção estão bem alinhados com as necessidades da empresa.

5 tipos de avaliação de desempenho. 

Existem diversos tipos de avaliação de desempenho que podem ser aplicados, a escolha da melhor opção dependerá de cada profissional de RH ou gestor de equipes, para identificar qual se adequa melhor a realidade e cultura da empresa.

Abaixo separamos  5 Tipos de avaliação de desempenho para colocar em prática com sua equipe e melhorar a gestão de pessoas. Confira a seguir! 

1 – Autoavaliação

A autoavaliação também conhecida como avaliação de desempenho individual, é um dos principais tipos de avaliação de desempenho e uma das mais utilizadas.

A autoavaliação é realizada em duas etapas. Primeiro, o colaborador responde a um questionário com o intuito de refletir sobre a sua atuação, identificando seus pontos fortes e fracos. Já a segunda etapa, acontece em conjunto  ao seu superior, onde é discutido o que pode ser feito para melhorar a performance do colaborador.

Através da da autoavaliação, é possível que o profissional avaliado possa fazer uma análise mais detalhada sobre o seu comportamento e sobre os resultados que ele tem alcançado. Ou seja, quando ele mesmo reconhece os seus pontos de melhoria, fica mais fácil promover o crescimento contínuo.

2 – Avaliação de desempenho da equipe

Falamos no tópico anterior sobre a autoavaliação, que é um tipo de avaliação de desempenho indivídual. Mas, é fundamental que seja feita também uma avaliação da equipe, tendo em vista que a soma de esforços é uma das principais responsáveis por excelentes resultados.

Ao avaliar o desempenho da equipe, é possível fazer ajustes com foco no alinhamento do time, aperfeiçoando o fluxo de trabalho, melhoria no relacionamento e a comunicação entre os colaboradores e, assim, potencializar o alcance das metas.

O modelo de avaliação de desempenho da equipe é bastante interessante, pois com ele, a confiança da equipe tende a aumentar, já que cada um entende as necessidades e pontos fortes dos seus colegas de equipe.

3 – 360 graus

A avaliação 360 graus é considerada uma das mais completas. Isso de dá porque todos os envolvidos na rotina de trabalho do funcionário são convidados a participarem do processo.

Ou seja, na avaliação 360 graus os líderes, membros da equipe, o próprio colaborador e até mesmo clientes e fornecedores participam da avaliação. E chegando ao fim do processo, é feita uma comparação entre as considerações dos avaliadores e as do avaliado, gerando feedbacks valiosíssimos para o entendimento de onde o funcionário deve se desenvolver mais. 

Como o próprio nome já diz, com uma visão de 360° do desempenho do funcionário é um grande norte, tanto para a empresa quanto para o profissional, já que, muitas vezes, um olhar enviesado pode acontecer, tanto por parte daquele que está sendo avaliado, quanto da própria pessoa.

4 – Avaliação de desempenho por competências

A avaliação  de desempenho por competência, é um tipo de avaliação que vai além do desempenho. Nela são considerados três fatores básicos, que são conhecidos através da sigla CHA.

  • C – Conhecimento: aptidões cognitivas, “saber algo”.
  • H – Habilidade: domínio psicomotor, “saber fazer”.
  • A – Atitude: fator motivador, “querer fazer”.

Nesse método de avaliação de desempenho, o questionário deve levar em conta as competências técnicas e comportamentais do colaborador.

Inicialmente, a pessoa que está sendo avaliada responde ao questionário como se fosse um tipo de autoavaliação, apontando quais competências já possui, quais estão em desenvolvimento e quais ainda precisam ser desenvolvidas. Em seguida, o líder expõe o seu ponto de vista sobre as respostas do colaborador e, juntos, eles traçam um plano de ação para desenvolver melhor características que devem ser trabalhadas com foco na melhoria do desempenho do profissional.

Quer conhecer mais a respeito da metodologia CHA? Confira esse artigo: Entenda o que é o método CHA e sua importância na gestão de pessoas.

5 – Metas e resultados

Como o próprio nome já diz: Metas e Resultados, este método de avaliação de desempenho tem uma abordagem de caráter quantitativo. Pois, nesse modelo de avaliação é considerado os resultados alcançados pelo colaborador dentro do período estabelecido. 

Nesse modelo de avaliação, o objetivo é identificar se o colaborador conseguiu atender às expectativas da empresa. 

Por ser baseada em números, ou seja metas e resultados, essa avaliação é mais segura e assertiva. Dentro desse modelo de avaliação, existem alguns outros fatores a serem avaliados, que são: 

  • absenteísmo
  • conversão de vendas
  • satisfação dos clientes
  • retenção

A avaliação por metas e resultados também pode ser aplicada a equipe como um todo a fim de descobrir quem são os colaboradores que produzem mais ou menos. 

Como escolher o melhor tipo de avaliação de desempenho? 

Entendemos que é fato que realizar a avaliação de desempenho é importante para qualquer empresa, independente do tamanho e número de funcionários. Mas, afinal, como escolher o melhor tipo de avaliação de desempenho?  

Listamos para você  5 Tipos de avaliação de desempenho para colocar em prática com sua equipe. E além desses existem vários outros, e não existe uma fórmula que determina o pior ou o melhor tipo para sua empresa. 

Mas, ao escolher o melhor tipo de avaliação de desempenho para a sua empresa, é importante que o profissional de RH conheça a cultura organizacional da empresa e saiba qual trará mais benefícios para a análise.

Entretanto, tenha ciência também de que não é preciso se prender a somente uma metodologia. Dentro de um mesmo ciclo de avaliação de desempenho é possível aplicar diferentes metodologias, o importante é que elas sejam responsáveis por enriquecer os dados e facilitar a análise. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR