O que é meritocracia e a importância para a sua gestão.

O que é meritocracia e a importância para a sua gestão.

O que é meritocracia e a importância para a sua gestão.

Todo gestor já ouviu falar sobre meritocracia e a importância dela na gestão empresarial e de equipes, neste artigo vamos falar sobre a definição do termo meritocracia dentro das empresas e o impacto dela na gestão.

Ter colaboradores que são reconhecidos pelo seu esforço e trabalho se tornou um item básico para uma boa gestão de performance e resultados. Grande parte da responsabilidade de motivar e engajar os colaboradores vem da própria empresa e um dos critérios chave para manter este engajamento e bons resultados é a meritocracia. 

A seguir vamos entender o que é meritocracia e a importância para a sua gestão. 

O que é meritocracia?

O significado do termo meritocracia vem do latim “Meritum”, mérito e também do grego “cracía”, poder. Meritocracia pode ser definido como um tipo de sistema social que reconhece as posições de poder considerando os méritos individuais de cada pessoa ou equipe. 

No mundo corporativo o conceito de meritocracia é aplicado como uma ideologia, onde as pessoas com o melhor desempenho e resultados dentro de suas funções devem ser reconhecidas/recompensadas por suas entregas e resultados. 

Empresas que possuem uma hierarquia meritocrática, é construída baseado nos méritos de cada colaborador, pois a meritocracia é uma metodologia que busca valorizar as pessoas que precisam ser reconhecidas com posições melhores dentro da organização ou através de bônus, prêmios entre outros. 

A importância da meritocracia para a sua gestão?

Quando bem aplicada a meritocracia ajuda a filtrar os bons talentos das organizações e consequentemente acaba aumentando a produtividade e contribuindo para o crescimento da empresa. 

Com o aumento da produtividade impulsionado pela recompensa o time acaba desenvolvendo melhor a suas habilidades e aumenta a eficiência nas entregas dos objetivos da  empresa. 

Com a meritocracia dentro das empresas os gestores conseguem identificar o desempenho e desenvolvimento de cada colaborador, podendo assim reconhecer aqueles que agregam mais valor para a empresa e também dar feedbacks imediatos de acordo com as oportunidades ajudando as equipes e colaboradores que precisam melhorar seus resultados.

Para implantar a meritocracia dentro das empresas é necessário ter muita disciplina e executar isso de forma metódica e cuidadosa, pois a meritocracia quando implantada de forma descuidada pode acabar gerando visões e comportamentos negativos, como por exemplo, o individualismo e a competitividade, por isso implemente pensando sempre no coletivo e na colaboração de todo o time.

Para desenvolver um sistema de meritocracia na sua empresa é preciso estabelecer as metas e objetivos de maneira clara, e sempre deixar claro o que será esperado dos profissionais. 

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