Revisão de Metas: Qual a sua importância e como fazer?

Revisão de Metas: Qual a sua importância e como fazer?

Revisão de Metas: Qual a sua importância e como fazer?

Planejar boas metas é muito importante para toda e qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. É através de metas bem definidas que as empresas alcançam seus objetivos, mas vale lembrar que toda meta que já foi estabelecida precisa de uma revisão ao longo do tempo.

Neste artigo você vai entender o que é a revisão de metas, qual a sua importância e como fazer? Desta forma, sempre que necessário você poderá revisar as suas metas e alinhar de acordo com a fase que a sua empresa está vivendo e onde pretende chegar. 

Qual a importância da revisão de metas?

Realizar a revisão das metas de acordo com o planejamento estratégico da sua empresa é uma ação que deve estar presente no dia a dia da empresa. A ação de revisar as metas sempre deve existir com o objetivo de evitar possíveis erros e corrigir os erros existentes. 

O processo de revisão de metas é importante para a empresa, pois também impacta nos objetivos e no alinhamento de todos os envolvidos na gestão da empresa. Por isso, é importante que a revisão de metas também aconteça alinhado com a cultura organizacional da empresa, desta forma, a organização demonstra a sua posição diante da sociedade e agrega valor aos seus produtos e serviços.

É importante reforçar que para fazer uma boa revisão de metas a empresa precisa estar disposta a alterar seu planejamento estratégico, e por isso, a flexibilidade é uma característica importante neste processo. 

Como funciona uma revisão de metas? 

O bom desempenho de uma empresa é um fator muito importante, é por meio do desempenho de uma empresa que podemos avaliar se as metas estão sendo atingidas e cumpridas de maneira correta. São os indicadores de desempenho (KPIs) que são usados como suporte na etapa de planejamento e revisão de metas, com os KPIs é possível avaliar se a equipe está alinhada buscando o mesmo propósito. 

Quando é necessário mudar a estratégia da empresa para atingir determinada meta é fundamental que se execute um plano de ação eficiente durante todo o processo. É importante que a revisão de metas seja feita pelo menos uma vez por ano, mas o ideal é que seja feito semestralmente. Por isso, é primordial que o planejamento estratégico esteja sempre atualizado de preferência semestralmente, desta forma você conseguirá mensurar o progresso da organização. 

Passos para fazer a revisão de metas assertivas. 

  1. Analisar: 

O primeiro passo é analisar e avaliar os resultados alcançados até o período avaliado, e a partir dos dados encontrados definir quais serão os próximos passos. 

  1. Alinhar: 

Após a análise dos resultados, é importante que seja feito um alinhamento com todo o time sobre o que mudou de acordo com a revisão de metas  e todas as etapas de planejamento para que toda a equipe entenda e esteja alinhada a isso. Assim, toda a equipe estará alinhada e ciente do seu propósito dentro da organização. 

  1. Treinar:  

O passo de treinamento é uma etapa importante, pois nesta etapa o líder precisa estar preparado para orientar e conduzir todo o time para o novo planejamento. É na etapa de treinamento que você saberá se a sua equipe está bem alinhada com os objetivos da empresa.  

  1. Acompanhar:   

Depois do time alinhado e treinado, o acompanhamento é necessário para que se tenha certeza de que a equipe está caminhando conforme seus objetivos. Nesta etapa é importante que o líder esteja preparado para acompanhar todas as etapas do processo. 

  1. Mensuração:   

Este é o 5° e último passo nele a mensuração na etapa de revisão de metas garante que tudo esteja caminhando conforme planejado. Por isso, é importante mensurar e observar as alterações necessárias.

A revisão de metas ajuda a explorar o andamento de cada meta estabelecida dentro do planejamento estratégico, a fim de que todos se mantenham atualizados e alinhados com o propósito da empresa. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

Quando o assunto é reter talentos, os profissionais de RH enfrentam vários desafios, pois atrair e reter bons profissionais é um ponto que atinge vários outros fatores dentro do setor de RH. Devemos considerar que um dos principais bens de uma organização são seus bons profissionais, pois acabam se tornando imprescindíveis para o bom funcionamento

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Qual é a primeira coisa que pensamos quando o assunto é indicadores de produtividade? Muito provavelmente a primeira coisa que você deve ter pensado é como acompanhar e medir a produtividade do meu time? Sem dúvida, o sonho de todo gestor é conseguir acompanhar todo o processo e encontrar pontos de melhorias para alavancar a

SaaS para RH: o que é e como funciona

SaaS para RH: o que é e como funciona

Existem diversas empresa que oferecem um Software as a Service, ou como é mais conhecido SaaS, sem dúvida os Softwares SaaS se tornaram parte de uma grande revolução tecnológica, pois são aquelas soluções que muitas vezes nem sabemos que precisamos, mas quando conhecemos elas se tornam essenciais para a nossa rotina de trabalho.  Você já

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR