05 Motivos para você não acompanhar seus indicadores no Excel

05 Motivos para você não acompanhar seus indicadores no Excel

indicadores-excel

Sabemos que o Excel é uma ferramenta muito útil nas empresas, mas como toda ferramenta manual existem algumas desvantagens ao acompanhar os seus indicadores através dele. Conheça os Motivos para não acompanhar indicadores no Excel.

Durante muito tempo o excel foi a principal ferramenta das equipes de gestão de resultados, pois nela é possível compilar todo tipo de informação e acompanhar os indicadores de desempenho. Por se tratar de uma ferramenta manual e que precisa de uma pessoa por trás manipulando todas as informações, o excel sempre foi muito propenso a erros, perdas de informações e perda de tempo durante a apuração dos resultados dos indicadores.

No entanto, com o avanço da tecnologia e a transformação digital, novos softwares de gestão de indicadores e resultados foram criados, porém ainda existem empresas que seguem sem abrir mão do excel e continuam tendo dificuldades para acompanhar todo o seu processo de gestão de performance. Por isso, listamos aqui alguns motivos pelos quais você não deve acompanhar seus indicadores pelo Excel.

Leia também: ,Quais são os benefícios de um software de gestão de performance para a minha empresa?

1 – Pouca segurança de dados.

Quando é feita a gestão de indicadores no excel uma das principais desvantagens é a pouca segurança de dados que são inseridos nas planilhas.

Pois no Excel os dados possuem mais facilidade em serem apagados e alterados ou de até mesmo de ficarem inacessíveis caso o arquivo do excel se corrompa, ou até mesmo serem vazados. Isso pode acabar gerando diversos problemas com clientes, fornecedores, funcionários entre outros.

Quando se tem um software que possui uma tecnologia que tem segurança e rastreabilidade de dados, você tem mais confiança em colocar e controlar todas as informações sem medo de perdê-las a qualquer momento.

2 – Pouca produtividade das equipes.

Pode parecer bobagem, mas você sabia que ao controlar as suas informações e indicadores pelo excel você está prejudicando a produtividade da sua equipe?

Isso acontece porque o Excel é uma ferramenta extremamente manual. Todas as informações precisam ser atualizadas manualmente, e isso acaba demandando muito tempo dos colaboradores, que poderiam estar focando suas energias em tarefas que agregarão mais valor para os resultados.

Fora que quando acontece a perda ou erro nas informações os colaboradores levam o dobro do tempo para recuperar e realimentar as planilhas.

3 – Maior incidência de erros.

Além da pouca produtividade, um outro malefício para as equipes que acompanham indicadores no Excel é a maior probabilidade de cometer erros na análise das informações.

Por se tratar de um preenchimento manual de dados a chance de falhas humanas no momento do preenchimento aumenta e dependendo de onde está o erro da informação isso pode causar um prejuízo muito caro para a empresa.

Geralmente pode acontecer de um colaborador inserir uma informação equivocada, ou até mesmo de esquecer de colocar algum dado importante para a análise de resultados.

Por isso, leve em consideração que um processo automatizado além de te ajudar a ganhar mais tempo também te ajudará a diminuir a incidência de erros.

4 – Dificuldade em centralizar os dados.

Com o Excel você acabará enfrentando uma certa dificuldade para centralizar diferentes tipos de informações em um só lugar, pois no Excel você possui limitações em organizar dados.

E além de também dificultar na hora de elaborar relatórios, pois todo o trabalho deverá ser feito de forma manual, coletando informações de diversas planilhas.

Quando se tem soluções mais modernas, que te permitem centralizar todos os dados importantes em um só lugar, fica mais fácil e seguro gerar relatórios, gráficos e dashboards com poucos cliques, otimizando tempo e esforços.

5 – Dificuldade em integração com outras plataformas.

Com o uso do excel para controle de dados e indicadores, você acaba também tendo dificuldade em integrar os dados em outras plataformas.

Por exemplo, quando se tem uma planilha de excel com os valores de remuneração é necessário ter as mesmas informações em um sistema de folha de pagamento, com o excel não é possível fazer esse tipo de integração. E isso acaba também limitando não somente a análise de dados, mas também compromete na organização de informações.

Apesar do Excel ser uma ferramenta ainda muito utilizada nas empresas, ela vem se tornando cada vez mais “obsoleta” comparado com outras diversas plataformas de gestão do mercado.

Levando em consideração todos esses motivos que listamos para você não acompanhar mais seus indicadores no Excel, o que você acha de conhecer uma ferramenta mais completa e que vai te ajudar a automatizar o acompanhamento e apuração de todos os indicadores e resultados da sua empresa? ,Entre em contato com a gente e solicite uma demo.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Matriz Ansoff: o que é? Como aplicar na minha empresa.

Matriz Ansoff o que é? Como aplicar na minha empresa.

A matriz Ansoff é uma ferramenta muito usada por gestores, pois ela ajuda na etapa de planejamento estratégico em busca do crescimento da empresa. Com a matriz Ansoff é possível identificar oportunidades e criar passos mais assertivos ao direcionar quais serão as ações da empresa. Matriz Ansoff: o que é? Como aplicar na minha empresa.

Como maximizar os resultados da sua empresa através da integração dos setores.

Maximizar os resultados da empresa através da integração dos setores.

A grande necessidade das empresas hoje e sempre é maximizar os resultados, mas o grande ponto é, não maximizar os resultados da sua empresa, e sim como fazer isso.  Para que você saiba como maximizar os resultados da sua empresa é importante construir um ambiente de trabalho harmonioso entre os funcionários, principalmente pelo motivo de

Dicas de como fazer um bom planejamento estratégico.

Dicas de como fazer um bom planejamento estratégico.

Um assunto muito falado no mundo corporativo é a relação entre a gestão e a execução. Porém, antes de falarmos sobre estas etapas precisamos voltar nossa atenção para uma etapa muito importante que antecede tanto a gestão quanto à execução, que é o planejamento estratégico.  É no planejamento estratégico que se define quais são os

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BRPortuguese