RH do Futuro: Entenda sua importância e principais tendências?

RH do Futuro: Entenda sua importância e principais tendências?

As intervenções tecnológicas e estratégicas do RH mostram a evolução do setor que antes trabalhava executando atividades com foco operacionais e sempre de forma manual.

RH do Futuro: Entenda sua importancia e principais tendências?

O futuro do RH tem ocupado um papel muito importante e ativo nas principais decisões de uma empresa, isso porque o RH do futuro está sempre em busca de trabalhar de forma mais estratégica. 

Se antes o setor de RH de uma empresa exercia apenas funções mais burocráticas e operacionais, agora, com o novo modelo de RH do futuro e com todas as tecnologias de RH que estão sendo oferecidas, o RH do futuro tem se tornado imprescindível para alinhar as necessidades dos colaboradores aos objetivos da empresa. 

Pensando na importância e no impacto que o modelo de RH do futuro, neste artigo vamos entender como surgiu este conceito e como ele tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo. 

Como surgiu o conceito de RH do futuro?

A cada dia que passa o RH tem conquistado um grande espaço na etapa de decisões estratégicas, e com isso, tem se tornado necessário para o desenvolvimento e performance dos profissionais. O RH tem deixado de ser apenas um setor de recrutamento e seleção e tem se tornado responsável por encontrar, acompanhar e desenvolver os talentos dentro das empresas.

Para que todas essas etapas sejam realizadas de maneira eficiente o RH do futuro tem contado cada vez mais com a tecnologia para acelerar com qualidade todas essas etapas do processo. Por isso, o RH tradicional tem se distanciado e se tornado obsoleto e vem dando espaço para um RH mais estratégico, dinâmico e que tem impactado diretamente os resultados da empresa.

As principais tendências para o RH do futuro

Mesmo permanecendo responsável pelas demandas burocráticas, o RH tem avançado constantemente e mostrado que ele não se resume apenas a recrutamento, demissão, pagamento de salários, entre todas essas demandas de viés mais operacional. O RH se tornou mais amplo, conquistando espaço para as tendências futuras, se mantendo em uma posição estratégica e de apoio às decisões da empresa. 

Elencamos neste artigo algumas das tendências que mostram como será o RH no futuro!

Flexibilidade dos gestores

O RH do futuro tem ocupado o papel de um dos principais pilares do RH, auxiliando na gestão de pessoas e dando suporte integral aos gestores. A liderança hoje em dia entende a importância de contar com a ajuda do setor de RH para intermediar o relacionamento e comunicação com as equipes, gerando uma liderança mais flexível. 

Automação de processos

A evolução da tecnologia tem nos permitido a automatização e digitalização de processos nas empresas, principalmente na área de RH. A automatização e digitalização dos processos facilitará cada vez mais a execução e acompanhamento das atividades. O futuro do RH é ser uma área de demandas ágeis e resultados efetivos, devido à consistência de sua performance e resultados.

Foco na humanização

Sabemos que o capital humano é um dos bens mais preciosos de uma empresa e que o cuidado com a  jornada do profissional é essencial para atrair e reter os bons talentos. É importante garantir que os colaboradores estejam confortáveis em suas posições e estar sempre atento para suas necessidades ou até mesmo dificuldades. Nesse caso, o desafio do RH é  manter a equipe engajada, produtiva e unida em busca dos mesmos objetivos que a empresa possui.

Uso de softwares

Para ter uma gestão baseada em dados e com os processos cada vez mais automatizados o RH precisará de softwares especializados em automatizar e melhorar o desempenho de suas atividades do dia a dia, como por exemplo: o acompanhamento da performance e resultados de uma equipe de vendas da empresa. Por isso, o uso de softwares oferecem maior agilidade no desempenho geral das atividades mais burocráticas ou até mesmo mais analíticas, facilitando a interação e conexão com as demais áreas relacionadas da empresa.  

Um software no setor de RH que integre e facilite esses processos do dia a dia permite que os gestores participem de todos os processos que envolvem suas equipes, enquanto o RH tem acesso às principais necessidades das áreas — isso tem tornado a tecnologia um dos principais recursos de integração das informações. Com o uso de sistemas especializados de gestão de pessoas, o RH tem uma melhor condição para  realizar processos visando uma cultura organizacional mais saudável e engajada em entregar os melhores resultados para a empresa.

Como a AchieveMore pode ajudar o RH do futuro?

Considerando os principais desafios enfrentados no setor de RH, em que o modelo tradicional predominava, e entendendo o impacto positivo que a tecnologia tem causado nesta área tão importante da empresa, precisamos abordar temas, como: comunicação transparente, feedbacks eficientes e  engajamento da equipe de forma coletiva e individual.

Pensando nisso a AchieveMore desenvolveu um software 100% focado em unir a tecnologia e  os sistemas de recompensa em um só lugar.  A AchieveMore  tem o propósito de oferecer a melhor solução para implementar uma cultura organizacional saudável através do sistema de recompensa. Tudo de uma maneira simples, confiável, ágil e eficiente.  

A busca pelos resultados é planejada e gerenciada através da definição de objetivos, da captura de oportunidades e da recompensa pelos resultados alcançados.


    Share on linkedin
    Share on google
    Share on facebook
    Share on twitter

    Outros artigos que podem te interessar

    Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

    Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

    Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

    Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

    Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

    Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

    Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

      pt_BR