Promova o engajamento do seu time através da remuneração variável.

Promova o engajamento do seu time através da remuneração variável.

A cada ano que passa as expectativas dos profissionais passaram de ter estabilidade para ter um ambiente de trabalho que seja desafiador e ofereça remuneração compatível com a sua performance e resultados. Sendo assim, ficou entendido que, para que se tenha um ambiente desafiador e que ofereça condições de crescimento e desenvolvimento profissional, é necessário ter uma estratégia muito bem consolidada e baseada no conceito de oferta e ganho. 

Porém, a regra de oferta e ganho para as empresas e profissionais sempre visa destacar as necessidades e objetivos da empresa, para se adequar a essa negociação entre empresa e funcionário, a oferta é uma remuneração de acordo com o resultado e performance dos profissionais e o ganho da empresa ocorre através do retorno dos resultados que esse profissional trará para a empresa. 

Como consequência disso, a remuneração variável tem se destacado e sendo centro das conversas entre equipes de planejamento, gestão e acordos entre profissionais e empresas. A remuneração variável se tornou um dos principais meios de busca pelo equilíbrio da relação entre a entrega dos resultados e a recompensa por esses resultados dentro das organizações. 

Quer entender mais sobre o que é e como funciona essa estratégia de oferta e ganho? Ou saber se sua empresa pode promover o engajamento do seu time através da remuneração variável ou se ela consegue implementar esse método? Continue a leitura e entenda!

Promova o engajamento do seu time através da remuneração variável.

O que de fato é remuneração variável?

A remuneração variável é uma modalidade que surgiu nas fábricas, no século XX. Nesse período era realizado o pagamento de bonificações por produção visando o aumento da produção de determinado produto. A partir do século XXI, a remuneração variável se tornou uma ferramenta importante para o engajamento e melhoria na performance dentro das empresas, e isso se deu porque hoje ela busca estritamente recompensar a performance como um todo e não mais somente pelo aumento na produção.

De forma resumida, a remuneração variável é uma estratégia de gestão que visa promover o engajamento e aumentar a performance dos profissionais de uma empresa. Ou seja, é uma recompensa pelo o alcance de bons resultados.

Vale lembrar que a remuneração variável não está atrelada ao salário fixo do funcionário. Porém, é importante destacar que deve ficar bem claro que esse tipo de recompensa se soma ao salário contratual, mas não pode ser um substituto. A remuneração variável deve ser aplicada com o objetivo de recompensar resultados coletivos ou individuais. Sendo assim, esse tipo de recompensa está relacionado com o desempenho do colaborador ou da equipe.

Quer saber mais sobre o que é de fato a remuneração variável? Leia este artigo: O que é como funciona e quais são os tipos de remuneração variável?

Quais as vantagens para a empresa?

Primeiramente, devemos entender seu impacto na gestão de pessoas, já que esse é um ponto importante para as empresas. A oferta de uma remuneração variável vinculada aos resultados de sua equipe promove a valorização das pessoas. Dessa forma, a partir dessa valorização você aumenta a motivação, melhora o engajamento, atrai e retém talentos. 

Esse tipo de recompensa incentiva a equipe a ir em busca de melhoria contínua, tanto de processos quanto no próprio desenvolvimento individual. O resultado é a formação de um time de alta performance engajado e comprometido com os resultados do time. Sem dúvida, a implementação de um plano de remuneração variável em sua empresa pode ser considerado um investimento no crescimento saudável do seu negócio.

E como implementar um modelo de remuneração variável?

O primeiro passo para implementar um modelo de remuneração variável para os colaboradores é a definição de qual modelos melhor reflete a cultura de sua empresa. Ou seja, a remuneração variável precisa suprir as expectativas dos funcionários e ao mesmo tempo ir de encontro com as necessidades e objetivos da empresa.

Depois dessa escolha é importante que o setor de RH, em conjunto com a área jurídica da empresa, entendam as legislações e busquem se adequar a elas para a implementação do modelo de remuneração variável.

Por fim, é importante definir os indicadores e suas metas de maneira adequada. É essencial que no momento de definição desses objetivos e metas, para cumprimento do modelo de remuneração variável, a equipe esteja envolvida. Afinal, a construção de um planejamento de metas e objetivos precisa contar com a ajuda de todos os envolvidos no processo, de forma que haja transparência e comprometimento com os resultados.

Agora que você pode promover o engajamento do seu time através da remuneração variável, a dica é: Utilize ferramentas que possam facilitar este processo. Atualmente, existem muitos sistema de gestão de performance e resultados que podem te ajudar a definir, comunicar e aplicar essa metodologia de oferta e ganho através da remuneração variável na sua empresa. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR