Tecnologia no RH: por que é tão importante para a sua empresa?

Tecnologia no RH: por que é tão importante para a sua empresa?

Tecnologia no RH: por que é tão importante para a sua empresa?

Hoje em dia os profissionais não atuam somente de maneira operacional, eles estão migrando cada vez mais para o lado estratégico. Por isso, se tornou indispensável que os profissionais de RH tenham ferramentas e softwares como aliados nas demandas diárias. Afinal, com o uso da tecnologia no RH as atividades e decisões se tornam mais efetivas, pois acontecem com base em dados.

Precisamos concordar que a tecnologia, principalmente a da informação no setor de RH, tem se tornado um assunto bastante falado nos últimos tempos, e isso é graças a transformação digital, que tem nos permitido ter uma maior aproximação com os profissionais e desenvolver também boas estratégias para a gestão de pessoas. 

Pensando na importância da tecnologia no setor de RH e como ela pode impactar na rotina de trabalho e nas estratégias da sua empresa, vamos explorar no artigo de hoje tudo o que você precisa saber sobre a importância da tecnologia no RH e para a gestão de pessoas.

O que de fato é a tecnologia no RH?

Em resumo, a tecnologia no RH nada mais é do que as ferramentas usadas pelos profissionais da área que facilitam suas atividades do dia-a-dia, mas principalmente que facilitam as tomadas de decisões. O objetivo de usar essas ferramentas dentro do setor de gestão de pessoas é melhorar o ambiente de trabalho, otimizando o que geralmente era feito manualmente e diminuindo o tempo e esforço gasto com atividades manuais. Desta forma, as tomadas de decisões são feitas de forma mais eficiente, já que tudo será feito com base em dados assertivos.  

Existem vários softwares disponíveis no mercado que ajudam a simplificar os processos internos do setor de RH. Alguns podem armazenar informações e automatizar tarefas, já outros podem até ajudar de forma mais analítica para ajudar a tomar decisões estratégicas. 

Quais são  os benefícios da tecnologia no RH?

 Os softwares de gestão no RH ajudam os profissionais de RH a monitorar melhor os processos internos, além de acompanhar melhor a performance em vários níveis das equipes. Sabemos que quando se tem um software que apresenta melhor as informações e que também facilita o processo de acompanhamento dos resultados, o setor de gestão de pessoas tem uma maior facilidade em tomar decisões e até mesmo mudar o direcionamento do time como um todo. 

É importante destacar que o fato da tecnologia no RH automatizar as tarefas, torna as informações mais seguras e integradas com os dados relacionados àquelas informações. 

A tecnologia dentro do RH traz diversos benefícios para o setor de gestão  de pessoas, tornando possível que essa área foque de fato na humanização do departamento, focando mais no desenvolvimento individual e coletivo desses profissionais.

Como podemos usar a tecnologia no RH?

Muitas pessoas por estarem habituadas a desempenhar suas atividades de forma manual, muitas vezes acabam ficando com dúvida de como de fato pode aplicar a tecnologia no RH  e levar o setor para um nível mais estratégico do que operacional. Pensando nisso, listamos  algumas formas em que o time de RH pode aplicar a tecnologia e tornar o RH cada vez mais estratégico. Confira!

1. Inteligência Artificial

Sabemos que a inteligência artificial se tornou mais presente e necessária na vida das pessoas oferecendo soluções que nem imaginávamos que fossem tão importantes em nossas vidas. Já a inteligência artificial no RH trouxe mudanças significativas, com o objetivo de automatizar o processo e automatizar diversas tarefas como etapas de recrutamento e seleção até nas etapas mais estratégicas de planejamento e desenvolvimento dos profissionais. 

2. SaaS Software

Os Softwares com o Serviço, no modelo SaaS, são ferramentas que usam o armazenamento na nuvem. Com o uso de softwares SaaS é possível ter uma maior agilidade e acessibilidade nas informações e no desenvolvimento de estratégias para o setor de RH, proporcionando um ambiente sujeito a maiores inovações e com maior motivação das equipes.










    AchieveMore Parece que você ainda tem desafios em seu processo de apuração.
    Quer saber como superá-los com a AchieveMore?

    AchieveMore Legal, parece que você tem um processo bem estruturado.
    Quer saber como você pode melhorar ainda mais os seus resultados?
    Avance para o próximo nível!

    3. People Analytics

    O People Analytics é um método que tem como característica a coleta e análise de dados sobre os colaboradores de uma empresa. Com o People Analytics é possível identificar padrões, tornando muito mais fácil as estratégias de gestão, desde o recrutamento, remuneração, promoção, treinamento e também em ajudar a melhorar a cultura organizacional.

    4. Gamificação

    A técnica de gamificação é usada de forma que une as etapas e as estratégias de jogos virtuais em contextos diferentes dentro do RH, seja para etapas de recrutamento e seleção de colaboradores ou em outro contexto para auxiliar na apuração de resultados de forma mais clara. Além de possibilitar um maior engajamento do time com as metas e objetivos que a empresa deseja atingir.

    5. Big Data

    Com a tecnologia do Big Data é possível criar, armazenar e fazer análises das informações que foram coletadas. O diferencial de usar o big data é por auxiliar o gestor de RH e equipes na análise dos dados vindos de diversas fontes de dados ajudando a otimizar a rotina de trabalho, reduz os custos operacionais, identifica problemas em tempo real e corrige os erros rapidamente, além de ajudar a traçar boas estratégias para ajudar elevar o nível de produtividade e desenvolver a inovação.

    A importância de adotar a tecnologia no RH

    As ferramentas oferecidas pela tecnologia, sem dúvida, têm ajudado diversas empresas e seu RH a se tornarem mais estratégicos e competitivos. Elas são utilizadas para tornar a área do RH mais estratégica e focada em ações para valorizar o capital humano da empresa.

    Em suma, a tecnologia no RH permite ter todos os processos centralizados em um único lugar. Além de automatizar tarefas corriqueiras da rotina como folha de pagamento, benefícios, remuneração variável etc. 

    Agora que você já sabe um pouco da tecnologia no RG e porque é tão importante para a sua empresa, busque softwares que ofereçam as soluções que listamos ao longo deste texto. Sem dúvida, todos esses benefícios facilitarão nos processos de crescimento da sua empresa. 

    Share on linkedin
    Share on google
    Share on facebook
    Share on twitter

    Outros artigos que podem te interessar

    Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

    Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

    Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

    Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

    Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

    Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

    Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

      pt_BR