O mundo corporativo e a liderança feminina: O papel da mulher na gestão.

O mundo corporativo e a liderança feminina: O papel da mulher na gestão.

O mundo corporativo e a liderança feminina: O papel da mulher na gestão.

Geralmente quando paramos para imaginar uma grande empresa de sucesso e em sua liderança, a maioria das pessoas visualizam, de início, um homem a frente desta empresa. Pode acreditar, mas poucas pessoas pensariam em uma liderança feminina. 

Isso é apenas um reflexo do que existe há muito tempo no mundo corporativo, mesmo sabendo que cada vez mais as mulheres têm conquistado seu espaço no mercado de trabalho ainda podemos notar uma diferença significativa. 

Vamos falar um pouco sobre o setor onde a AchieveMore se encontra, que é o setor da tecnologia, apesar das mulheres representarem 39% da força de trabalho, a liderança feminina neste setor ainda é de apenas 9%, de acordo com o relatório elaborado pelo boston consulting group

Aqui na AchieveMore, temos a consciência de que as mulheres podem sim exercer com excelência seus papéis, e hoje podemos comemorar que 54% do nosso time é composto por mulheres e que algumas áreas são compostas integralmente por mulheres. 

Sabemos que quando o assunto é liderança feminina no mundo corporativo, ainda há muito o que progredir. Por isso, hoje vamos falar sobre o papel da mulher na gestão e suas dificuldades.

O papel da mulher na gestão e no mundo corporativo.

Apesar de parecer simples responder qual o papel da mulher ocupando cargos de gestão, quando falamos em um ambiente que possui predominância masculina, essa pode ser uma missão bem difícil. Segundo informações do IBGE, as mulheres geralmente possuem um nível educacional mais alto e trabalham mais horas semanais, e mesmo assim ainda existem mulheres que ocupam cargos iguais a outros homens e ganham menos. 

De acordo com o relatório emitido pela Connect Americas, a liderança feminina é necessária nas empresas e na sociedade. Existem algumas características que determinam a importância da liderança feminina, e estas características são:

  • Orientado para as pessoas: São sociáveis, expressivas e estabelecem laços estreitos, fortalecendo a possibilidade de cumprimento de compromissos, sejam objetivos da empresa ou de um determinado projeto.
  • Tendência a cooperar: Tornar o trabalho em equipe mais natural por meio da inclusão e contenção de pessoas ativamente. Elas também cuidam para que os procedimentos sejam realizados de forma ordenada e correta. 
  • Capacidade de operar em diferentes direções: Elas possuem a capacidade inata de pensar e operar em diferentes direções ao mesmo tempo. Isso oferece uma vantagem ao tomar decisões e enfrentar crises. 
  • Liderança horizontal: A liderança feminina é inclusiva , incentiva a participação e compartilhar informações e poder com aqueles que lidera. Ela tende a criar e fortalecer identidades de grupo. 
  • Prevalência emocional: Geralmente são capazes de considerar o lado “humano” dos indivíduos e gerar altos níveis de empatia.
  • Mais propenso a mudanças: Seu estilo é inovador e tem um forte senso de qualidade que é orientado para as pessoas, flexível, comunicativo e persuasivo.  

Inspire-se:  4 filmes sobre liderança feminina para você assistir

Por mais mulheres em cargos de gestão e liderança!

Agora que você leu este artigo sobre O mundo corporativo e a liderança feminina: O papel da mulher na gestão, e se você é mulher e atua em um cargo de liderança feminina ou se possui muitas mulheres no quadro de funcionários da sua empresa, deu para entender um pouco mais sobre a importância da mulher no mundo corporativo e na gestão?

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR