O que é desdobramento de Metas e como realizar?

O que é desdobramento de Metas e como realizar?

O desdobramento de metas é uma metodologia que nos ajuda a distribuir as metas em várias tarefas menores, de acordo com o nível hierárquico da pessoa responsável, ou até mesmo pelo grau de importância do seu cumprimento para atingir a meta principal. Desta forma, transformar os objetivos em ações práticas para alcançar os melhores resultados se torna mais fácil. Por isso, para que o planejamento de metas seja realizado de maneira correta e os objetivos sejam alcançados, o desdobramento de metas é essencial para ajudar […]

O que é desdobramento de Metas e como realizar?

Desdobramento de metas é uma metodologia que nos ajuda a distribuir as metas em várias tarefas menores, de acordo com o nível hierárquico da pessoa responsável, ou até mesmo pelo grau de importância do seu cumprimento para atingir a meta principal.

 Desta forma, transformar os objetivos em ações práticas para alcançar os melhores resultados se torna mais fácil. Por isso, para que o planejamento de metas seja realizado da maneira correta e os objetivos sejam alcançados, o desdobramento de metas é essencial para ajudar na etapa de implementação de metas, para que assim a empresa tenha sucesso no atingimento das metas e objetivos estabelecidos.

No artigo de hoje vamos te explicar o que é desdobramento de metas e como realizá-lo dentro da sua empresa para que se tenha sucesso em seus resultados. Continue a leitura!  

Afinal, o que é desdobramento de metas? 

Sabemos que as metas são baseadas em um objetivo, e que no mundo corporativo as metas são baseadas na estratégia da empresa e distribuídas para cada setor da empresa. Ou seja, o desdobramento de metas acontece para cada área, equipe e até mesmo pessoa da empresa, pois os resultados são atingidos de forma individual até atingir os objetivos coletivos e por fim o geral da empresa. 

O consultor e escritor Vicente Falconi, referência em eficiência em gestão, desenvolveu o método do “cascatamento de metas”. De acordo com o método, o desdobramento se divide em duas dimensões de gestão: a tática e a operacional. Desta forma, cada membro da equipe sabe o que deve ser feito e como contribuir para o crescimento da empresa e principalmente para o atingimento dos resultados. 

O desdobramento de metas traz os objetivos estratégicos para a parte mais prática, desta maneira a realização das ações planejadas de forma estruturada e estratégica possibilita atingir os resultados estabelecidos. Ou seja, o desdobramento de metas é como se fosse uma espécie de um mapa que orienta todo o percurso até a chegada no alvo.

Desta forma, é possível que todos, independente do nível hierárquico, conseguem identificar seu papel durante a execução de todo o planejamento estratégico. O desdobramento de metas transforma o que foi planejado em realidade, executando a estratégia em todas as fases. Além disso, ajuda na identificação dos possíveis gargalos e pontos de melhoria para elevar o resultado dos colaboradores e da própria empresa.










    AchieveMore Parece que você ainda tem desafios em seu processo de apuração.
    Quer saber como superá-los com a AchieveMore?

    AchieveMore Legal, parece que você tem um processo bem estruturado.
    Quer saber como você pode melhorar ainda mais os seus resultados?
    Avance para o próximo nível!

    Como realizar um bom desdobramento de metas

    De acordo com a metodologia aplicada por Falconi, existem 5 passos para realizar um desdobramento de metas. Confira a seguir quais são esses passos:

    1. Entenda a cadeia de valor da empresa

    O primeiro passo é buscar entender a cadeia de valor da empresa, ou seja, identificar atividades essenciais e que agregam valor para a sua empresa. Por isso, pense quais são os processos que estão mais relacionados ao núcleo de negócio da sua empresa e quais dão mais suporte ao seu serviço.

    Dessa forma, ficará mais claro qual o caminho a ser seguido com as metas e quais processos serão essenciais para as entregas de valor. Como consequência você também irá identificar quais indicadores irá mensurar e avaliar de fato a eficiência da sua empresa no atingimento dos resultados.

    2. Estabeleça os indicadores de desempenho

    O segundo passo é fazer o mapeamento de quais serão os indicadores de desempenho utilizados para mensurar os resultados de cada meta. Nesse sentido, determine o que é essencial de ser medido e gerenciado para alcançar os resultados esperados.

    3. Construa a árvore de indicadores

    A partir dessa construção da árvore de indicadores é feita a relação de causa e efeito entre cada ponto a ser mensurado. Isso ajuda a entender o impacto que cada meta tem sobre as demais em seu desdobramento e como elas influenciam no resultado da empresa.

    Além disso, também ajuda na distribuição de responsabilidades para cada área, de acordo com a hierarquia organizacional. Dessa forma, o desdobramento de metas se torna mais ágil e prático.

    4. Crie metas que façam sentido

    As metas precisam fazer sentido e se conectar com todas as áreas para conseguirem atingir os objetivos estratégicos. Sejam elas, metas mais técnicas ou operacionais, precisam estar relacionadas as metas financeiras da empresa. Por isso, realizar a associação das metas técnicas e operacionais desde a construção da árvore de indicadores é tão importante.

    5. Identifique as lacunas

    Durante a implementação das metas, do seu desdobramento e acompanhamento, é muito importante identificar se existem qualquer tipo de lacunas, pois elas podem ajudar a criar oportunidades e pontos de melhoria para cada objetivo.

    Essas lacunas podem aparecer com o passar do tempo, por isso, é tão importante que seja feito um acompanhamento constante. Um exemplo disso, são os comparativos de performance entre empresas concorrentes ou de melhores práticas do mercado.

    Assim, as metas serão baseadas nessas lacunas encontradas e em análises de dados reais. Evitando ter metas inalcançáveis ou que desestimulem os resultados da sua equipe.

    Sugestão de leitura: Gestão de indicadores estratégicos, táticos e operacionais nas empresas.

    Concluindo, após descobrir o que é desdobramento de metas e como realizar, você poderá estabelecer metas eficientes para sua empresa através de um planejamento conciso e responsável. Entretanto, lembre-se de que é necessário que todo o projeto seja montado em conjunto com o time, não apenas entre os líderes e gestores. Dessa forma, todos poderão contribuir com suas sugestões e desempenhar sua função com mais foco e engajamento.

    Aplicar essas técnicas ajudará o seu desdobramento das metas a ter sucesso. Porém, não se esqueça que sempre que necessário deve-se ter também ações corretivas para garantir o resultado dos objetivos.

    E como última dica, existem também alguns softwares de gestão que podem te ajudar a simplificar os esforços e otimizar o tempo para realizar todas essas ações desde a definição das metas até a mensuração dos resultados. Conheça a AchieveMore e tenha o melhor da gestão de performance e resultados em um só lugar e na palma da sua mão. 


      Share on linkedin
      Share on google
      Share on facebook
      Share on twitter

      Outros artigos que podem te interessar

      Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

      Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

      Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

      Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

      Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

      Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

      Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

        pt_BR