O método de Vicente Falconi: Gerenciamento pelas diretrizes.

O método de Vicente Falconi: Gerenciamento pelas diretrizes.

Sabemos que gerenciar uma empresa de maneira estratégica e eficiente é um desafio que requer muitos esforços e muita disciplina. Mesmo quando existe um planejamento estratégico bem definido, a execução da estratégia se mostra como o principal desafio, que determina a sobrevivência e o sucesso da empresa.

Sabendo disso, no artigo de hoje, trouxemos um método muito conhecido e utilizado: O método de Vicente Falconi: Gerenciamento pelas diretrizes, ou como é também conhecido (GPD). O objetivo dessa metodologia é ter uma alternativa para otimizar a implementação da estratégia da empresa, desdobrando em diversas diretrizes que levam aos objetivos finais da gestão da empresa.

O método de Vicente Falconi: Gerenciamento pelas diretrizes.

Entenda a história do método de Vicente Falconi – Gerenciamento pelas diretrizes (GPD)

Sabemos que a gestão de qualidade é uma estratégia que tem como objetivo trabalhar em busca da qualidade dos processos organizacionais, se tornando necessária para termos um bom funcionamento das equipes e empresas. Por isso, um dos principais fundamentos dessa estratégia foi desenvolvido pelo consultor e autor de gestão Vicente Falconi, denominado Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD). 

Segundo Falconi, por volta da década de 80, o assunto plano de ação e metas era pouquíssimo falado e trabalhado. O maior foco estava nas burocracias governamentais, que passaram por um processo de mudança mais intenso por volta dos anos 90. 

Anos mais tarde, as empresas começaram a ser melhor gerenciadas e lideradas, pois começaram a entender a importância de se adaptarem e mudarem de acordo com as grandes mudanças e exigências do mercado, não somente nacional, mas internacional também. 

Falconi buscou entender que o método de desdobramento poderia ser aplicado por todas as partes da organização, ao contrário da sua ideia inicial, que era focada apenas na qualidade dos processos. E, assim, ele pode disseminar essa prática desde o time operacional até as áreas de estratégia e negócios.  

Com o passar do tempo o desenvolvimento estratégico com foco no desdobramento de metas e melhorias de qualidade na gestão se tornaram pilares para um gerenciamento bem-sucedido.

Em seu livro “Gerenciamento pelas Diretrizes”, Falconi, mostra como podemos aliar a estratégia e a gestão de forma eficaz e através de diretrizes muito bem estruturadas.Gerenciamento pelas diretrizes se tornou uma obra essencial e básica para qualquer organização e empreendedor, que tem como objetivo, ter sucesso e resultados reais em sua organização.

O que é o de fato o Gerenciamento pelas Diretrizes?

O Gerenciamento pelas Diretrizes é um sistema de gestão que desdobra as diretrizes em metas menores e alcançáveis para os colaboradores, esse método busca desenvolver atividades que passam pelas áreas: estratégicas, táticas e operacionais.

Desta forma, é possível direcionar toda a empresa para apenas um objetivo e direção, e também se torna muito mais simples quando se torna necessário mudar o foco de toda a equipe novamente. 

Para que isso aconteça de forma eficaz, os colaboradores, gerentes e supervisores precisam saber exatamente como devem agir, qual é o grau de importância da sua demanda e até mesmo qual é o impacto geral no resultado final da empresa. 

Para que todo o time se mantenha engajado no mesmo objetivo é necessário que a definição e desdobramento de metas, e todo o plano de ação desafiem, encorajem e reconheçam os colaboradores. Para definir metas, sejam elas coletivas ou individuais, é importante que você aproveite as tecnologias disponíveis no mercado atualmente, que tem como base do seu funcionamento o gerenciamento pelas diretrizes, pois dessa forma além de facilitar ainda mais os seus processos de gestão, você também evitará erros e falhas na comunicação com seu time, na hora de definir as metas, direcionar os caminhos a serem traçados e reconhecer os resultados da sua equipe. 

Para te ajudar ainda mais, no seu momento de definição de metas e objetivos, selecionamos um vídeo de Vicente Falconi que vai te ajudar na hora de estabelecer boas metas: 

Como estabelecer metas – Guru em 60 Segundos

Com a aplicação correta do método Falconi, sem dúvidas, a sua empresa além de sobreviver aos desafios do mercado, também conseguirá conquistar resultados satisfatórios e eficazes. Além disso, a empresa conseguirá padronizar seus processos de planejamento de curto a longo prazo, fortalecer a cultura organizacional e engajar seus colaboradores.

Lembre-se que, o engajamento dos profissionais do seu time é algo essencial para que a estratégia funcione e, para que isso seja feito, todos precisam estar motivados pelas metas que foram estabelecidas. 

Portanto, busque sempre focar numa gestão transparente, com metas realistas, equipes bem estruturadas e esteja sempre recompensando seu time pelos bons resultados.

A AchieveMore é um software de gestão de performance que pode ser usado por todos os níveis da empresa, desde o nível individual, equipe e administrador de empresa, para alinhar a estratégia a execução de forma simples e eficiente! 

    Share on linkedin
    Share on google
    Share on facebook
    Share on twitter

    Outros artigos que podem te interessar

    Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

    Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

    Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

    Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

    Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

    Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

    Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

      pt_BR