Como a AchieveMore otimizou a Remuneração Variável na Quatá

Como a AchieveMore otimizou a Remuneração Variável na Quatá

A gestão da Remuneração Variável é um fator estratégico para empresas que desejam direcionar a performance comercial e engajar suas equipes de vendas. No entanto, quando os processos de apuração de comissões e incentivos são manuais e descentralizados, surgem gargalos operacionais, atrasos e falta de visibilidade. Buscando melhorias em sua Remuneração Variável, a Quatá implementou a AchieveMore.

O cenário enfrentado pela Quatá Alimentos, empresa brasileira do setor de lácteos, que transformou sua Remuneração Variável ao adotar a plataforma da AchieveMore. Nosso software ajudou a trazer clareza ao processo, segundo os líderes do projeto na Quatá. Portanto, siga conosco na leitura deste artigo e entenda como foi essa implementação.

Sobre a Quatá

A Quatá Alimentos é uma empresa 100% nacional, com atuação em todo o Brasil e presença em diversas categorias de lácteos, como leite e queijos. A empresa é líder de vendas em diversas categorias e isso só é possível com uma estratégia robusta de vendas e distribuição. De modo a dar suporte à estratégia, a companhia utiliza a Remuneração Variável como um dos principais instrumentos de direcionamento para vendedores e supervisores.

Os desafios na gestão da Remuneração Variável na Quatá

Anteriormente à implementação da Achievemore, a apuração da Remuneração Variável na Quatá era baseada em múltiplas planilhas, extrações manuais de dados e consolidações complexas de KPIs. De acordo com Guilherme Silva, Coordenador de Estratégias de Vendas na Quatá, o processo era muito baseado em planilhas manuais. “A gente tinha diversas planilhas em que precisava fazer a compilação desses dados para ter a apuração do vendedor”, afirma Guilherme. 

Não só esse modelo impactava diretamente a agilidade do fechamento mensal, como também dificultava a comunicação com a folha de pagamento. Conforme explica Guilherme, frequentemente a empresa demorava a informação de quanto o vendedor ia receber.

Solução da AchieveMore para automação da Remuneração Variável na Quatá

Ainda em 2024, a Quatá passou a utilizar a plataforma AchieveMore a fim de automatizar a apuração da Remuneração Variável de vendedores e supervisores.

A solução trouxe centralização de dados, bem como redução de atividades manuais e maior confiabilidade nos cálculos.

“Com a AchieveMore, a gente tem a simplificação desse processo. É um processo muito claro, bem definido, bem mapeado.”
— Guilherme Silva, coordenador de estratégias de vendas da Quatá.

Hoje, portanto, a empresa conta com um processo claro, bem definido e totalmente mapeado.

Mais transparência e visibilidade para a equipe de vendas

Em primeiro lugar, um dos principais ganhos foi a entrega de informações claras e atualizadas diretamente para os vendedores, por meio do aplicativo da AchieveMore. O coordenador de estratégias de vendas é categórico ao afirmar que “o vendedor é movido pelo resultado, pela estratégia. A Remuneração Variável dá o direcionamento daquilo que a empresa precisa”. No caso da Quatá, esse direcionamento é claro e o vendedor vê com frequência se está no caminho.

Infográfico: A Remuneração Variável da Quatá teve diversas melhorias na tecnologia, tendo atualizações 4x ao dia para os colaboradores por meo do aplicativo

No momento em que os profissionais passaram a acompanhar seu desempenho com atualizações de resultados até quatro vezes ao dia, passaram a entender melhor o que precisam atingir para maximizar seus ganhos.

Redução do tempo de apuração e fechamento da Remuneração Variável da Quatá

Em segundo lugar, outro benefício relevante foi a redução expressiva no tempo de apuração da Remuneração Variável. O que antes levava cerca de 20 dias, hoje é resolvido em poucos dias após o fechamento do mês. Hoje, na primeira semana pós-fechamento, a Quatá já conta com a apuração final, garantindo mais previsibilidade e eficiência. É uma eficiência operacional fundamental, portanto, para o ganho de produtividade e resultados. Para isso, a adoção de uma ferramenta como a AchieveMore é fundamental.

Suporte contínuo e parceria estratégica

Além da tecnologia, a Quatá destaca o suporte constante da equipe da AchieveMore, inclusive para o cadastramento de campanhas mensais e ajustes recorrentes.

“Tudo o que a gente precisa de informação, dados ou melhoria, a gente está sempre em suporte com o time da AchieveMore. É uma experiência de parceria, de troca.”
— Guilherme Silva, coordenador de estratégias de vendas da Quatá.

Como resultado dessa proximidade, a relação de parceria se fortalece e contribui para a evolução contínua do processo.

A Quatá recomenda a AchieveMore

Com uma gestão de Remuneração Variável mais ágil, transparente e confiável, a Quatá conquistou maior controle dos indicadores, melhor comunicação com a força de vendas e mais alinhamento estratégico.

A Remuneração Variável da Quatá, segundo Guilherme Silva: Com a AchieveMore, a gente tem a simplificação desse processo. É um processo muito claro, bem definido, bem mapeado.

“Eu recomendaria a AchieveMore para outras empresas que têm os mesmos desafios que nós. Em todos os desafios que a gente teve na implantação, tivemos um suporte muito presente, no qual conseguimos mapear cada processo, cada problema. Nós tínhamos uma dificuldade no processo e vocês conseguiram nos ajudar a resolver isso de uma forma inteligente ”
Guilherme Silva, coordenador de estratégias de vendas da Quatá.

Como a AchieveMore pode transformar seus incentivos por performance

A AchieveMore é uma plataforma especializada em gestão, automação e apuração da Remuneração Variável, ajudando empresas a reduzirem a complexidade operacional, aumentarem a transparência e melhorarem a tomada de decisão.

Com tecnologia flexível, painéis intuitivos e uma abordagem consultiva, a AchieveMore apoia empresas como a Quatá na construção de processos escaláveis e alinhados à estratégia de vendas. Conheça a AchieveMore e peça uma demonstração para garantir precisão e segurança para a sua empresa e seus colaboradores.

Other articles that may interest you

Fechamento da PLR ou PPR

Fechamento da PLR ou PPR: como o RH deve reduzir riscos

À medida que o ciclo de 2025 se aproxima do encerramento, as áreas de Recursos Humanos, Remuneração, Finanças e Controladoria entram em uma das etapas mais sensíveis do calendário corporativo: o fechamento dos programas de PLR e PPR. Trata-se de um processo multidisciplinar, que envolve indicadores financeiros, metas corporativas, metas por área, auditoria interna, validações

Performance e Índice de Sucesso: qual a relação

Performance e Engajamento de Times: o que o Índice de Sucesso revela além das metas

Durante muito tempo, a performance organizacional foi medida quase exclusivamente pelo cumprimento de metas. Bater ou não bater o número final era o principal  e, muitas vezes, o único critério de avaliação. No entanto, líderes e empresas mais maduras já entenderam que o resultado, por si só, não conta a história inteira. Em um cenário

Mudanças na Remuneração Variável? Conte com uma ferramenta

Mudanças na Remuneração Variável? Uma ferramenta pode ajudar

Descubra como uma ferramenta especializada facilita a implementação de mudanças na Remuneração Variável, reduz erros, amplia a transparência e garante mais previsibilidade para as equipes de gestão e para os colaboradores. Propor mudanças nos modelos de Remuneração Variável é um dos processos mais delicados dentro de uma empresa. Cada ajuste impacta diretamente na motivação das

en_US