A cultura organizacional e a transformação digital

A cultura organizacional e a transformação digital

Todos nós já sabemos que a cultura organizacional e a transformação digital nas empresas tem crescido rapidamente ao longo dos últimos anos, e que é só questão de tempo para as empresas que ainda não aderiram às novas tecnologias começarem a acompanhar todas essas mudanças.

Quando uma empresa não possui uma cultura organizacional por dentro da transformação digital, e de repente decide inserir, ao invés de se tornar uma ação benéfica pode se tornar um desafio e tanto para toda a empresa. Por isso, decidimos te ajudar a entender a importância do papel da cultura organizacional e da transformação digital nas organizações, e também te ajudar a trilhar esta jornada rumo ao sucesso.

Antes de tudo é essencial que a cultura organizacional da sua empresa esteja saudável, quando a cultura da empresa não está bem alinhada e definida entre todo o time é mais difícil inserir novos sistemas dentro da empresa.

Por isso, pense em todas as etapas, fases e setores da sua empresa, desde como está a estrutura hierárquica de funções e responsabilidades, até o sistema de gestão e execução das tarefas cotidianas. O conjunto de práticas, princípios e atitudes dentro de uma empresa são fundamentais para o alinhamento da cultura organizacional e a transformação digital.

Bom, pensando em cada etapa e entendendo a necessidade de ter que ajustar e definir estes pontos pode até parecer fácil, mas existem diversos desafios antes de se ter uma cultura organizacional alinhada com a transformação e evolução digital. Confira a seguir um pouco sobre o desafio desta transformação cultural.

Sabemos que é desafiador para as empresas já estabilizadas no mercado passarem por uma transformação cultural dentro da organização para se prepararem para a nova era digital. Um dos principais gargalos na era da transformação digital é a falta de uma cultura organizacional forte e bem estruturada.

Uma pesquisa realizada pela ,McKinsey, uma empresa americana de consultoria empresarial líder mundial no mercado, revela que um quarto das empresas envolvidas na pesquisa relatam que seu maior desafio é possuir uma cultura organizacional contrária ao risco e à experiência, já 20% das outras empresas acreditam que a falta de entendimento da cultura da empresa é um impedimento para a evolução digital.

A importância da cultura organizacional e a transformação digital.

Uma empresa que se prepara para um futuro digital, significa que ela também se preocupa em desenvolver capacidades nas atividades digitais, onde as pessoas estão prontas para receber novas tecnologias, capacitando sempre em conjunto com os objetivos e pilares da organização.

Às vezes, muitas empresas são limitadas pela falta de recursos, talentos e conhecimento disponíveis, e até mesmo por priorizar outras necessidades mais urgentes. Mesmo com todos estes fatores, algumas empresas estão colocando suas energias nesta nova era e elaborando recursos para se adaptar e atravessar a transformação digital da melhor e mais atualizada maneira possível.

A mesma pesquisa realizada pela McKinsey apontou que cerca de 90% das companhias tem amadurecido digitalmente, e que essas empresas também amadureceram processos internos, engajou talentos e gerou novos modelos de negócios, o que se tornou um fator de extrema importância integrar a transformação digital com a estratégia geral da empresa.

Já entendemos que mesmo com as dificuldades e desafios ao longo deste processo o impacto e resultados são importantes para o crescimento das empresas. Porém, sabemos que o processo de adequação entre a cultura organizacional e a transformação digital será longo e trabalhoso. Para ajudá-lo confira alguns pontos que poderão facilitar este processo.

Tenha uma liderança ativa.

Para que se passe pela transformação digital de forma completa é crucial que a liderança seja um suporte presente e ativo para toda a organização ao longo do processo. Vale ressaltar que este apoio precisa ir além da liderança, agora é o momento de capacitar outros profissionais que possuem mais conhecimento para ajudar a liderar aqueles que possuem dificuldades.

É importante também que os líderes mudem o seu modo de liderar e tomar decisões, sendo mais participativo, para acompanhar o novo modelo de negócio e aproveitar as oportunidades digitais que a empresa vai adquirir com a mudança .

Integre todas as áreas

A partir do momento em que as organizações passam a integrar as áreas entre si elas removem os ruídos entre departamentos gerando equipes preparadas para executar todo o processo do início ao fim com organização, padronização e parceria.

Faz parte do processo de transformação digital integrar as áreas e além disso permitir que cada departamento tenha o conhecimento necessário de como funcionam as etapas dos processos de cada setor.

Calcule os riscos.

Em uma era digital, sabemos que se corre diversos riscos, mas o maior de todos é quando a empresa não se antecipa, com o intuito de calcular e prever possíveis riscos ou problemas que podem surgir pela frente.

Muitas vezes as empresas que estão dentro deste universo precisam de líderes abertos a correr riscos e calcular possíveis saídas para os desafios. A era digital possibilita você executar diversas experiências ao mesmo tempo e medir aquilo que trás retorno ou não para a empresa, sabemos que testar novas possibilidades pode implicar em complicações até mesmo financeiras, mas ao mesmo tempo você tem a possibilidade de descobrir novas ações altamente valiosas.

A nova era digital passará por evoluções constantemente, por isso, sempre tenha a agilidade dentro da empresa de acompanhar toda a transformação e o mais importante, lembre-se sempre que a cultura organizacional vai desempenhar um papel crucial na transformação digital de qualquer empresa, até mesmo daquelas que já estão integradas e vivendo esta nova era.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR