Como o processo de tomada de decisão pode levar ao sucesso.

Como o processo de tomada de decisão pode levar ao sucesso.

Uma decisão quando bem tomada pode ajudar a evitar muitos erros e conflitos e, principalmente, quando o processo de tomada de decisão é bom pode até levar uma empresa ao sucesso. Afinal, como o processo de tomada de decisão pode levar uma empresa ao sucesso? 

Já que o processo de tomada de decisão é tão importante para o sucesso de uma empresa, para te ajudar elaboramos algumas dicas essenciais.

Confira 5 dicas para ter um bom processo de tomada de decisão.

1) Antes de tudo. Faça pesquisas!

Tomar decisões baseado em fatos reais e informações importantes sobre o assunto em questão é o primeiro passo para direcionar a sua decisão para o caminho correto. Então, a etapa inicial é realizar uma pesquisa de mercado, buscar saber o máximo de informações possíveis e relevantes antes de chegar a qualquer decisão.

O período que você levará para realizar a sua pesquisa de mercado e identificar os fatores importantes para a sua decisão dependerá do assunto em questão, quais são os fatores envolvidos na situação e também qual é o modelo de negócio em que sua empresa se encaixa. 

2) É sempre importante testar!

A melhor maneira para tomar boas decisões é analisando todas as possibilidades e, o mais importante, testando a eficiência e o resultado de cada uma delas. Sabe aquele ditado conhecido: Contra fatos não há argumentos? É exatamente isso que você precisa ter em mente quando precisar tomar decisões importantes dentro da sua empresa. Nada melhor do que um teste e a verdadeira comprovação de que algo pode dar certo ou errado, e sabemos que ninguém quer a comprovação de que a decisão tomada foi a errada para a empresa, por isso nada melhor do que realizar testes e buscar entender todas as possíveis situações, antes de tomar qualquer decisão.

3) Evite longos debates sobre o assunto!

Quem nunca teve discussões intermináveis sobre determinado assunto que precisava de uma decisão rápida e assertiva? E isso acabou apenas alongando o processo para a tomada de decisão. Ao invés de perder tempo debatendo quais são as melhores opções, lembre-se da dica anterior: aproveite esse tempo, levante todas as opções e faça testes até chegar na melhor solução.

Além disso, para que você evite longos debates a respeito de uma decisão que precisa ser tomada, e se você já passou pelas etapas anteriores que é pesquisar sobre o assunto e testar as opções, você também pode determinar um período de tempo para realizar um debate. Desta forma, você garantirá que todos farão o possível para chegar a uma conclusão o mais rápido possível. 

4) Tenha um mentor

Outra forma que pode te ajudar muito a tomar decisões de forma mais assertiva é ter uma pessoa de confiança que seja mais experiente e que esteja disposta a te orientar sempre que necessário. Por isso, um mentor nas horas de tomada de decisão te ajuda muito a ponderar todos os fatores importantes antes da decisão final. 

Se possível busque por esse mentor, em seu grupo de confiança, que sejam mais experientes e que passou por situações semelhantes a sua. 

5) Converse com pessoas da sua área. 

Procure em sua própria rede de contatos alguém que conheça muito sobre o assunto e não deixe de compartilhar a situação e pergunte se essa pessoa já passou por essa situação, qual foi a decisão tomada e principalmente qual foi o resultado de tudo. 

Isso também te ajudará na questão de network, pois você terá um assunto em comum com alguém da sua área que poderá compartilhar, e lembre-se também de fazer o mesmo por outras pessoas que estejam precisando trocar esse tipo de experiência. 

Pensando em te ajudar ainda mais neste processo de tomada de decisão, separamos dois livros que poderão te guiar nesta jornada. Confira!

1 – Como tomar decisões inteligentes.

Livro: Como tomar decisões inteligentes

2 – A decisão num piscar de olhos.

Livro: Blink (A decisão num piscar de olhos)

Concluindo, sabemos o quanto é difícil tomar decisões que colocam em jogo o futuro e sucesso de uma empresa. Por isso, saiba que mesmo você passando por todas as dicas que demos ao longo deste artigo você ainda tem a chance de tomar a decisão errada, mas lembre-se de que essa decisão foi tomada com você fazendo o melhor e evitando errar na escolha. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR