Como identificar e definir um bom indicador de performance?

Como identificar e definir um bom indicador de performance?

Como identificar e definir um bom indicador de performance?

Na hora de identificar e definir um bom indicador de performance acaba surgindo algumas dúvidas, se de fato aquele indicador vale a pena ou não para a empresa ou que área será medida e acompanhada por aquele determinado indicador. Várias empresas cometem erros que prejudicam ou atrasam seu desenvolvimento, e muito disso tem relação com um fator simples: Os indicadores de performance definidos não são eficientes e não são os adequados para o seu objetivo.

Um outro grande erro é a falta de revisão e acompanhamento regular dos indicadores, nos quais as lideranças avaliam o significado dos resultados. E claro, aqui, falamos do monitoramento como uma forma de evitar fracassos. Porém, os indicadores de performance que continuam desempenhando bem também devem acender um alerta de que é possível aumentar a meta prevista em cima dele. 

Entenda, nenhum indicador de forma isolada vai explicar como algo aconteceu ou como você pode melhorar os resultados. Porém, um conjunto de indicadores bem definidos pode incluir números que apontam para onde as condições se encaminharam e como elas podem ser melhoradas.

Quais são as características para identificar e definir um bom indicador de performance?

Existem algumas características importantes que você precisa levar em consideração na hora de identificar e definir um bom indicador de performance, que são: 

Ser de fácil compreensão

É essencial que os indicadores de performance sejam: simples e fáceis de entender.

De nada adianta definir um objetivo que dependa de uma série de métricas, porcentagens e números para ser real. É algo complexo, difícil de entender e de identificar no dia a dia. Uma ação que pode te ajudar é: Definir indicadores individuais para cada objetivo, fazendo perguntas que determinem se você atingiu sua meta, evitando aquelas que podem ser respondidas com um simples “sim” ou “não”. Busque fazer perguntas como: 

  • Qual resultado quero alcançar?
  • Como impactar o resultado?
  • Por que esse resultado é importante?
  • Consigo saber se atingi meu objetivo final?

Coletar dados mensuráveis

Um dos elementos mais essenciais para sua estratégia de gestão de indicadores é que as métricas devem ser mensuráveis. A partir disso você vai conseguir entender se está mais próximo ou mais longe de atingir os objetivos determinados. 

Existem vários fatores que devem ser analisados e considerados, como por exemplo, aplicação dos indicadores em curto, médio e longo prazo, bem como o nível de relevância para os objetivos em si. Outro ponto é que você deve definir, além de dados mensuráveis, uma frequência de acompanhamento e mensuração para cada um desses indicadores. Um acompanhamento feito de forma regular pode garantir maior entendimento das informações do negócio.

Direcionar as decisões estratégicas

O indicador de performance deve ser usado para direcionar as decisões estratégicas da empresa. Do tipo que não se trata simplesmente de uma medida que deve ser alcançada, mas no qual o acompanhamento pode servir para uma mudança de processos, objetivos e metas.

E é por isso, que os indicadores são tão importantes, eles são um recursos importante para que a liderança de uma empresa possa regular os objetivos estratégicos do negócio.

Estar alinhado aos objetivos da empresa

E claro, o indicador de performance deve estar alinhado aos  objetivos principais da empresa. Sem esse alinhamento, o indicador definido pode ser desnecessário e até mesmo atrapalhar a estratégia. 

É por isso que, o indicador precisa ser mensurável e capaz de direcionar as decisões estratégicas, indo além do papel de um “número arbitrário”, apenas servindo para contar a história da empresa.

Fazer parte do dia a dia da organização

Por fim, é importante não confundir o indicador com a meta em si. Lembre-se que, objetivos são o horizonte que você quer alcançar. Isso quer dizer que a meta, dependendo do seu período de tempo, pode ser algo “ocasional” dentro da empresa, analisado de semanas em semanas (ou meses em meses).

Já o indicador é o contrário, ele diz a respeito a uma medida presente dentro da empresa e no seu dia a dia independente da frequência que é medida. É através dos indicadores que os profissionais e setores se movimentam em prol dos objetivos.

O papel da tecnologia para facilitar a gestão dos indicadores.

Um dos principais desafios da gestão de indicadores de performance não é simplesmente defini-los corretamente, mas sim conseguir monitorá-los de forma eficiente e sem erros. 

Por isso, não aposte no acompanhamento e medição manual, é necessário contar com tecnologias como softwares de gestão de performance e resultados que possam integrar com todas as demais informações da empresa e setor, além de centralizar a medição dos indicadores em um só lugar. Assim, é possível criar visualizações em tempo real de seus indicadores, conectando todas as suas fontes de dados em um único sistema. 

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