05 dicas para manter a equipe motivada através do feedback.

05 dicas para manter a equipe motivada através do feedback.

Podemos afirmar que dar e receber feedback se tornou uma arte dentro do mundo coorporativo. Pois, saber lidar com pessoas de perfis e histórias diferentes, requer empatia e bastante jogo de cintura.

Por isso, dentro de uma empresa, o feedback é uma ferramenta importante para manter equipes motivadas e engajadas para que continuem entregando resultados. É através do feedback que se conhecem os pontos positivos e negativos da gestão a fim de ajustá-los e avançar nas estratégias da empresa. 

Pensando na importância do feedback dentro das empresas preparamos este artigo para te ajudar a entender através de 05 dicas como manter a equipe motivada através do feedback.  

 05 dicas para manter a equipe motivada através do feedback.

Entenda as 05 dicas para manter sua equipe de vendas motivada através do feedback.

1 – Saiba o que vai falar

Independentemente do fato do feedback ser positivo ou negativo, antes de iniciar a coversa com o colaborador é necessário se preparar. Para isso, é recomendado que você tenha um pequeno roteiro com os principais pontos que serão abordados na conversa.

Outro fator a ser considerado é ir direto ao ponto. O colaborador sabe que está ali para falar sobre uma situação específica e ficar com conversa fora do contexto não levará a nada.

Seguindo esta linha, procure manter um equilíbrio na conversa. Não elogie demais, pois pode soar falso, tampouco critique demais, pois pode soar agressivo. Seja neutro e justo, seu colaborador terá consciência de todos os pontos que foram levantados. 

2 – Tom de voz

Além de saber exatamente o que deve ser dito em uma conversa de feedback, outro fator muito importante é o tom de voz a ser usado durante a conversa. Dependendo do tom de voz usado por uma pessoa, uma conversa pode facilmente se tornar uma discussão simplesmente por causa do tom da voz. Por isso, inicie a conversa sempre com um tom de voz suave e leve para que o colaborador se sinta à vontade e seguro, mesmo que o motivo da conversa seja em tom de crítica. 

É fundamental que antes de tocar em um assunto negativo, se aponte os pontos positivos tanto do colaborador como da situação em si. Dessa forma, é possível evitar que o colaborador entre na defensiva.

3 – Escolha um bom ambiente

O ambiente, sem dúvida, é um fator importante para uma pessoa se sentir segura, e segurança é essencial para o momento do feedback. Por isso, o ideal é que a conversa seja feita em um ambiente neutro, em que possam ficar a vontade sem serem interrompidos.

A escolha de um ambiente neutro é importante sobretudo quando o feedback é negativo. Além da escolha de um ambiente calmo e seguro, prefira um ambiente no qual a pessoa se sinta familiarizada e que não tenha outras pessoas conhecidas por perto.

4 – Saiba escutar

Saber escutar é muito importante para que uma situação negativa tenha um desfecho positivo. Aliás, antes de começar a conversa, certifique-se de que alguns pontos fiquem claros, por exemplo, quando um estiver falando, o outro apenas escuta e vice e versa. 

Escutar o que o outro tem a dizer é uma característica de empatia muito importante, colocar-se no lugar do outro pode fazer toda diferença na hora do feedback.

5 – Fique atento a reação do colaborador

Conforme a conversa for desenvolvendo, observe o comportamento do colaborador. Se notar que ele está ansioso ou irritado, tente amenizar o tom da conversa para que ele se sinta acolhido e possa ser mais receptivo ao feedback.

Se você achar necessário, conclua a conversa se certificando que o funcionário entendeu a mensagem e vai tirar proveito do que foi dito.

Por fim, lembre-se que a cultura de feedback deve ser uma prática constante e saudável dentro da empresa e todos ,independente do nível hierárquico, precisa dar e receber feedbacks. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR