04 dicas importantes para manter sua equipe motivada.

04 dicas importantes para manter sua equipe motivada.

04 dicas importantes para manter sua equipe motivada.

A contribuição de cada colaborador impacta diretamente na produtividade e no resultado de uma organização. Sabemos que uma empresa é composta por várias pessoas e que cada uma delas possuem suas individualidades. Por isso, muitas empresas acabam tendo dificuldade em manter o time engajado e motivado. Para que você não tenha esse tipo de dificuldade, separamos neste post 04 dicas importantes para você manter a sua equipe motivada.

Existem duas funções na motivação, a primeira é contribuir para que as atividades sejam cumpridas com ânimo e qualidade, e a segunda é que esse ânimo e qualidade influenciem os demais integrantes da equipe. 

Elabore um sistema de gestão para ter sua equipe motivada.

O primeiro passo para manter a sua equipe motivada é acompanhar o desempenho de cada profissional de perto e constantemente. Mas para que você realize isso de maneira eficaz, é indispensável que se tenha um sistema de gestão bem elaborado. Desta forma, será possível acompanhar a execução, ajustar falhas e avaliar quais são os resultados alcançados, e consequentemente, todos os funcionários irão saber qual o seu papel e valor dentro da empresa. 

Quem não fica feliz quando percebe que a sua contribuição foi importante para o resultado do time? Por isso, vale ressaltar, que depois de uma conquista é essencial elogiar o time. Sem dúvida, o reconhecimento é a principal ação para motivar uma equipe. 

Importe-se com time.

Porém, como nem só  de elogios viverá o homem, aproveite os erros para alinhar, orientar e ensinar ao seu time como deve ser feito determinada atividade. Além de motivar a equipe através dos elogios, peça também para que eles apontem erros ou melhorias e escute suas sugestões, assim ele se sentirá valorizado. 

Confirme que o profissional está satisfeito com a sua função.

Profissionais insatisfeitos  podem acabar gerando problemas no desenvolvimento da equipe. Uma boa prática é sempre que puder incluir em seu bate-papo com o colaborador a seguinte pergunta: “Você está satisfeito com a atividade que executa?”

Desta forma, você saberá como o funcionário se sente e se será necessário tomar alguma providência, seja ela, um alinhamento, uma promoção ou uma mudança de área. Assim o seu time sempre permanecerá contente com aquilo que está executando.

Tenha sempre o canal de comunicação aberto.

Ter reuniões de feedbacks já é uma excelente boa prática, pois é através destas reuniões que alinhamos necessidades e expectativas e que também damos aos colaboradores a oportunidade de compartilharem suas vivências, sugestões e dificuldades. Por isso, é recomendável que esses encontros sejam periódicos.

Mas, não permita que o momento do feedback seja o único momento para falar sobre esses assuntos, um bom líder sempre deixa o acesso da sua equipe a ele livre, para sempre que necessário, um ponto de atenção, sugestão ou elogio seja falado. A motivação no ambiente de trabalho é consequência de uma boa gestão executada por um bom líder. 

Agora que você já conhece essas 04 dicas importantes para manter sua equipe motivada, coloque em prática com sua equipe e sinta os resultados aparecerem, uma equipe motivada e engajada, tem o desejo de entregar bons resultados. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR