04 ações de gestão do tempo infalíveis.

04 ações de gestão do tempo infalíveis.

Como você costuma lidar com a rotina agitada e  a organização das demandas do trabalho? Para que tudo ocorra bem, é necessário uma boa gestão de tempo. Para te ajudar nesta agitação que é a rotina pessoal e do trabalho, separamos 04 ações de gestão do tempo infalíveis. 

Mas para ter certeza de que você tem consciência da importância da gestão do tempo e como ter essa disciplina em sua vida, precisamos contextualizar antes de tudo, o que de fato é a gestão de tempo e sua importância na vida das pessoas. 

O que é gestão do tempo?

O termo “gestão de tempo” é um termo muito utilizado no mundo dos negócios e no universo da produtividade, e para mergulharmos neste universo precisamos entender a fundo o que de fato é a gestão de tempo e como devemos defini-la. 

A gestão de tempo e produtividade não é apenas sobre fazer muito, e sim de ter as rédeas e domínio do seu tempo, para que você possa concentrar suas forças naquilo que realmente faz sentido para a sua produtividade e seus resultados. 

Em resumo, para darmos uma definição final do termo gestão de tempo, basicamente precisamos entender o nosso tempo como algo que devemos ter controle sobre ele e não ao contrário permitindo que o tempo nos domine. Para isso você precisa ter um bom controle e planejamento das atividades e demandas que surgem no decorrer do nosso dia a dia, saber priorizar e separar as demandas que são importantes do que é urgente é o primeiro passo. 

Faça um levantamento de como você usa o seu tempo. 

Ter a consciência de como você usa o seu tempo é o passo inicial para começar esta jornada rumo a produtividade. Realizar o levantamento de como está sendo usado o seu tempo te ajudará a ter uma noção clara de como e onde você está investindo ou desperdiçando o seu tempo. 

Você deve estar se perguntando como posso fazer esse controle de quanto tempo invisto ou desperdiço no meu dia a dia? Com a tecnologia isso ficou bem mais fácil, você pode usar uma ferramenta de monitoramento do tempo como, por exemplo, a Toggl ou Harvest, elas vão te ajudar a  acompanhar como você usa o tempo durante um período. 

Após monitorar seu tempo durante um determinado período é hora de descrever os dados e analisar para onde está indo o seu tempo, provavelmente, você encontrará situações onde você desperdiçou seu tempo e formas de aproveitar melhor esse tempo em atividades que realmente importam.

Busque automatizar as tarefas. 

Uma das melhores técnicas de gestão do tempo é, sem dúvida, a automatização de tarefas. Automatizar tarefas seja de modo online ou offline  é uma ótima maneira de reduzir o tempo que você permanece realizando uma determinada tarefa, e usar esse tempo para trabalhos mais significativos e com propósito te ajudará a aproveitar ainda mais o seu tempo. 

A questão é, quanto mais tarefas demoradas e repetitivas você automatizar, mais tempo você vai liberar na sua agenda e mais tempo você terá para se dedicar a aquilo que realmente precisa de uma atenção maior. 

Invista seu tempo em ferramentas facilitadoras.

Hoje em dia existem diversas ações que você pode fazer para ter um melhor controle do seu tempo. O ponto é que usar as ferramentas corretas que facilitam a sua organização é uma das mais poderosas técnicas de gerenciamento de tempo que estão ao seu alcance. Então invista seu tempo em ferramentas facilitadoras. 

Hoje em dia existem ferramentas que podem te ajudar em várias situações e necessidades, como por exemplo, uma agenda eletrônica pode te ajudar a organizar melhor seus compromissos e controlar aquilo que você realmente precisa fazer. Você pode também usar ferramentas de controle de tempo, como por exemplo, a técnica pomodoro que vai te ajudar a focar na tarefa que você precisa realizar e manter o equilíbrio realizando pequenas pausas. 

Aprenda a dizer “não” quando necessário.

Muitas vezes ficamos sobrecarregados e nos sentimos pressionados a dar conta de tudo porque acabamos assumindo responsabilidades demais, principalmente, na nossa cultura atual onde estar sempre ocupado é sinal de produtividade e sucesso.

Porém, estar com a agenda cheia não é sinal de uma boa gestão de tempo, na realidade estar sempre ocupado e com atividades acumuladas é um sinal ruim sobre a gestão do seu tempo. E na realidade, ter muitas atividades e estar sempre ocupado pode acabar gerando um estado de exaustão e prejudicar a sua saúde mental. 

Concluindo, nosso dia tem apenas 24 horas e sem as ações corretas você pode acabar desperdiçando-as. Mas, com as ações corretas você poderá ter o controle do seu tempo e se dedicar para aquilo que realmente importa. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR