Tudo o que você precisa saber para realizar uma boa PoC (prova conceito).

Tudo o que você precisa saber para realizar uma boa PoC (prova conceito).

Tudo o que você precisa saber para realizar uma boa PoC (prova conceito).

Se você é da área de projetos é muito provável que já tenha ouvido falar da sigla MVP — Produto Mínimo Viável. Essa é uma estratégia muito usada para testar o mercado na implantação de novas ideias, mas é muito importante que antes desta etapa seja realizada uma POC, sigla para Proof of Concept ou Prova de Conceito. Pensando na importância dessa etapa, separamos esse artigo para falarmos a respeito desse assunto. Então continue a leitura para você entender tudo o que precisa saber para realizar uma boa PoC (prova de conceito).

O que é um estudo de prova de conceito?

O estudo de prova de conceito, ou como popularmente é conhecido PoC, é um  estudo realizado pelas empresas e geralmente a maior parte está ligada à área da tecnologia. Significa que o conceito será colocado a prova, com o objetivo de verificar se a ideia é realmente viável e se atende o objetivo final.

A POC é como se fosse um protótipo e ela deve seguir um roteiro de testes. Protótipo é uma versão inicial, geralmente de proporções reduzidas, da solução de um sistema (integral ou parcialmente) e construída em um curto período de tempo.

De acordo com Almir Meira Alves, professor dos cursos de graduação e MBA da FIAP, Prova de Conceito é a apresentação da solução, parcial ou total, para as partes de um negócio. “Após a apresentação do conceito, é agendado um período de testes, momento em que a aplicação é disponibilizada para o cliente, que realiza esses testes e simula a operação real da solução.”

Entenda qual é a diferença entre PoC e MVP

No primeiro momento pode parecer que o conceito de PoC e MVP é o mesmo. Entretanto, a prova conceito faz parte da etapa de desenvolvimento de ideia e já o mínimo produto viável faz parte do desenvolvimento em si. 

Enquanto o MVP tem o foco de alinhar possíveis falhas para um lançamento, a PoC é uma etapa que antecede, pois tem o objetivo de colocar a ideia à prova, e entender se o desenvolvimento da ideia é viável ou não. 

Passo a passo para fazer uma boa Prova de Conceito?

Agora que já entendemos o que é uma PoC, vamos conferir como fazer uma boa prova conceito, respeitando todo o processo e de forma que ajude sua ideia a ser aprovada. 

1 – Defininir o conceito

Antes de tudo é necessário fazer a estruturação da Prova de Conceito, ou seja, é justamente definir qual será o conceito a ser defendido, que será posto a prova. Essa etapa exige a elaboração de um material que demonstre qual é a ideia e quais são os testes a serem implementados e realizados para que ela seja validada.

2 – Definir os integrantes da equipe

Um dos fatores importantes para a gestão de projetos é a equipe responsável por essa fase. Por isso, cada colaborador precisa estar ciente de qual é seu papel e ser escolhido por causa de suas aptidões, essas aptidões devem conversar com as necessidades do projeto.

3 – Desenvolvimento do projeto

Nesta etapa os profissionais usarão suas habilidades para dar vida a ideia. Por exemplo, se o novo conceito é um software, os desenvolvedores contribuirão construindo um protótipo do software, buscando aplicar da melhor forma possível todas as ideias uteis. 

4 – Realizar testes para validação

Após a ideia desenvolvida, chegou a hora de passar a PoC para a fase de testes, por isso é necessário selecionar um grupo específico, comprometidos em emitir as suas opiniões de maneira sincera, para utilizar e realizar testes durante um determinado período. Vale lembrar que na Prova de Conceito os testes devem avaliar a ideia em si e não itens que serão melhorados depois, como a usabilidade e formato da tecnologia.

5 – Medir os resultados de cada etapa

De acordo com cada etapa da ideia que foi desenvolvida e os testes que foram realizados é necessário que um integrante da equipe fique responsável por documentar e medir quais foram os impactos negativos e positivos, metrificar os gastos das partes envolvidas no projeto e acompanhar os resultados dos testes.

6 – Avaliar o conceito posto à prova

Por último, a equipe responsável pelo projeto e as lideranças das empresas devem avaliar os resultados que foram atingidos e chegar ao veredito se a ideia é realmente útil e se a sua aplicação é viável para a empresa ou não.

Os benefícios de realizar uma Prova de Conceito

Ao utilizar a prova de conceito durante o projeto de desenvolvimento de software, você é capaz de reduzir os custos e os riscos para a empresa. Isso porque você testa a ideia antes de investir uma grande quantidade de tempo e recursos financeiros nela. Confira a seguir alguns outros benefícios desta prática:

Detecção de lacunas

Por mais que uma ideia seja muito boa, ela ainda é um embrião, e por isso é importante a realização de um projeto que busca colocar o conceito da ideia a prova, sem a obrigação de que ele vire um produto e vá para o mercado. Além de antever a detecção de lacunas.

Entendimento do que o cliente espera

Atender as expectativas do cliente sem dúvida é um dos principais objetivos da PoC. A realização da PoC e dos testes durante o desenvolvimento facilitará o entendimento das expectativas dos clientes de maneira que ela seja mensurada e facilite o uso do produto no futuro. 

Redução de custos para a empresa

Outro benefício da Prova de Conceito é a evidência da redução de custos. Uma solução lançada para um cliente sem a realização da PoC é passível de problemas no meio do caminho, tendo de realizar manutenções mais custosas e arriscando perder clientes.

A Prova de Conceito é uma estratégia crucial para possibilitar o desenvolvimento e estabelecimento de um produto que vai atingir o seu público alvo no mercado. O projeto sempre deve ser realizado de maneira focada e pensando na melhor forma de viabilizar a ideia.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR