O que é liderança 4.0 e quais são suas características?

O que é liderança 4.0 e quais são suas características?

O que é liderança 4.0 e quais são suas características?

Ao longo dos anos os processos que fazem parte de uma organização sempre irão passam por mudanças, e isso acontecerá, principalmente, pelo fato de que a humanidade vive em constante mudança e evolução. Consequentemente isso acaba ocorrendo com a gestão e liderança, com isso já podemos considerar que estamos vivendo um tipo de liderança 4.0. Mas, afinal o que é liderança 4.0 e quais são suas características?

No artigo de hoje, vamos entender como a liderança 4.0 tem impactado a realidade das empresas e quais são as características e habilidades que um líder que está conectado com o presente são importantes para ele desenvolver e se tornar um bom líder.

Entenda o que é liderança 4.0?

A liderança 4.0 é a junção das práticas de liderança relacionadas a forma de gerenciar equipes, processos e organizações em um tempo onde as mudanças estão cada vez mais dinâmicas e movidas pela transformação digital.

Para que possamos entender melhor esse conceito, precisamos entender os estilos de liderança anteriores, que são: 

  • A liderança 1.0 tem por sua principal característica a revolução industrial, na qual tinha como foco maior atingir o máximo de potência dos sistemas produtivos.
  • Já a liderança 2.0 se firmou no mesmo espaço de crescimento das indústrias, mas agora voltadas para a melhora no desempenho e na qualidade da empresa.
  • A liderança 3.0 tinha como objetivo a criação e gestão de negócios, se aventurando pelo novo universo da internet.

Com o avanço da história a liderança 4.0 vem com o objetivo de consolidar os avanços e uso da tecnologia, fazendo com que as empresas acompanhem as mudanças de pensamentos da sociedade. Gerando um relacionamento saudável no ambiente de trabalho. 

As características de um líder 4.0

As principais características de um líder 4.0 são a sua facilidade em se adaptar as mudanças que a tecnologia propõe. Um líder 4.0 possui um espírito inovador e tem um perfil colaborativo. além dessas características que citamos, existem outras que são muito importantes para que você possa ser um líder 4.0, confira a seguir: 

1- Inovador

O líder 4.0, deve respirar inovação, as grandes empresas do mundo têm mostrado cada vez mais como a disputa pelos espaços no mundo corporativos. Esse espírito inovador quando trazido para o ambiente de trabalho estimula a equipe, a ter uma mentalidade de que há sempre coisas novas para serem criadas e melhoradas.

2- Colaborativo

A imagem do líder iponente que se mantem sempre um nível acima dos seus liderados não existe na liderança 4.0, nela o líder possui um perfil diferente do padrão de chefe, e sim tem a caracteristica de ser um líder mais colaborativo, que agrega no trabalho cotidiano dos profissionais. O líder 4.0, agrega novos insights, aprende com os seus colaboradores e inclusive assume os seus erros. 

3- Empático

O líder 4.0 possui empatia, pois cada vez está mais presente nas pautas sociais. A empatia é uma característica importante para quem deseja ser um líder visto de forma positiva.

Um líder empático também, sempre se coloca no lugar do outro, por mais que seja uma tarefa difícil, é a partir dessa atitude que o líder 4.0 passa a desenvolver sua habilidade de empatia. 

4- Corajoso

Com todas as mudanças acontecendo no mundo, as empresas têm demandado cada vez mais um posicionamento firme dos seus líderes. A liderança 4.0 tem esse papel de demonstrar coragem ao levantar uma bandeira e defender o que acredita.

As Habilidades do líder 4.0

Além das características que já falamos, a liderança 4.0 precisa dominar habilidades fundamentais nesses novos cenários, elas são: o domínio das tecnologias, o entendimento de diversas áreas e as outras habilidades interpessoais. Confira a seguir um pouco mais sobre cada uma dessas habilidades:

Domínio da tecnologia

O mundo dos negócios estão cada vez mais se adequando as novas tecnologias, e um bom líder precisa possuir o dominio minimo dessas tecnologias que tem chegado. A liderança 4.0 exige que o gestor saiba lidar com o terreno virtual, seja o aparente, como as redes sociais, ou aquele que não é visto, como configuração de novos softwares.

Conhecimento mínimo de diversas áreas

Está cada vez mais comum as empresas ter preferência por líderes com formação ou conhecimentos em mais variádas áreas o que torna uma habilidade da liderança 4.0. Quanto mais ampla a área de conhecimento do gestor, maior as características de diferentes áreas ele conseguirá aplicar novas habilidades na empresa e na equipe, tornando o ambiente mais rico e permitindo a análise em diferentes perspectivas.

Comunicação interpessoal

A habilidade de comunicação interpessoais permite que o líder se relacione com os colaboradores da sua equipe de maneira saudável, o que gera dessa troca resultados melhores.

Para ser um bom líder 4.0, é necessário estar aberto a estar em constante evolução, saber se adequar aos novos desafios e entender que é essencial buscar se adequar aos próximos passos que a liderança poderá alcançar. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR