Tecnologia no RH: Quais são os impactos e como aplicar?

Tecnologia no RH: Quais são os impactos e como aplicar?

Tecnologia no RH: Quais são os impactos e como aplicar?

A tecnologia dentro do RH tem se tornado cada vez mais importante e quem não se adapta a todas essas tecnologias disponíveis acaba ficando para trás. A tecnologia no RH tem o papel de facilitar a rotina e as atividades do dia-a-dia dos profissionais da área e das pessoas envolvidas, pois automatiza tarefas burocráticas como por exemplo: Calcular horas trabalhadas, férias, salários, remuneração variável da equipe, entre outros, ajudando também a tornar mais ágil e fácil as tomadas de decisões e alcance de metas do setor. 

A tecnologia no setor de RH tem sido uma pauta muito discutida nos últimos tempos, tudo isso graças à transformação digital, que permite aos profissionais utilizarem a inteligência artificial, Big Data, Softwares com tecnologia SaaS, entre outros a seu favor. Tendo assim, uma maior proximidade com o time e tempo para planejar novas ações estratégicas para a empresa. 

 O crescimento da tecnologia no RH 

Como já falamos anteriormente a tecnologia no RH têm evoluído muito graças a transformação digital, tornando o mundo altamente globalizado e competitivo. Por isso, nas empresas o uso do Big Data e de ferramentas de Business Intelligence ajudam a diminuir o volume de dados incorretos ou até mesmo de dados guardados em espaços físicos. 

Os programas e ferramentas de gestão de RH ajudam a acompanhar as demandas, no alcance de metas e principalmente nas tomadas de decisões, desta forma,  ajuda a elevar a produtividade da equipe de forma mais estratégica. 

Quais são as principais tecnologias aplicadas em um RH tecnológico?

Pensando nas inúmeras opções que a tecnologia oferece para o setor de RH, listamos aqui algumas das 03 principais ferramentas e tecnologias utilizadas para que você possa aplicar na sua empresa. Confira a seguir! 

  1. Big Data

Com o Big Data, é possível criar, armazenar e também fazer análises de informações. Além da grande quantidade de dados, é possível organizar essas informações em diversos formatos de mídia como (textos, imagens, vídeos, etc). Possibilitando assim insights importantes para a organização. 

  1. Inteligência Artificial

Cada vez mais presente e de fácil acesso a inteligência artificial no RH vem trazendo grandes mudanças positivas para a área de RH e gestão de pessoas. Os softwares que utilizam a inteligência artificial ajudam a agilizar e automatizar muitos dos processos burocráticos internos.

  1. Software SaaS

O Software que oferece os serviços SaaS, é uma ferramenta tecnológica que  utiliza o armazenamento em nuvem, ou seja, funcionando de forma online. Desta forma, não necessita de uso de equipamentos e servidores para armazenar e acessar dados, ajudando a reduzir custos e otimizar os processos do  setor.

O impacto do uso da tecnologia no RH

Como temos visto ao longo do texto, o RH tem usado a tecnologia como sua grande aliada para gerar novas oportunidades e personalizar as informações. Tudo isso com o objetivo de auxiliar os processos de gestão de RH  e ter maior precisão nas decisões, proporcionando vantagens competitivas e promovendo um maior valor para a organização. Além de otimizar tarefas burocráticas e repetitivas, ajudando a elevar a produtividade e fortalecendo uma competitividade saudável. 

A tecnologia no RH tem o impacto até na unidade de informação da empresa, pois hoje a tecnologia nos permite deixar todas as informações importantes em uma hierarquia de comunicação e organizadas. 

Outro impacto muito positivo e importante da tecnologia no RH é a mensuração dos resultados e o controle dos valores investidos na remuneração por metas para as empresas, essa tecnologia tem ajudado a eliminar gastos desnecessários e a investir naquilo que realmente funciona. 

Quer saber mais sobre como a Tecnologia da AchieveMore pode ajudar o RH da sua empresa entre em contato com a nossa equipe e nós vamos te ajudar a evoluir junto com a transformação. (clique aqui)

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

Quando o assunto é reter talentos, os profissionais de RH enfrentam vários desafios, pois atrair e reter bons profissionais é um ponto que atinge vários outros fatores dentro do setor de RH. Devemos considerar que um dos principais bens de uma organização são seus bons profissionais, pois acabam se tornando imprescindíveis para o bom funcionamento

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Qual é a primeira coisa que pensamos quando o assunto é indicadores de produtividade? Muito provavelmente a primeira coisa que você deve ter pensado é como acompanhar e medir a produtividade do meu time? Sem dúvida, o sonho de todo gestor é conseguir acompanhar todo o processo e encontrar pontos de melhorias para alavancar a

SaaS para RH: o que é e como funciona

SaaS para RH: o que é e como funciona

Existem diversas empresa que oferecem um Software as a Service, ou como é mais conhecido SaaS, sem dúvida os Softwares SaaS se tornaram parte de uma grande revolução tecnológica, pois são aquelas soluções que muitas vezes nem sabemos que precisamos, mas quando conhecemos elas se tornam essenciais para a nossa rotina de trabalho.  Você já

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR