Quais ferramentas devo usar na gestão empresarial.

Quais ferramentas devo usar na gestão empresarial.

Quais ferramentas devo usar na gestão empresarial.

Dentro do universo corporativo a boa gestão é sem dúvida uma prática essencial para o sucesso. Para entender melhor o que é gestão empresarial e quais são os tipos que existem, confira o artigo abaixo: 

Antes de falarmos sobre quais ferramentas devo utilizar na gestão empresarial devemos entender qual é a importância da gestão empresarial dentro das empresas, pois sabendo a sua importância e impacto no ambiente empresarial você saberá filtrar Quais ferramentas devo usar na gestão empresarial.

Qual é a importância da Gestão Empresarial?

Estabelecer de forma correta o planejamento estratégico e o modo como será conduzido todas as etapas do planejamento é muito importante. Por isso, uma boa gestão empresarial bem estruturada é sem dúvida essencial dentro de uma empresa, pois ela é a responsável por otimizar o desempenho da empresa e equipe, e de manter a empresa estável diante de qualquer situação e também à concorrência. 

Além dos fatores importantes que citamos anteriormente, a gestão empresarial está relacionada a todos os processos organizacionais, como por exemplo: Alinhamento estratégico, gestão de pessoas, análise de custo e gastos, entre outros fatores da gestão de RH, administrativo, operacional e financeiro. 

É importante utilizar um sistema de gestão empresarial  para tornar os processos mais eficientes, pois ajuda a eliminar erros e trazer resultados mais assertivos para os processos e projetos da organização.

Ferramentas que devo usar na gestão empresarial.

As ferramentas e metodologias são responsáveis em auxiliar e ajudar na boa gestão empresarial, com o objetivo de qualificar e simplificar os processos decisivos dentro da gestão. 

Pensando nisso separamos algumas ferramentas para tornar cada vez mais fácil este processo, confira a seguir:

Matriz Ansoff

A matriz Ansoff é uma ferramenta bastante utilizada por líderes e gestores, pois ela ajuda na etapa de planejamento estratégico em busca do crescimento da empresa, além de ser  possível identificar oportunidades e desta forma direcionar quais serão as próximas ações das empresas. 

O termo Matriz Ansoff está ligado à metodologia usada para analisar e planejar estratégias de negócio. A Matriz Ansoff está dividida em um quadrante cada um deles com o objetivo de aumentar o crescimento e sucesso da empresa evitando os riscos que estão ligados a cada um. 

Análise SWOT

A análise SWOT  é sem dúvida uma das ferramentas de gestão mais conhecida e usada para a gestão empresarial, principalmente no momento em que é feito um planejamento estratégico. 

A análise de SWOT ajuda a definir quatro pontos internos e externos e estes são: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. E, desta forma, se torna possível identificar os pontos positivos e negativos da estratégia de gestão. 

Matriz BCG

A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson com o objetivo de realizar uma análise dos valores da empresa e as soluções e produtos que ela oferece . Desta forma é possível definir a melhor estratégia para os negócios da empresa em relação ao que é oferecido ao mercado.

A matriz BCG tem duas dimensões que são elas: taxa de crescimento do mercado e participação de mercado (participação da empresa em relação ao seu maior concorrente). No eixo considerado como Y é representado como taxa de crescimento do mercado. Esta possui uma escala linear e o ponto intermédio, que delimita as diversas áreas, é a taxa de crescimento médio do mercado. Já o eixo X representa por sua vez a participação de mercado relativa. 

5W2H

A metodologia 5W2H também é uma das mais conhecidas e usadas principalmente na fase de início de um projeto de uma empresa, por isso é uma grande aliada da gestão empresarial, pois ajuda gestores a traçar estratégias de acordo com a realidade da empresa. 

Com a metodologia do 5W2H é feito uma sequência de perguntas antes de colocar em prática o projeto. Sua sigla significa 5 perguntas com W que são: What (o quê), Why (por quê), Where (onde), When (quando), Who (quem); e duas perguntas com H que são:How (como) e How much (quanto). Assim as respostas para cada uma dessas perguntas vão definir as metas e ações de acordo com a prioridade.

Balanced Scorecard

Com o BSC se realiza a mensuração do desempenho dos negócios, a partir dos indicadores e da análise sobre as metas e objetivos estratégicos que foram pré definidos. 

Desta forma se torna possível realizar o mapa e definir um plano sobre as perspectivas financeiras, de mercado e dos processos internos de uma empresa, facilitando muito o processo decisivo de um gestor empresarial.

A Gestão Empresarial reúne todos os setores de uma empresa, auxiliando a manter o crescimento saudável e aumentar os resultados. 

Ter uma boa gestão empresarial é um diferencial competitivo, pois ela ajuda na tomada de decisões, e a ter uma visão mais ampla do negócio, prevenindo assim problemas futuros na saúde da empresa. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

A remuneração variável vem ganhando cada vez mais força nas organizações, pois se tornou uma das principais formas de reconhecer os esforços e resultados das equipes que mais contribuem para o crescimento e resultados da empresa. Ao longo deste artigo vamos falar sobre 5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil. Confira!

Como ter uma equipe de vendas bem-sucedida?

Como ter uma equipe de vendas bem-sucedida?

Todos nós já sabemos que são incontáveis os desafios para gerenciar uma equipe de vendas, principalmente quando é considerada a importância dessa área dentro do sucesso da empresa. É necessário monitorar os resultados e acompanhar a performance do time, além de ter que alinhar os objetivos e metas da empresa com o do time. E

Gestão de processos: 03 modelos que vão te ajudar a aumentar os resultados.

Gestão de processos: 03 modelos que vão te ajudar a aumentar os resultados.

As empresas e seus processos sempre estão em constante mudança e evolução, graças à transformação digital, mudança no comportamento do consumidor entre outros fatores que influenciam as empresas a repensarem seu tipo de gestão de processos e buscar o modelo mais adequado. Gestão de processos modelos para te ajudar a aumentar os resultados. Atualmente e de

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR