Gestão Empresarial: O que é? E quais tipos têm?

Gestão Empresarial: O que é? E quais tipos têm?

Sabemos que a gestão empresarial é algo essencial para as empresas e sem dúvida uma das ações mais importantes para os negócios de uma empresa de sucesso. Sem dúvida, a gestão empresarial é responsável por guiar a empresa para alcançar seus objetivos e resultados, definir melhor seus processos e evitar erros e desperdícios.  Gestão Empresarial: O que é? E quais tipos têm?

A gestão empresarial ajuda os gestores a saberem como conduzir e tomar decisões. Por isso, é necessário entender a importância da gestão empresarial e colocar em prática este conceito. 

Preparamos este artigo para que você saiba mais a respeito do que é gestão empresarial e como ela funciona para levar o seu negócio ao sucesso. 

O que é gestão empresarial? 

Quando se fala o termo gestão empresarial estamos falando da integração de todas as áreas da empresa e a sua definição está diretamente ligada ao conjunto de atividades e estratégias aplicadas na empresa. 

Com a gestão empresarial é possível fazer também uma gestão estratégica da empresa e usar os recursos financeiros, estruturais e humanos para manter tudo de forma ordenada. Todas as empresas possuem metodologias que caracterizam o seu perfil de gestão empresarial, como por exemplo: foco em crescimento, melhoria nas vendas, mais engajamento da equipe e utilização de ferramentas e metodologias que ajudam gestores a atingir seus objetivos estratégicos. 

Em resumo, o conceito da gestão empresarial está diretamente atrelado à forma de estruturar os processos e ao modo de gestão da rotina de trabalho, incluindo até a parte administrativa, financeira, RH, operacional entre outras áreas de uma empresa. 

Quais são os tipos de gestão empresarial?

Existem basicamente 04 tipos de gestão empresarial, e para te ajudar a entender qual é o melhor modelo de gestão empresarial para a sua empresa listamos a seguir: 

1. Gestão de Excelência

O modelo de gestão empresarial focado na excelência, traça estratégias focadas em guiar a empresa na direção certa em busca da excelência. Este tipo de gestão geralmente é baseado na metodologia PDCA.

2. Gestão Democrática

A gestão Democrática ou como também é conhecida como participativa, é um tipo de gestão que proporciona a liberdade para que o colaborador possa contribuir com novas idéias e sugestões para ajudar nas tomadas de decisões. O trabalho é feito em conjunto e reconhece todo o  trabalho da equipe. 

3. Gestão Meritocrática

Com o tipo de gestão meritocrática tende a valorizar, reconhecer e recompensar o colaborador pelo seu desempenho e performance dentro das funções atribuídas. Com esse tipo de gestão meritocrática é importante ter cuidado para não desenvolver um ambiente competitivo não saudável. Afinal, com a meritocracia o crescimento do profissional está diretamente ligado ao seu mérito individualmente. 

4. Foco nos processos e resultados

Como o próprio nome fala, esse tipo de gestão tem o foco em processos e resultados, ou seja, os pilares que carregam esse modelo de gestão são as atividades e a execução das ações dos colaboradores, já que este modelo procura buscar constantemente a evolução. 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a gestão empresarial e viu um pouco mais sobre os quatro tipos de gestão, confira os próximos artigos aqui em nosso blog para poder saber mais a respeito da gestão empresarial.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR