Você sabe qual a diferença entre SaaS x PaaS x IaaS?

Você sabe qual a diferença entre SaaS x PaaS x IaaS?

Você sabe qual a diferença entre SaaS x PaaS x IaaS? Se não, você muito provavelmente já ouviu falar sobre a computação em nuvem e de soluções Cloud Computing, essas soluções têm sido cada vez mais adotadas por diversos segmentos que oferecem, em algum aspecto, serviços relacionados a tecnologia.

Quanto trata-se do termo Cloud Computing existem diversos termos e dúvidas a serem esclarecidos, por isso antes de falarmos sobre SaaS, PaaS e IaaS precisamos entender o que é nuvem computacional .

De forma mais objetiva, nuvem computacional ou cloud computing, é um serviço baseado em internet, ou seja, você não precisa mais ter uma infraestrutura física para armazenamento de dados, redes e aplicações, tudo isso pode ficar disponível em um provedor de nuvem e você poderá acessar de qualquer dispositivo e lugar, basta estar conectado a internet. Um dos principais benefícios da nuvem é que você pode pagar somente pelo que você consome.

Com o crescimento da tecnologia em nuvem, surgiram formas de oferecer serviços através da internet para que as empresas pudessem utilizar, e daí surgiu os termos SaaS, PaaS e IaaS.

Vamos esclarecer a seguir para você sabe qual a diferença entre SaaS x PaaS x IaaS.

O que é SaaS?

O SaaS é um dos serviços mais comuns e mais utilizados pelos usuários finais. Esta sigla significa Software as a service ou em sua tradução Software como serviço. Este é um serviço que possui como propósito claro, atender as necessidades de quem utilizará a solução SaaS.

Geralmente os pagamentos são mensais e o valor vai de acordo com o pacote escolhido pelo usuário, o SaaS além de ser o modelo mais comum também é o mais simples de todos, pois absorve praticamente tudo para os usuários, permitindo assim que eles utilizem o software e suas funcionalidades sem ter que instalar, manter e atualizar hardwares ou softwares.

Esse modelo é disponibilizado, através de browser ou provedor, pelas empresas que vendem um software como um produto final. Este é o caso do software oferecido pela AchieveMore nele você encontra algumas funcionalidades que irão te ajudar com a gestão de performance e com o cálculo de remuneração variável da sua empresa, dentre essas funcionalidades estão: Gestão à Vista, Feedbacks, Simulador, entre outros. Todas estas funcionalidades estão disponíveis em apenas um software e você não precisa instalar nada.

Entre as principais vantagens que o SaaS oferece, não podemos deixar de destacar a facilidade no acesso e também a facilidade no processo de implementação do serviço nas organizações.

O que é PaaS?

Afinal, o que quer dizer a sigla PaaS? Em inglês, significa: plataform as a service, que traduzido para o português: plataforma como serviço. Como o nome já sugere, este modelo disponibiliza plataformas em nuvem para que novas soluções sejam desenvolvidas e implementadas.

O PaaS, oferece um ambiente de desenvolvimento assim o contratante apenas se preocupará em criar suas próprias aplicações. Esta é uma estratégia que agiliza o desenvolvimento de uma solução, permitindo que as aplicações sejam criadas de forma simples e rápida.

É muito comum o PaaS ser adotado por startups iniciantes que não têm muito dinheiro ou desenvolvedores e mesmo assim desejam desenvolver softwares modernos e completos.

O que é IaaS?

A sigla IaaS, vem do inglês que significa: infrastructure as a service, e no português: infraestrutura como serviço. Este método é um recurso de nuvem computacional, que são totalmente configuráveis, esse serviço permite que você dimensione servidores, armazenamentos, processamentos e outros itens de acordo com cada demanda.

Este é um modelo que permite aumentar e reduzir recursos, realizar configurações de infraestrutura, configurações de firewall, gerenciamento da rede e outras diversas configurações.

Qual serviço devo escolher?

E para entender as principais diferenças entre os serviços oferecidos, é preciso entender as diferentes formas de cobrança entre eles. Vale entender também qual é o nível de atendimento, qual é o tipo de escalabilidade, se existe ou não um gerenciamento especializado (suporte de TI) e qual a localização do datacenter (Brasil ou exterior).

Após o entendimento destas informações, faça um mapeamento do serviço que você precisa desenvolver e o serviço que você deseja oferecer para poder determinar com mais assertividade, qual serviço oferecido entre SaaS, PaaS e IaaS que melhor atende você e seu usuário.

Leve em consideração que a principal vantagem de uma solução em nuvem estará disponível nos três modelos, que é a flexibilidade para montar soluções que atende desde demandas pontuais e mais específicas, até uma estrutura inteira com diversas aplicações, ou seja sua empresa será atendida de forma escalável e de acordo com a sua necessidade e demanda do seu cliente.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR