Saiba como montar um plano de remuneração variável.

Saiba como montar um plano de remuneração variável.

Saiba como montar um plano de remuneração variável.

Ter todo o time motivado e focado é o sonho de todo gestor e empresa, mas sabemos que é um grande desafio, uma solução que muitas empresas aplicam é a remuneração variável. Para que a estratégia de remuneração variável seja eficiente é importante que você saiba como montar um bom plano de remuneração variável. 

A remuneração variável auxilia os gestores a planejar e definir metas mais estratégicas, proporcionando também uma transformação na cultura da organização, atraindo novos profissionais e gerando ótimas melhorias nas empresas. 

A alta competitividade dos segmentos faz com que as empresas se adaptem para produzir e se desenvolverem com mais qualidade, e a remuneração variável também tem um impacto muito positivo nessa competição das empresas no mercado. 

Afinal, o que é exatamente a remuneração variável? 

Basicamente é uma recompensa pelo atingimento de metas e resultados positivos de um colaborador ou equipe, e se tornou uma das principais estratégias para engajar e reconhecer o time. A remuneração variável permite que os colaboradores conquistem um montante financeiro no fim do mês ou período, de acordo com o desempenho e metas atingidas. 

Saiba como montar um plano de remuneração variável

A elaboração de um plano de remuneração variável envolve diversos departamentos da empresa, principalmente a equipe de gestão de pessoas, planejamento de vendas, financeiro e gestão da empresa. Conheça a seguir alguns passos importantes para montar um plano de remuneração variável eficiente em cada etapa da implantação.

Mapeamento das atividades

O passo inicial é mapear quais são as atividades e responsabilidades atribuídas para cada setor envolvido, principalmente aquelas que estão relacionadas aos objetivos e metas que desejam ser atingidos. 

Os gestores das áreas nesta etapa são figuras essenciais, pois são eles que vão dar a direção de quais são as atividades que afetam diretamente nos resultados.

Definição de indicadores

A definição dos indicadores e métricas é um passo importante, pois deve-se criar indicadores de desempenho de acordo com as atividades e entregas dos colaboradores. Existem diversos indicadores e métodos de avaliação que podem ser usados para medir os resultados.

Lembre-se que os indicadores devem estar atrelados às metas e indicam o alinhamento que foi feito entre as áreas envolvidas.

Definição da política e regras

Algumas medidas devem ser consideradas na hora de definir a política e regra de remuneração, como por exemplo: Como determinar qual será o valor ou percentual de bonificação, estabelecer o prêmio com base no salário fixo, definir quais serão os setores e cargos envolvidos, quais serão as possíveis exceções, qual será o período de apuração, como funcionará para funcionários que estão de licença médica, de férias ou que têm absenteísmo. 

As metas e as regras devem ser claras, simples e objetivas, não podendo deixar margem para interpretações subjetivas. 

Faça o acompanhamento 

Não adianta planejar, alinhar, pôr em prática e não acompanhar e analisar os resultados, pois é através do acompanhamento dos dados que você entenderá qual foi o resultado, e se é necessário realizar algum tipo de ajuste. 

Para facilitar, otimizar o tempo, e evitar erros tenha um bom software de gestão de recompensa e resultados para te ajudar.

Estruturar um plano de remuneração variável é um passo muito importante para o crescimento do seu negócio. A AchieveMore é uma plataforma especializada em gestão de resultados com especialistas dedicados a ajudar e alavancar sua empresa. Nossa meta é o seu resultado!

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR