Entenda por que analisar indicadores de performance é importante.

Entenda por que analisar indicadores de performance é importante.

É  essencial analisar indicadores de desempenho. Pois, eles são responsáveis por acompanhar a situação da empresa, processo por processo, de preferência em tempo real. Afinal, a gestão de indicadores de performance possibilita uma visão estratégica ao nível de sucesso de cada operação. Por isso, Entenda por que analisar indicadores de performance é importante.

Dessa forma, quando se mede constantemente os indicadores de performance através dos indicadores, é mais fácil identificar os gargalos que estão comprometendo o resultado para então corrigi-los.

O que é a análise de indicadores de performance?

Um indicador de performance é uma métrica de valor mensurável no qual demonstra o quão eficientemente uma empresa está operando para conquistar seus objetivos. É uma medida que demonstra o nível de sucesso de uma companhia, setor, projeto ou funcionário em relação a alguma meta específica.

Os indicadores de performance de alto nível podem focar em pontos gerais do desempenho do negócio, enquanto os indicadores de baixo nível podem focar no desempenho de processos e departamentos em si.

Entenda por que analisar indicadores de performance é importante para a sua empresa e colaboradores. 

Os indicadores de performance são importantes para que você possa atingir as metas estratégicas definidas no planejamento, seguindo o direcionamento correto. Afinal, atingir metas independente de serem financeiras ou não, é algo que depende da entrega focada e consistente de resultados.

Para que a gestão possa compreender os esforços que o time emprega, bem como onde emprega, é essencial contar com uma boa gestão de indicadores de performance. Além disso, uma boa gestão de indicadores é capaz de:

  1. Conectar o propósito à cultura do negócio

Não basta simplesmente ter um negócio para “fazer dinheiro”. Essa é uma meta branda, sem valor e a que seus funcionários não vão se conectar — afinal, o dinheiro não será totalmente deles.

É preciso ter uma missão que empodere seus funcionários, com KPIs conectados a essa missão e que sejam capazes de fazer os colaboradores se sentirem parte da jornada.

Sua empresa precisa de propósitos e os indicadores vão ajudar seus times a entenderem se estão próximos ou longe de atingi-los.

  1. Engajar os funcionários

Um propósito em comum é mais facilmente absorvido como um elemento de união entre os funcionários. Ou seja, engajar o time em busca do que a empresa quer, simplificando a comunicação e viabilizando melhores resultados.

  1. Ajudar os colaboradores a entenderem seu nível de performance

Ao definir indicadores de performance, os funcionários possuem uma base muito mais sólida para avaliar o impacto de suas ações no dia a dia e no sucesso da empresa.

Serve para guiá-los, esclarecendo se estão contribuindo conforme o esperado e se o esforço está direcionado às ações corretas.

Quer saber mais sobre o universo de análise de indicadores? Então Leia também: Como identificar e definir um bom indicador de performance?

Como os softwares de gestão de performance podem te ajudar a analisar indicadores de performance?

Um dos principais desafios da gestão de indicadores de performance não é simplesmente defini-los corretamente, mas sim conseguir monitorá-los de forma eficiente e sem erros. 

Por isso, não aposte no acompanhamento e medição manual, é necessário contar com tecnologias como softwares de gestão de performance e resultados que possam integrar com todas as demais informações da empresa e setor, além de centralizar a medição dos indicadores em um só lugar. Assim, é possível criar visualizações em tempo real de seus indicadores, conectando todas as suas fontes de dados em um único sistema. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR