Muito tem se falado sobre estes dois temas, como funciona e as diferenças entre a Meritocracia e a Holocracia dentro das empresas. Sabemos que ambos são opostos um do outro e que defendem sistemas de gestão e hierarquias diferentes, mesmo que essas sejam as principais diferenças entre a meritocracia e a holocracia, no dia a dia e na prática podemos notar outras diferenças que são importantes no processo de produtividade e crescimento da equipe.
Meritocracia e Holocracia: qual metodologia escolher?
Ambas metodologias tem suas vantagens e desvantagens, basta você entender quais são as reais necessidades da sua empresa e também como funciona o cotidiano da sua equipe. Para que você consiga decidir qual é a melhor metodologia para o perfil da sua empresa separamos algumas perguntas que irão te ajudar, confira a seguir:
- Qual é o perfil que mais se encaixa com o modelo de negócio da minha empresa? (conservador ou inovador)
- Como funciona a cultura organizacional da minha empresa?
- Minha equipe receberá bem essa mudança?
- Quais são os impactos positivos que a mudança de metodologia hierárquica pode causar?
- Quais são os impactos negativos que a mudança de metodologia hierárquica pode causar?
Por fim, além de buscar responder todas essas perguntas é importante que você busque entender de fato quais são as diferenças entre a meritocracia e a holocracia.
Quais são as principais diferenças entre a meritocracia e a holocracia?
Salário e bonificação
No ambiente corporativo onde a meritocracia é aplicada como modelo de hierarquia é muito comum que os funcionários recebam bonificações de acordo com os resultados e até mesmo aumentos de salário por conta da sua boa performance. Já em um modelo de trabalho com a holocracia bonificação e aumentos salariais são mais difíceis de acontecerem de forma individual, pois geralmente todos os funcionários são recompensados de forma igualitária.
Cargos e promoções
Assim como acontece com os salários e bonificações na meritocracia os cargos são de acordo com alguns pré requisitos, tais como grau de instrução, nível de experiência no cargo entre outros fatores, e as promoções são de acordo com a entrega de resultados e nível de contribuição para o crescimento da empresa, ou seja, de acordo com o mérito da pessoa. Já na holocracia não existem cargos, pois os funcionários são responsáveis por determinada função ou atividade o que consequentemente acaba influenciando nas promoções já que não existe uma hierarquia para que a promoção de cargo aconteça.
Tomadas de decisões
Na meritocracia as tomadas de decisões são um processo mais demorado, pois de acordo com o grau de importância da decisão é necessário subir alguns níveis da hierarquia para que a decisão seja tomada. Já na holocracia as tomadas de decisões são mais fáceis e práticas, já que cada profissional é responsável pela tarefa e função e não é necessário subir a hierarquia para que determinada situação seja resolvida ou uma decisão seja tomada.
Senso de Proatividade
Na meritocracia muitas vezes os profissionais não são proativos ou é necessário realizar algum tipo de campanha de incentivo para que o engajamento e proatividade da equipe aumente. As empresas que aplicam a holocracia possuem funcionários mais proativos, pois o profissional passa a ser responsável por determinada atividade ou tarefa e isso faz com que ele dê o seu máximo para realizar determinada ação.
Essas foram as quatro diferenças que mais se destacaram entre a meritocracia e a holocracia. É muito importante que você tenha ciência de todos esses pontos e principalmente qual será o impacto delas dentro da sua empresa antes de decidir qual metodologia aplicar dentro da sua empresa.