Diferenças entre a Meritocracia e a Holocracia.

Diferenças entre a Meritocracia e a Holocracia.

Diferenças entre a Meritocracia e a Holocracia.

Muito tem se falado sobre estes dois temas, como funciona e as diferenças entre a Meritocracia e a Holocracia dentro das empresas. Sabemos que ambos são opostos um do outro e que defendem sistemas de gestão e hierarquias diferentes, mesmo que essas sejam as principais diferenças entre a meritocracia e a holocracia, no dia a dia e na prática podemos notar outras diferenças que são importantes no processo de produtividade e crescimento da equipe.

Meritocracia e Holocracia: qual metodologia escolher?

Ambas metodologias tem suas vantagens e desvantagens, basta você entender quais são as reais necessidades da sua empresa e também como funciona o cotidiano da sua equipe. Para que você consiga decidir qual é a melhor metodologia para o perfil da sua empresa separamos algumas perguntas que irão te ajudar, confira a seguir: 

  • Qual é o perfil que mais se encaixa com o modelo de negócio da minha empresa? (conservador ou inovador)
  • Como funciona a cultura organizacional da minha empresa? 
  • Minha equipe receberá bem essa mudança?
  • Quais são os impactos positivos que a mudança de metodologia hierárquica pode causar?
  • Quais são os impactos negativos que a mudança de metodologia hierárquica pode causar?

Por fim, além de buscar responder todas essas perguntas é importante que você busque entender de fato quais são as diferenças entre a meritocracia e a holocracia.

Quais são as principais diferenças entre a meritocracia e a holocracia? 

Salário e bonificação

No ambiente corporativo onde a meritocracia é aplicada como modelo de hierarquia é muito comum que os funcionários recebam bonificações de acordo com os resultados e até mesmo aumentos de salário por conta da sua boa performance. Já em um modelo de trabalho com a holocracia bonificação e aumentos salariais são mais difíceis de acontecerem de forma individual, pois geralmente todos os funcionários são recompensados de forma igualitária.

Cargos e promoções

Assim como acontece com os salários e bonificações na meritocracia os cargos são de acordo com alguns pré requisitos, tais como grau de instrução, nível de experiência no cargo entre outros fatores, e as promoções são de acordo com a entrega de resultados e nível de contribuição para o crescimento da empresa, ou seja, de acordo com o mérito da pessoa. Já na holocracia não existem cargos, pois os funcionários são responsáveis por determinada função ou atividade o que consequentemente acaba influenciando nas promoções já que não existe uma hierarquia para que a promoção de cargo aconteça. 

Tomadas de decisões

Na meritocracia as tomadas de decisões são um processo mais demorado, pois de acordo com o grau de importância da decisão é necessário subir alguns níveis da hierarquia para que a decisão seja tomada. Já na holocracia as tomadas de decisões são mais fáceis e práticas, já que cada profissional é responsável pela tarefa e função e não é necessário subir a hierarquia para que determinada situação seja resolvida ou uma decisão seja tomada. 

Senso de Proatividade

Na meritocracia muitas vezes os profissionais não são proativos ou é necessário realizar algum tipo de campanha de incentivo para que o engajamento e proatividade da equipe aumente. As empresas que aplicam a holocracia possuem funcionários mais proativos, pois o profissional passa a ser responsável por determinada atividade ou tarefa e isso faz com que ele dê o seu máximo para realizar determinada ação.

Essas foram as quatro diferenças que mais se destacaram entre a meritocracia e a holocracia. É muito importante que você tenha ciência de todos esses pontos e principalmente qual será o impacto delas dentro da sua empresa antes de decidir qual metodologia aplicar dentro da sua empresa. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR