Quais são as vantagens e desvantagens da Holocracia?

Quais são as vantagens e desvantagens da Holocracia?

Quais são as vantagens e desvantagens da Holocracia?

Você já se imaginou trabalhando em um lugar onde todas as pessoas são as responsáveis pela gestão da empresa, sem nenhum tipo de hierarquia? Essa forma de trabalho existe, tem ganhado força no mercado, e seu nome é Holocracia! 

A Holocracia é um conceito que abrange desde a administração de uma empresa de forma horizontal até o método de encorajar os membros da equipe a liderarem a si próprios e a tomarem decisões para o bem da empresa e da equipe. 

Para entender melhor o que é e esse conceito de holocracia confira o artigo: O que é Holocracia e como ela funciona. , nele você conseguirá entender por que essa metodologia tem ganhado tanto espaço no mercado e conquistado tantas empresas com o pensamento jovem e flexível.

Para irmos mais a fundo neste universo, precisamos entender quais são as vantagens e desvantagens da Holocracia. Confira a seguir! 

Entenda as Vantagens da Holocracia!

Vamos conhecer quais são as vantagens da Holocracia para entender qual o impacto de uma mudança tão grande na estrutura da empresa. 

Decisões e respostas mais ágeis e flexíveis: 

Pelo fato de todos os profissionais da empresa terem autonomia em tomar decisões ou responderem como responsável por uma determinada situação, acaba sendo mais fácil as respostas e as resoluções chegam de maneira mais rápida. 

Já que no modo tradicional onde todos os processos e tomadas de decisões precisam subir de acordo com a hierarquia e o grau de necessidade, consequentemente acaba levando um tempo maior para as coisas se resolverem. 

Maior grau de responsabilidade:

Como falamos anteriormente com a holocracia, as tomadas de decisões e as respostas para resolver determinada situação acaba sendo muito mais fácil, por isso o senso de responsabilidade também se torna algo muito maior. Quando um funcionário sabe que ele terá total autonomia e responsabilidade por determinado projeto ou função, acaba que o grau de responsabilidade do profissional também aumenta. 

Diferente da hierarquia comum que vemos onde muitas vezes alguns profissionais acabam se isentando de determinada responsabilidade pois sabe que têm alguém superior a ele que responderá pelo projeto caso algo dê errado. 

Diferenciação da concorrência: 

Dificilmente empresas do mesmo segmento e que são concorrentes conseguiram entregar os mesmos resultados se trabalharem com estruturas de trabalho iguais. Sem dúvida, a empresa que possuir a holocracia como conceito de trabalho a equipe se desenvolverá mais rápido e a entrega dos resultados também acontecerão de forma rápida por conta do maior senso de responsabilidade. 

Já as empresas com hierarquia tradicional levará um período mais longo para crescer em seus resultados, já que para avançar nos processos precisa respeitar a hierarquia da organização. 

Maior engajamento e inovação  dos profissionais:

Quando se tem uma cultura dentro da empresa onde os profissionais têm a liberdade de tomar decisões e são responsáveis por suas tarefas e projetos o nível de engajamento aumenta, e consequentemente a chance deles inovarem com novas soluções e estratégias também é maior. 

Em um modelo convencional, muitos profissionais se sentem limitados a apenas fazer o que é demandado.

Entenda as desvantagens da holocracia.

Mais desafios na hora da prática:

Por se tratar de um novo conceito e não tão comum entre as empresas, na hora que a holocracia é colocada em prática muitas vezes podem surgir alguns desafios como, por exemplo, difícil aceitação da equipe que já está acostumada com um processo de trabalho mais tradicional.

Falta de aceitação e autonomia: 

Quando profissionais não têm o hábito de ser autônomos e tomar as responsabilidades para si acabam dificultando o processo de adaptação e impedindo até mesmo a aceitação de outros profissionais da equipe. 

Possíveis problemas podem surgir:

Quando muitos profissionais não se adaptam ao novo modelo de negócio, existe uma certa dificuldade em assumir a responsabilidade quando os problemas acontecem, atrasando algumas tarefas ou resoluções.

Pode não funcionar para todos dependendo do perfil:

Antes de decidir adotar a holocracia na sua empresa é importante avaliar a realidade da organização e de seus colaboradores antes de embarcar nesta jornada de mudança da metodologia de gestão. 

A holocracia tem ganhado cada vez mais espaço, e por isso, busque entender muito bem como ela funciona, converse com sua equipe apresentando seus objetivos e alinhe quais são as expectativas esperadas e entenda se eles estão prontos para as mudanças.

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