4 tipos de análises de vendas para a sua gestão comercial. 

4 tipos de análises de vendas para a sua gestão comercial. 

Realizar a análise de vendas de forma regular e eficaz permite que as metas e os objetivos da equipe de vendas sejam alcançados de forma consistente e saudável. Isso porque a informação, se não for baseada em dados, só se tornará uma simples informação, sem base comprovada. Por isso, os líderes de vendas precisam ser orientados para resultados e focados na melhor performance de sua equipe e devem fazer da análise de vendas uma parte central de sua gestão. Pensando nisso, preparamos para você, caro gestor, 4 tipos de análises de vendas para a sua gestão comercial.  

Entenda o que é análise de vendas?

A análise de vendas, também conhecida como Sales Analytics, nada mais é do que o processo de leitura de dados voltado para maior compreensão da performance das vendas, considerando a performance da equipe, os resultados do processo comercial e os indicadores do mercado. 

A AchieveMore é uma plataforma de gestão de performance com foco em resultados desenvolvida e pensada para times que não tem tempo nem dinheiro a perder. Com a AchieveMore é possível gerenciar todo o processo estratégico de suas metas e indicadores de performance (KPIs) e a equipe de vendas facilmente, com aplicativos Web e Mobile. 

Como realizar uma análise de vendas?

A análise de vendas é sustentada, basicamente, por dois pilares principais, que são; indicadores (como métricas e KPIs) e soluções tecnológicas, entenda a seguir como funcionam: 

Métricas e KPIs

As métricas de vendas e os KPIs de vendas (indicadores-chave de desempenho) ou como também são chamados de indicadores de vendas, são ferramentas usadas para mensurar quantativamente os resultados de vendas, sejam eles individuais ou coletivos. 

Afinal, esses indicadores são responsáveis por nos apresentar os dados que você deve analisar, de acordo com o seu objetivo. O primeiro passo, portanto, é definir um propósito para a análise de vendas, para então identificar quais indicadores devem ser mensurados. 

Conheça os 4 tipos de análises de vendas que podem ficar de fora da sua gestão comercial.

Veja quais são os tipos de análise que você pode realizar para uma gestão comercial mais eficiente:

1. Análise de performance em vendas;

A análise de performance em vendas permite que a liderança compreenda a performance dos vendedores, mapeando seus pontos fortes e pontos que devem ser ajustados para aprimorar a força de vendas.

Avaliar essa performance fornece insumo para que os gestores apliquem feedbacks para os vendedores, saibam como motivá-los e engajá-los, e identifiquem estratégias para elevar os resultados, como os treinamentos de vendas, workshops e dinâmicas.

2. Análise preditiva de vendas

A análise preditiva de vendas basicamente informa a previsibilidade de vendas, e os riscos e oportunidades futuras. Desta forma, você é capaz de entender a chance de determinado cliente fechar negócio, identificar sazonalidades e encontrar oportunidades de cross-selling ou up-selling de acordo com as demandas e necessidades do cliente. 

Desse modo, as tomadas de decisão podem ser mais rápidas e assertivas, prevenindo ou minimizando os impactos negativos de resultados indesejados.

3. Análise do funil de vendas

A análise do funil de vendas é responsável por investigar o comportamento das negociações ao longo do funil de vendas. Com ela, é possível ajustar atividades e abordagens para que os vendedores levem a maior quantidade de negócios no funil para a última etapa. 

Os mais importantes indicadores de funil de vendas nós já citamos aqui. Eles incluem a taxa de conversão, a quantidade de negócios perdidos e ganhos, ciclo de vendas e ticket médio.

4. Análise diagnóstica

Antes de traçar qualquer tipo de estratégia, é essencial entender como está a performance de vendas atualmente. Para isso, é essencial realizar uma análise do cenário atual e identificar o que deve ser melhorado.

E é para isso que serve a análise diagnóstica: ela é responsável por colher os resultados e aponta os motivos por trás deles. Assim, é possível encontrar pontos fortes e fracos de seu processo de gestão e compreender qual o melhor caminho para torná-lo mais eficiente.

Tenha um software de gestão de performance com foco em resultados. 

Como vimos até aqui, os softwares de gestão de performance com foco em resultados não só automatizam a coleta e gestão dos dados, o cruzamento de informações e a análise dos dados e resultados, mas fornecem também um ambiente seguro para seus dados, evitando duplicidades e erros.

Sendo assim, a melhor forma de começar a analisar seus resultados em vendas é contando com um softwares de gestão de performance com foco em resultados como o da AchieveMore, para que o “trabalho duro” seja feito pela ferramenta, enquanto você se dedica aos insights e estratégias que podem surgir destas análises.

Por isso, te convidamos a conhecer mais sobre o software de gestão de performance com foco em resultados da AchieveMore, uma plataforma de gestão de indicadores com foco em resultados pensada para todos os níveis dentro da sua empresa. Solicite uma demo! 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR