7 dicas para gerenciar melhor o seu time comercial

7 dicas para gerenciar melhor o seu time comercial

Entenda qual é o papel do gestor de vendas, como uma equipe comercial deve atuar para isso separamos  7 dicas para gerenciar melhor o seu time comercial.

7 dicas para gerenciar melhor o seu time comercial

Sabemos que a gestão de equipe de vendas é uma missão repleta de desafios. Não é nada fácil recrutar e coordenar talentos, definir processos, delegar e monitorar tarefas, estabelecer metas e ainda manter os vendedores engajados e motivados em suas atividades.

Mas antes de entendermos quais são as 7 dicas para gerenciar melhor o seu time comercial, precisamos entender alguns papeis importantes dentro do processo comercial, como por exemplo, o papel do gestor de vendas.

Afinal, Qual é o papel do gestor de vendas?

Em poucas palavras é o capitão do time, pois ele é a pessoa responsável por supervisionar todas as estratégias e ações que ocorrem dentro do setor de vendas. É o gerente que vai definir metas de vendas, desenvolver programas de treinamento para sua equipe e realizar todo o trabalho mais analítico. 

A maioria dos gestores de vendas tem como suas prioridades a definição de metas de vendas, supervisão de vendas/equipe e acompanhamento de dados. Em alguns casos, é possível encontrar gestor de vendas que recrutam, contratam e treinam novos membros da equipe de vendas, no entanto essa não é uma realidade para todos.

Os gerentes de vendas também devem coletar e interpretar dados complexos para atingir as áreas mais promissoras e identificar as estratégias de vendas mais eficazes. Eles precisam trabalhar com pessoas de outros departamentos e com clientes, portanto, precisam ser capazes de se comunicar com clareza. Ao ajudar nas vendas, eles devem ouvir e responder às necessidades dos clientes e devem ser capazes de avaliar a performance da equipe de vendas e desenvolver maneiras de melhorar os membros em dificuldades.

Confira as 7 dicas para gerenciar melhor o seu time comercial.

Para gerenciar uma equipe de vendas de maneira mais eficiente e potencializar os resultados, existem algumas boas práticas que você pode implementar no seu time.

Confira abaixo7 dicas para gerenciar melhor o seu time comercial:

1 – Monte uma equipe de profissionais com perfis variados

Ter uma equipe diversa pode contribuir bastante para o aumento na performance em vendas. Busque selecionar vendedores com perfis e experiências variadas, mas que se complementam desta forma um poderá contribuir com suas individualidades e ajudar nas limitações dos demais colegas.

2 – Organize o time de vendas de acordo com as etapas do processo.

É importante que você saiba identificar as habilidades do seu time e organizar os vendedores de acordo com as etapas do processo de vendas. Sendo assim, não coloque na prospecção um colaborador que tem mais potencial para o fechamento, por exemplo. 

3 – Padronize os processos da equipe de vendas

O processo de vendas que segue um padrão pré-estabelecido tende a ser mais bem sucedido e contar com menos erros. Sendo assim, elabore um roteiro que servirá de apoio para os vendedores. Assim, todos saberão o que, quando e como fazer em cada etapa do processo comercial.

4 – Não sobrecarregue os seus vendedores 

Encher os vendedores de responsabilidades e tarefas pode acabar tendo um efeito negativo no desempenho da equipe. A qualidade das entregas e a produtividade pode ficar bastante comprometida. Por isso é muito importante conhecer e respeitar os limites dos seus vendedores.

5 – Saiba reconhecer os esforços do time

Para manter o time de vendas motivado, é importante mostrar que você reconhece e valoriza os esforços que eles fazem na busca por melhores resultados. Por isso, estabelecer um processo de recompensa pelos resultados como a remuneração variável com base nos resultados é uma excelente alternativa. 

Para saber mais sobre a remuneração variável, confira este conteúdo: Como gerenciar a performance através da remuneração variável.

6 – Ofereça capacitação para os vendedores

Um bom gestor comercial precisa ser capaz de identificar a necessidade  e limitações de sua equipe, Por isso, oferecer treinamentos é muito importante seja para atualizar técnicas de vendas ou preparar os vendedores para exercerem novas atribuições. 

7 – Faça uso de sistema de gestão de performance com foco em resultados.

Um  software de gestão de performance e resultados é uma solução completa que usa a tecnologia para descomplicar e otimizar a gestão dos resultados do seu time de vendas . O foco é facilitar as tarefas do dia-a-dia e automatizar processos, oferecendo informações precisas e seguras para uma tomada de decisões com mais rapidez e qualidade.

Se você deseja saber mais sobre o que é um software de gestão de performance e resultados, leia este texto e alguns dos benefícios. Quais são os benefícios de um software de gestão de performance.

Conheça a AchieveMore e descubra como melhorar a performance do seu time de vendas.

A AchieveMore é um software de gestão de performance com foco em resultado. Portanto, seu papel é ajudar o gestor de vendas a obter as informações necessárias para orientar a sua equipe comercial a atingir os objetivos e metas de vendas. Ao mesmo tempo, o nosso software fornece as ferramentas necessárias para estimular o colaborador a adotar uma cultura de “foco em resultados” e autogestão. 

Transparência com relação aos objetivos e à performance, acompanhamento de metas, vinculação entre remuneração variável e performance. As possibilidades são muitas, mas vale destacar que a AchieveMore contribui fortemente para que as equipes alcancem mais e melhores resultados.

A AchieveMore garante a execução do planejamento estratégico, traduzindo os objetivos da empresa em metas para os diferentes níveis. Assim, todos os dias, os colaboradores ficam sabendo o que precisam fazer para serem reconhecidos, fomentando a autogestão e a sensação de pertencimento.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR