Gerenciar uma equipe é um desafio constante, isso implica em lidar com todas as dinâmicas, atividades e responsabilidades; e para isso é necessário estar sempre preparado para todas as etapas e desafios. Uma das formas de alcançar esse conhecimento é através de um hábito transformador que é a leitura. Pensando na importância da leitura para o conhecimento dos gestores, trouxemos aqui 4 livros essenciais que todo gestor de equipes deveria ler.
Confira a seguir quais livros você deve inserir na sua lista de leituras!
1. The Kind Leader – Karyn Ross
Para começar a nossa lista trouxemos a obra de Karyn Ross, “The Kind Leader” (“O Líder Gentil”, em tradução livre). Essa obra mostra uma quebra de paradigma sobre os conceitos de liderança, oferecendo a prática da Liderança Gentil Contínua, com base em estudos de caso e reflexões.
O que é notado nas atitudes de muitos gestores que acabam atuando de maneira mais “agressiva”, a autora mostra para seus leitores como a gentileza gera liderança. E, como isso repercute na cultura organizacional, proporcionando melhorias nas relações com os colaboradores.
O livro ainda aborda quatro tipos de interação, de acordo com o envolvimento, interesses e resultados para cada pessoa relacionada, sendo eles: concorrência, colaboração, cooperação e gentileza.
2. Os 27 Desafios que Todo Chefe Deve Enfrentar – Bruce Tulgan
Alguns acreditam que liderar é uma habilidade que nasce junto com a pessoa, já outras pessoas acreditam que a habilidade pode ser desenvolvida, independente da forma que você pensa a respeito da liderança. O fato é que ser líder traz consigo um grande desafio.
Pensando em facilitar esse processo de liderança, recomendamos o livro “Os 27 Desafios que Todo Chefe Deve Enfrentar”, onde o seu conteúdo é baseado em mais de 20 anos de pesquisas e nas experiências do fundador e CEO da RainmakerThinking, Bruce Tulgan.
Neste livro você poderá encontrar diversos insights para lidar com atividades recorrentes, como: gestão de desempenho, comportamento, forças externas que não pode controlar, e até mesmo, a necessidade de renovações na gestão.
É importante destacar que o livro também aborda o desenvolvimento de autogerenciamento na equipe e como isso pode ser alcançado através do despertamento das habilidades básicas. Ou seja, com o direcionamento adequado, você pode conduzir os colaboradores, aumentando a produtividade e superando os desafios.
3. A Confiança Inteligente – Stephen Covey e Greg Link
Prosseguindo em busca pela atuação mais eficaz à frente da gestão, é necessário que seja feita a construção de uma importante ponte: a confiança. Porém, nesse caminho há dois extremos que devem ser evitados, a confiança cega e a falta de confiança. Sendo assim, o percurso mais adequado é o da confiança inteligente.
O livro “A confiança inteligente” escrito pelos autores Stephen Covey e Greg, fomenta a confiança como equivalente ao desenvolvimento da capacidade de ponderar e analisar três variáveis: oportunidade, risco e credibilidade. Vale destacar também que o desenvolvimento dessa conexão pode ser lucrativo! Pois, gera frutos a nível individual, como prosperidade, energia, alegria e até a adoção de novas posturas, mas também a nível coletivo, envolvendo a apuração da capacidade criativa da equipe, maior compromisso e proporcionando bem-estar.
4. Os 5 níveis da Liderança – John C. Maxwell
A obra “Os 5 níveis da Liderança” do autor John C. Maxwell, com a qual você aprenderá insights sobre os mais assíduos questionamentos na área de liderança.
O livro mostra que antes de subir o primeiro degrau é necessário entender que a liderança não é uma disputa individualista pelo topo, já que o avanço de outros líderes aumenta o poder da empresa. Com isso, o ponto de partida é a “posição”, que pode ser utilizada como forma de influência e incentivo.
O segundo estágio, denominado “permissão” é baseado na construção da relação entre líder e liderado, que é conduzida pelo fato dos colaboradores serem estimados e respeitados, ao ponto de seguirem e reconhecerem a liderança de forma espontânea. E assim, a ascensão segue.
A liderança e o processo de construção.
Acreditamos que após a leitura desses livros, ficará mais claro a importância de estar sempre se capacitando para não proporcionar apenas resultados satisfatórios, mas também guiar e se conectar com sua equipe. Os 4 livros essenciais que todo gestor de equipes deveria ler, compõe uma grande diversidade de conhecimento.