05 dicas para incluir o seu projeto no orçamento da empresa.

05 dicas para incluir o seu projeto no orçamento da empresa.

05 dicas para incluir o seu projeto no orçamento da empresa.

Sabemos que muitas vezes é difícil convencer a diretoria de que determinado projeto é importante e de que trará benefícios para a empresa. Muitas vezes um projeto surge quando existe um problema latente dentro da organização e você precisa resolver. E para te ajudar nesse desafio no artigo de hoje vamos te dar 05 dicas para incluir o seu projeto no orçamento da empresa e convencer seu chefe a comprar a sua ideia.

Antes de tudo é importante que você saiba que ao apresentar um projeto para a sua empresa, você estará na posição de vendedor, então o seu papel é pensar na melhor forma de apresentar a solução e já estar pronto para quebrar as objeções. 

Quais são as 05 dicas para incluir o seu projeto no orçamento da empresa?

1. Defina o escopo

A definição do escopo é a principal questão ao se analisar quando um projeto está sendo apresentado, pois é nele que se encontram a abordagem e o processo que sua equipe usará ao fazer a gestão.Todo projeto precisa de um escopo claro e bem definido, estabelecendo prazos, etapas e pessoas envolvidas.  

Um bom escopo é aquele que demonstra as estratégias que envolvem esse projeto, e qual será o impacto dele seja positivo ou negativo a partir da execução.  Esse escopo precisa estar claro, e muito bem articulado e definindo todo o impacto do projeto, apontando qual é a sua importância, revelando o que precisa ser realizado em cada etapa e o tempo de execução previsto para cada atividade.

2. Identifique os apoiadores do seu projeto

Quando se tem um bom projeto bem definido, vão surgir automaticamente outras pessoas que comprarão também a ideia. Esses apoiadores são muito importantes na hora de argumentar na apresentação. É importante que esse apoiador esteja presente em todas as etapas com você e de fato se torne um parceiro. 

Afinal, essa pessoa será vital para atrair a aprovação da sua proposta pelas partes interessadas que ainda não estão envolvidas com você ou sua área diretamente. Se você não conseguir demonstrar as oportunidades de negócios inerentes ao projeto e persuadi-los de que seu projeto é a solução de fato. 

3. Compare o investimento vs retorno

Com o escopo definido e um time comprometido em vender a ideia chegou a hora de colocar em prática uma etapa que será extremamente relevante para a decisão final do projeto. Uma das principais objeções que aparecem quando um projeto é apresentado é a questão do investimento. 

Muitas empresas se preocupam com o fator investimento, principalmente quando o projeto tem um alto valor agregado. Por isso, já apresente seu projeto com um comparativo entre o investimento que será feito versus o retorno que será recompensado pelo investimento, principalmente se o investimento envolverá diversos usuários ou setores da empresa, não se esqueça de levar em consideração em quanto tempo será esse retorno. 

4. Liste quais sãos os principais benefícios 

Além de apresentar o retorno do investimento o que é um benefício quantitativo, é importante apresentar também os benefícios qualitativos, ou seja, mostre para a empresa qual é o impacto dos principais benefícios, tanto para a empresa quanto para as pessoas e áreas envolvidas. 

Pense em apresentar benefícios como: impacto na performance do time, melhoria nos processos internos e externos, economia com gastos desnecessários, entre outros. Esses e outros benefícios, sem dúvida serão um fator importante para apresentar o seu projeto e a empresa entender a importância dele.

5. Saiba a melhor forma de apresentar sua ideia e projeto. 

Quando for apresentar o seu projeto leve em consideração de qual será a melhor forma de apresentar seu projeto e de como o decisor gosta de receber as ideias. Um erro muito comum é montar o projeto da forma que você acredita ser a melhor, mas não se esqueça que cada pessoa tem uma forma diferente de absorver as informações. 

Faça uma apresentação pelo ponto de vista do seu chefe, e não deixe de destacar quais são os ganhos ao aprovar o projeto. Por isso, reflita antes de apresentar em como o projeto pode gerar resultados positivos para ele e para a empresa, por isso insira ele na ideia. Mais do que a aprovação, é imprescindível que o chefe queira o sucesso do projeto.

Concluindo, para que você tenha sucesso na hora de incluir o seu projeto no orçamento da empresa, lembre-se que os detalhes são importantes, leve em consideração de quais fatores farão de fato diferença na hora de argumentar e quebrar objeções.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR