A importância da criatividade e inovação nas empresas.

A importância da criatividade e inovação nas empresas.

A importância da criatividade e inovação nas empresas.

Já falamos por aqui que a inovação e a criatividade são elementos fundamentais para o sucesso de uma empresa. Muitas empresas geralmente trabalham com ações mais tradicionais e conservadoras, porém com o crescimento da tecnologia a importância da criatividade e inovação nas empresas tem cada vez se tornado maior. 

Hoje as empresas só conseguem evoluir com a junção desses dois elementos que têm impacto direto na cultura organizacional e na mentalidade de toda a equipe, sem dúvida o caminho mais certeiro é partir para a inovação. 

Mas, a pergunta que não quer calar é, como ter criatividade e inovação dentro das empresas? 

Entenda a importância da criatividade e inovação nas empresas.

Por mais que a criatividade e a inovação sejam elementos diferentes, ambos são fundamentais um para o outro, caminhando juntos na mesma direção. Para melhor entendimento precisamos esclarecer qual é a diferença entre a criatividade e a inovação:

O que é criatividade? 

Em resumo a criatividade é encontrar ideias e relacionar soluções, no ambiente de trabalho a criatividade geralmente é descrita como um talento e capacidade de criar soluções inteligentes para os mais variados desafios. O processo criativo é a etapa onde se estrutura todas as ideias e soluções encontradas em busca da mais assertiva, ou seja o processo criativo é direcionar os esforços em busca de captar ideias inovadoras.

O que é inovação? 

Já a inovação é um conceito bem variado dependendo de como é aplicado e de qual contexto ela se encontra, geralmente no âmbito da empresa a inovação é, uma etapa na qual exploramos novas ideias com sucesso, por isso que a criatividade por mais que seja diferente da inovação elas caminham juntas. Quando precisamos encontrar soluções para uma determinada situação a inovação nos encoraja a pensar diferente e a encontrar soluções criativas.

Em resumo, ideias inovadoras surgem da criatividade das pessoas em encontrar soluções inovadoras, quanto maior a sua base de conhecimento e vontade de aprender coisas novas, mais ideias e soluções criativas e inovadoras você pode encontrar. 

Como inserir a criatividade e inovação na cultura da empresa? 

É fato que nem todas as pessoas são criativas e inovadoras como gostaríamos que fosse, mas todas as pessoas têm suas experiências individuais e conhecimentos diferentes, por isso cada pessoa se destaca mais em uma determinada situação. É importante frisar este ponto, pois nem sempre todos vão atender as nossas expectativas, e trazer soluções criativas e inovadoras quando precisamos, principalmente no ambiente corporativo onde cada pessoa se encaixa melhor em determinada tarefa ou setor da empresa. 

Mas, isso não quer dizer que você não possa estimular a criatividade e inovação dentro da equipe ou empresa em que está inserido. Para isso, é preciso investir em ferramentas e ações que possibilitem o desenvolvimento dos profissionais envolvidos para novas ideias.4

Para te ajudar a inserir a criatividade e a inovação na cultura da empresa de maneira mais rápida, você poderá seguir dois caminhos diferentes, confira a seguir quais são: 

Caminho 01:  Ofereça um ambiente de trabalho diferenciado e amigável.

Você já parou para pensar se a sua empresa oferece um ambiente de trabalho diferenciado e amigável para os colaboradores? Esse sem dúvida é um dos fatores que influenciam os colaboradores a serem mais criativos e a ter ideias inovadoras. Além disso, um ambiente de trabalho diferenciado e amigável mostra o nível de maturidade em que a empresa se encontra. Sua empresa pode se destacar em pequenos pontos como: 

  • Ambientes coloridos e bem iluminados costumam estimular a criatividade e bom humor;
  • Pense também no tempo de descanso da equipe dentro da empresa, criando um espaço de lazer;
  • Seja profissional, mas não seja tão formal ao lidar com a equipe no dia a dia; Demonstre que você se importa com o bem-estar da equipe e dos profissionais de maneira individual;
  • Esteja sempre aberto e disponível para conversar e ouvir.

Para concluir é muito importante que a empresa ofereça um bom equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal. Essa atitude sem dúvida não só ajuda a eliminar o estresse e a sensação de sobrecarga, como também desenvolve um ambiente agradável para o profissional ser mais criativo e inovador. 

Caminho 02:  Experimente novas abordagens e soluções.

Experimentar novas abordagens e soluções para as situações, também é um método para estimular ideias criativas e inovadoras, por exemplo: Alguma vez na sua vida você precisou improvisar algo e acabou encontrando uma nova solução igual ou melhor do que a que já tinha.  

Mas, não se prenda apenas para aquilo que vem a sua mente, aproveite para experimentar abordagens e soluções oferecidas por outras pessoas, quando nos abrimos para ouvir novas sugestões acaba aparecendo ideias que não passaram pela nossa mente. 

Ter reuniões de brainstorming acaba sendo uma ótima alternativa para deixar a equipe confortável em falar de suas ideias e oferecer soluções criativas, tornando-se uma ótima opção para criar esse tipo de mudança no ambiente de trabalho. 

Muitas iniciativas podem não ser aplicadas para uma questão em específico, mas a grande maioria pode ser aproveitada em outras questões futuras. Além disso, evite falar um “não” logo de cara para que os profissionais se sintam confortáveis em continuar sugerindo. 

Em resumo, encontrar maneiras de gerar um ambiente criativo e inovador, irá ajudar a sua empresa a ter profissionais que pensam fora da caixa e sempre dispostos a explorar novas ações e soluções, isso ajudará a sua empresa a se destacar diante do mercado e de outras empresas mais conservadoras. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

Quando o assunto é reter talentos, os profissionais de RH enfrentam vários desafios, pois atrair e reter bons profissionais é um ponto que atinge vários outros fatores dentro do setor de RH. Devemos considerar que um dos principais bens de uma organização são seus bons profissionais, pois acabam se tornando imprescindíveis para o bom funcionamento

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Qual é a primeira coisa que pensamos quando o assunto é indicadores de produtividade? Muito provavelmente a primeira coisa que você deve ter pensado é como acompanhar e medir a produtividade do meu time? Sem dúvida, o sonho de todo gestor é conseguir acompanhar todo o processo e encontrar pontos de melhorias para alavancar a

SaaS para RH: o que é e como funciona

SaaS para RH: o que é e como funciona

Existem diversas empresa que oferecem um Software as a Service, ou como é mais conhecido SaaS, sem dúvida os Softwares SaaS se tornaram parte de uma grande revolução tecnológica, pois são aquelas soluções que muitas vezes nem sabemos que precisamos, mas quando conhecemos elas se tornam essenciais para a nossa rotina de trabalho.  Você já

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR