Os impactos de uma cultura organizacional tóxica.

Os impactos de uma cultura organizacional tóxica.

Os impactos de uma cultura organizacional tóxica.

Muito tem se falado sobre a importância de gerar uma cultura organizacional saudável para os profissionais de uma empresa. Mas, e quando ocorre o contrário? Ao invés de existir uma cultura organizacional saudável ela se torna tóxica? Pouco se fala do lado negativo de uma cultura organizacional tóxica, o que torna um tabu para os profissionais sobre quais são os impactos de uma cultura organizacional tóxica.

Antes que você continue a leitura, pare por um instante e reflita se a empresa em que você faz parte possui um setor de RH no qual prioriza a satisfação dos funcionários da empresa como um todo? 

Se a sua resposta foi não, é melhor começar a analisar e rever mais de perto como a cultura organizacional da sua empresa está afetando diretamente o desempenho e até mesmo o psicológico dos profissionais em relação ao negócio. 

O que é uma cultura organizacional tóxica?

A cultura organizacional é a junção de conjuntos de valores, crenças e costumes que formam a maneira como a empresa se expõe tanto para o seu público interno que são os próprios funcionários, como também para o seu público externo que são clientes, fornecedores, prospects e até mesmo a sociedade. 

A cultura organizacional está relacionada ao código de conduta da empresa, esse código determina como os colaboradores devem agir eticamente dentro da instituição, de forma simplificada, são normas de direitos e deveres, no qual os profissionais devem seguir com o objetivo de ter manter um ambiente saudável e respeitoso entre os profissionais. 

Quando esse ambiente saudável e respeitoso deixa de existir, entra em questão um lado oposto, no qual conhecemos por cultura organizacional tóxica, ela é uma cultura onde a competitividade de forma não saudável, a falta de respeito e individualidade existem. 

Em resumo, a cultura organizacional tóxica é onde uma empresa possui um ambiente de trabalho onde o clima é estressante, os profissionais possuem dificuldade em produzir mais e melhor e existem diversos fatores que os desmotivam a permanecer engajado. 

Quando uma empresa deixa de pensar nas piores situações possíveis acabam deixando de  considerar os comportamentos nocivos e acabam gerando problemas, como: 

  • Sobrecarga de trabalho;
  • Falta de incentivo e engajamento;
  • Falta de transparência nas decisões e comunicações entre os profissionais. 

Esses são alguns de vários comportamentos que representam uma cultura organizacional tóxica, que sem dúvida, pode levar as empresas ao fracasso. 

Como identificar que uma empresa possui uma cultura organizacional tóxica? 

Agora que já entendemos o que é uma cultura organizacional tóxica, precisamos saber quais são os sinais que ajudam a identificar que uma empresa possui ou não uma cultura organizacional tóxica, confira quais são os sinais: 

Falta de feedbacks

Dentro de uma empresa na qual visa construir uma cultura organizacional saudável e que incentiva os profissionais a se desenvolverem mais e melhor é fundamental que a empresa tenha uma cultura de dar feedbacks, sejam ele positivos ou negativos. É importante que a liderança responsável por dar o feedback para o profissional tenha em mente que os feedbacks negativos não são uma forma de desmotivar o colaborador e sim de construir junto com o profissional uma melhoria em seu desempenho e não de apenas apontar os erros.  

Alta taxa de turnover

Muitos profissionais talentosos estão se desligando da empresa? E esse é um indício claro de que algo está errado com a cultura organizacional da empresa. Por isso, é importante observar como tem sido o comportamento desses profissionais anterior ao pedido de demissão.

Baixa produtividade 

Quando os profissionais tem um padrão de performance e com o passar do tempo sua produtividade cai, isso pode ser um indício de que a empresa possui uma cultura organizacional tóxica, onde os profissionais estão se sentindo desmotivados e consequentemente a performance também cai. 

Objetivos e comunicação não clara

Um outro ponto que demonstra a falta de cultura organizacional saudável dentro de uma empresa é a de uma liderança que além de não ter uma boa comunicação entre os profissionais, também não transmite os objetivos de uma forma clara. 

Aprimore a cultura organizacional da sua empresa. 

Como vimos até aqui, a cultura organizacional tóxica acaba prejudicando o desempenho da empresa, afinal a satisfação dos profissionais é o principal responsável para levá-la ao sucesso. 

Ações que indicam que o ambiente da empresa é tóxico não são fáceis de esconder, entretanto, exige um certo esforços do RH e da liderança da empresa para que esses fatores que derrubam a performance da empresa sejam combatidos. 

Se você está em busca de uma solução que ajuda a melhorar a cultura organizacional da sua empresa e eleve o nível de engajamento e gestão de performance do seu time, converse com nosso time de especialistas, nós da AchieveMore temos a solução certa para te ajudar a decolar os resultados da sua empresa. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR