O que é a Matriz CSD e como posso usar?

O que é a Matriz CSD e como posso usar?

O que é a Matriz CSD e como posso usar?

Ao iniciar um novo projeto, empresa ou campanha é muito comum que as empresas tenham algumas dúvidas e pontos a serem listados, e para isso a Matriz CSD é muito útil. Mas, afinal o que é a Matriz CSD e como posso usar?

Neste artigo você descobrirá o que é a Matriz CSD, como ela funciona e qual é sua importância na hora de iniciar um novo projeto.

O que é a Matriz CSD? 

A Matriz CSD é uma base de inicialização de projetos, essa ferramenta funciona a partir de três questões muito importantes, são elas:

  • (Certeza) O que já se sabe a respeito? 
  • (Suposições) Quais são as nossas hipóteses?
  • (Dúvidas) Quais perguntas ainda devem ser respondidas?

A Matriz CSD nos ajuda a encontrar respostas e a organizá-las de uma forma mais visual, geralmente é utilizada em projetos que são desenvolvidos em grupos, para que todos tenham uma visão de todos os pontos de forma fácil e organizada. 

Para entrarmos mais ainda no detalhe vamos entender a seguir o que pode ser organizado em cada tópico da Matriz CSD: 

Certezas:

Em ‘Certezas’ você poderá colocar tudo aquilo que já sabe ou tem de concreto sobre o projeto. Por isso, a pergunta que deve ser respondida é: O que já se sabe a respeito deste projeto? Desta forma, você conseguirá ter uma visão geral de quais são os elementos de fato que irão fazer parte do seu projeto. 

Suposições:

Em ‘Suposições’ deverá ser colocado tudo aquilo que os envolvidos supõem que sabe o que supõem que irá fazer parte do projeto. Por isso, a pergunta que deve ser respondida é: Quais são as nossas hipóteses/suposições para o projeto?

Dúvidas:

Já em ‘Dúvidas’ você poderá organizar tudo aquilo que ainda não sabe como funciona ou qualquer outra dúvida que o time tenha a respeito do projeto. Por isso, a pergunta que você deverá fazer é: Quais são as perguntas/dúvidas que devem ser respondidas? 

Qual a importância da Matriz CSD? 

A Matriz CSD pode ser usada desde o início de um projeto, pois ela serve para te ajudar a ter um ponto de partida para começar a pôr em prática o seu projeto. A Matriz CSD  também te ajuda a agilizar processos e a otimizar tomadas de decisões. 

Um outro grande benefício que a Matriz CSD nos trás é a facilidade em alinhar todo o conhecimento da equipe que faz parte do projeto. Como ela centraliza todas as ideias de forma organizada e visual em um só lugar, fica muito mais fácil de todos entenderem o que o projeto já tem, o que ainda é uma hipótese e o que precisa ser feito.

Como usar a Matriz CSD no meu projeto?

Existem diversas formas de usar a Matriz CSD no seu projeto, e uma delas é o modelo a seguir:

Etapa 1: Todos os integrantes escrevem seus comentários em um post-it, sobre quais são as suas as certezas, suposições e dúvidas em relação ao tema colocado em pauta.

Etapa 2: Em seguida os integrantes colocam os seus post-its no quadro e dentro da coluna que representa a sua indagação. 

Etapa 3: Na próxima etapa a equipe começa a discutir e pontuar todos os comentários que foram escritos pelos participantes e passam a realizar uma pesquisa de campo para entender todos os pontos. 

Agora que falamos sobre o que é a Matriz CSD, qual a sua importância e como colocar em prática,  aplique a Matriz CSD e coloque em prática os seus projetos.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR