PDCA – Tudo o que você precisa saber

PDCA – Tudo o que você precisa saber

PDCA – Tudo o que você precisa saber. Otimizar os fluxos de gestão de uma empresa é uma tarefa que exige organização e disciplina, por isso é importante ter as ferramentas de gestão como aliadas. Por este motivo, hoje vamos falar de uma ferramenta muito útil para a otimização dos processos, que é o ciclo PDCA – Tudo o que você precisa saber.

Mas afinal, o que é o ciclo PDCA?

O ciclo PDCA é assim chamado, devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que compõem o ciclo, sendo elas:

P: do verbo “Plan”, ou planejar.

D: do verbo “Do”, fazer ou executar.

C: do verbo “Check”, checar, analisar ou verificar.

A: do verbo “Action”, agir de forma a corrigir eventuais erros ou falhas.

Para cada uma das etapas existe uma ação a ser realizada, e como o próprio nome já diz, o ciclo deve se repetir constantemente, vamos conferir a seguir como funciona cada etapa:

– A primeira etapa: Plan, ou traduzindo para o português planejar, é a etapa em que é preciso estabelecer metas e identificar quais são os elementos que causam problemas ou que impedem o atingimento das metas estabelecidas. Após estabelecermos as metas e identificarmos os problemas, é preciso definir um plano de ação eficiente para seguir as próximas etapas.

– A segunda etapa: Do, ou traduzindo para o português fazer ou executar, é a etapa em que é preciso realizar todas as atividades que foram determinadas na etapa do planejamento.

– A terceira etapa: Check, que em português significa checagem ou verificação, é a etapa após a execução, onde é necessário verificar e avaliar constantemente cada resultado obtido das atividades executadas.

– E a última etapa: Act, ou trazendo para o português ação, é a etapa onde é necessário começar a agir e tomar as devidas providências de acordo com as avaliações e relatórios adquiridos na etapa anterior. Após a avaliação e as providências tomadas, volte ao início e repita o ciclo, pegue os pontos de atenção e volte ao planejamento.

Desta forma, você estará sempre em busca da melhoria, correção máxima de erros e aprimoramento dos processos da empresa.

Para que serve o ciclo PDCA?

O ciclo PDCA serve para administrar todos os processos de forma sistemática e é baseado em fundamentos reais que são coletados por indicadores de gestão. Esses indicadores são responsáveis por fornecer detalhes do processo como um todo.

Esta metodologia é muito utilizada por empresas que buscam melhorar seu nível de gestão através do controle eficiente dos processos, revisando constantemente todas as ações e diminuindo as chances de cometer erros.

O ciclo PDCA é uma ferramenta revolucionária e pode ser considerada uma das principais ferramentas dos últimos tempos para ajudar na estratégia de gestão da sua empresa, pois a sua aplicação pode ser feita em qualquer tipo de situação ou organização, desde empresas pequenas até hospitais. O ciclo PDCA é uma ferramenta universal e pode ser aplicada em qualquer instituição que tenha algum processo a ser executado.

Quais são os benefícios do ciclo PDCA?

A ferramenta PDCA pode proporcionar um ambiente de gestão bem estruturado e racional, ajudando também a evitar opiniões pessoais.

É muito comum que empresas sejam geridas com base em intuições de quem está na linha de frente de sua gestão. O PDCA ajuda a eliminar as intuições e a colocar na frente os fatos reais, que são coletados e medidos continuamente.

Um fato curioso é que muitas empresas com menos recursos e tradição já utilizaram o ciclo PDCA para se alavancar em diversos mercados, se tornando referência de crescimento, qualidade e lucratividade.

Coloque em prática esse conhecimento, mantenha constância neste processo, e repita quantas vezes for necessário.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

Quando o assunto é reter talentos, os profissionais de RH enfrentam vários desafios, pois atrair e reter bons profissionais é um ponto que atinge vários outros fatores dentro do setor de RH. Devemos considerar que um dos principais bens de uma organização são seus bons profissionais, pois acabam se tornando imprescindíveis para o bom funcionamento

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Qual é a primeira coisa que pensamos quando o assunto é indicadores de produtividade? Muito provavelmente a primeira coisa que você deve ter pensado é como acompanhar e medir a produtividade do meu time? Sem dúvida, o sonho de todo gestor é conseguir acompanhar todo o processo e encontrar pontos de melhorias para alavancar a

SaaS para RH: o que é e como funciona

SaaS para RH: o que é e como funciona

Existem diversas empresa que oferecem um Software as a Service, ou como é mais conhecido SaaS, sem dúvida os Softwares SaaS se tornaram parte de uma grande revolução tecnológica, pois são aquelas soluções que muitas vezes nem sabemos que precisamos, mas quando conhecemos elas se tornam essenciais para a nossa rotina de trabalho.  Você já

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR