O que é a Matriz CSD e como posso usar?

O que é a Matriz CSD e como posso usar?

O que é a Matriz CSD e como posso usar?

Ao iniciar um novo projeto, empresa ou campanha é muito comum que as empresas tenham algumas dúvidas e pontos a serem listados, e para isso a Matriz CSD é muito útil. Mas, afinal o que é a Matriz CSD e como posso usar?

Neste artigo você descobrirá o que é a Matriz CSD, como ela funciona e qual é sua importância na hora de iniciar um novo projeto.

O que é a Matriz CSD? 

A Matriz CSD é uma base de inicialização de projetos, essa ferramenta funciona a partir de três questões muito importantes, são elas:

  • (Certeza) O que já se sabe a respeito? 
  • (Suposições) Quais são as nossas hipóteses?
  • (Dúvidas) Quais perguntas ainda devem ser respondidas?

A Matriz CSD nos ajuda a encontrar respostas e a organizá-las de uma forma mais visual, geralmente é utilizada em projetos que são desenvolvidos em grupos, para que todos tenham uma visão de todos os pontos de forma fácil e organizada. 

Para entrarmos mais ainda no detalhe vamos entender a seguir o que pode ser organizado em cada tópico da Matriz CSD: 

Certezas:

Em ‘Certezas’ você poderá colocar tudo aquilo que já sabe ou tem de concreto sobre o projeto. Por isso, a pergunta que deve ser respondida é: O que já se sabe a respeito deste projeto? Desta forma, você conseguirá ter uma visão geral de quais são os elementos de fato que irão fazer parte do seu projeto. 

Suposições:

Em ‘Suposições’ deverá ser colocado tudo aquilo que os envolvidos supõem que sabe o que supõem que irá fazer parte do projeto. Por isso, a pergunta que deve ser respondida é: Quais são as nossas hipóteses/suposições para o projeto?

Dúvidas:

Já em ‘Dúvidas’ você poderá organizar tudo aquilo que ainda não sabe como funciona ou qualquer outra dúvida que o time tenha a respeito do projeto. Por isso, a pergunta que você deverá fazer é: Quais são as perguntas/dúvidas que devem ser respondidas? 

Qual a importância da Matriz CSD? 

A Matriz CSD pode ser usada desde o início de um projeto, pois ela serve para te ajudar a ter um ponto de partida para começar a pôr em prática o seu projeto. A Matriz CSD  também te ajuda a agilizar processos e a otimizar tomadas de decisões. 

Um outro grande benefício que a Matriz CSD nos trás é a facilidade em alinhar todo o conhecimento da equipe que faz parte do projeto. Como ela centraliza todas as ideias de forma organizada e visual em um só lugar, fica muito mais fácil de todos entenderem o que o projeto já tem, o que ainda é uma hipótese e o que precisa ser feito.

Como usar a Matriz CSD no meu projeto?

Existem diversas formas de usar a Matriz CSD no seu projeto, e uma delas é o modelo a seguir:

Etapa 1: Todos os integrantes escrevem seus comentários em um post-it, sobre quais são as suas as certezas, suposições e dúvidas em relação ao tema colocado em pauta.

Etapa 2: Em seguida os integrantes colocam os seus post-its no quadro e dentro da coluna que representa a sua indagação. 

Etapa 3: Na próxima etapa a equipe começa a discutir e pontuar todos os comentários que foram escritos pelos participantes e passam a realizar uma pesquisa de campo para entender todos os pontos. 

Agora que falamos sobre o que é a Matriz CSD, qual a sua importância e como colocar em prática,  aplique a Matriz CSD e coloque em prática os seus projetos.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

Quando o assunto é reter talentos, os profissionais de RH enfrentam vários desafios, pois atrair e reter bons profissionais é um ponto que atinge vários outros fatores dentro do setor de RH. Devemos considerar que um dos principais bens de uma organização são seus bons profissionais, pois acabam se tornando imprescindíveis para o bom funcionamento

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Qual é a primeira coisa que pensamos quando o assunto é indicadores de produtividade? Muito provavelmente a primeira coisa que você deve ter pensado é como acompanhar e medir a produtividade do meu time? Sem dúvida, o sonho de todo gestor é conseguir acompanhar todo o processo e encontrar pontos de melhorias para alavancar a

SaaS para RH: o que é e como funciona

SaaS para RH: o que é e como funciona

Existem diversas empresa que oferecem um Software as a Service, ou como é mais conhecido SaaS, sem dúvida os Softwares SaaS se tornaram parte de uma grande revolução tecnológica, pois são aquelas soluções que muitas vezes nem sabemos que precisamos, mas quando conhecemos elas se tornam essenciais para a nossa rotina de trabalho.  Você já

¿Gustó? Regístrese para recibir más contenido como este de forma gratuita

    es_ES