¿Qué es, cómo funciona y cuáles son los tipos de retribución variable?

¿Qué es, cómo funciona y cuáles son los tipos de retribución variable?

O que é como funciona e quais são os tipos de remuneração variável? Para manter uma equipe engajada, produtiva e alcançando bons resultados, é essencial trabalhar algumas estratégias de gestão para motivar esses colaboradores. Uma boa solução para manter o time engajado é oferecer uma remuneração variável.

Mas como funciona a remuneração variável? Essa remuneração é independente do salário fixo acordado com o funcionário, basicamente é uma recompensa para os profissionais que atingirem as metas que foram definidas pela empresa.

Vale lembrar que a remuneração variável pode ser aplicada para diversas áreas da empresa, como por exemplo, os operacionais e pode variar de acordo com a performance de cada funcionário, equipe ou empresa.

Geralmente esse tipo de remuneração é mensurado de acordo com uma meta pré-estabelecida em um determinado período de tempo. As empresas possuem respaldo na constituição federal para beneficiar seus colaboradores, de maneira que acreditam ser mais adequada à realidade financeira da empresa, pois este tipo de bônus está previsto no inciso XI do art.7.

Muitos se perguntam: quais são os tipos de remuneração variável que posso aplicar em minha empresa? Vejamos alguns tipos que podemos destacar:

1. Participação nos lucros e resultados (PLR): O PLR é basicamente uma gratificação dada aos funcionários, de acordo com o lucro obtido pela empresa; geralmente o cálculo é feito pelo ano anterior, mas pode ser também por um período determinado pela empresa.

2. Comissão: A comissão é a prática mais comum nas empresas, especialmente aquelas que possuem equipes de vendas, pois é um meio de estimular o vendedor ou equipe comercial a atingir a meta que é pré-estabelecida. A comissão também pode ser paga através de uma porcentagem em cima de cada venda realizada.

3. Bônus: Já o bônus é outra forma comum de incentivo entre as empresas e pode ser aplicado não somente para equipes comerciais, mas também por outras áreas da empresa. Não necessariamente esse tipo de bonificação ocorre em dinheiro, mas também pode ser: uma viagem, curso, vale compras ou até mesmo ingressos.

4. Premiação: O Prêmio por produtividade também é diferente da comissão de vendas. O pagamento acontece de acordo com as metas atingidas e é uma forma de recompensar o funcionário ou equipe baseado na sua produtividade. A empresa pode aplicar este tipo de prêmio para as áreas operacionais da empresa, com foco em aumentar os resultados da equipe.

Conforme visto, existem alguns tipos de remuneração variável que podem ser aplicados dentro de uma empresa, mas para que isso aconteça de maneira eficiente precisamos saber como fazer uma boa avaliação de desempenho e uma boa gestão de performance da equipe.

Otros artículos que pueden interesarle

Remuneração Variável na Quatá com AchieveMore

Como a AchieveMore otimizou a Remuneração Variável na Quatá

A gestão da Remuneração Variável é um fator estratégico para empresas que desejam direcionar a performance comercial e engajar suas equipes de vendas. No entanto, quando os processos de apuração de comissões e incentivos são manuais e descentralizados, surgem gargalos operacionais, atrasos e falta de visibilidade. Buscando melhorias em sua Remuneração Variável, a Quatá implementou

Fechamento da PLR ou PPR

Fechamento da PLR ou PPR: como o RH deve reduzir riscos

À medida que o ciclo de 2025 se aproxima do encerramento, as áreas de Recursos Humanos, Remuneração, Finanças e Controladoria entram em uma das etapas mais sensíveis do calendário corporativo: o fechamento dos programas de PLR e PPR. Trata-se de um processo multidisciplinar, que envolve indicadores financeiros, metas corporativas, metas por área, auditoria interna, validações

Performance e Índice de Sucesso: qual a relação

Performance e Engajamento de Times: o que o Índice de Sucesso revela além das metas

Durante muito tempo, a performance organizacional foi medida quase exclusivamente pelo cumprimento de metas. Bater ou não bater o número final era o principal  e, muitas vezes, o único critério de avaliação. No entanto, líderes e empresas mais maduras já entenderam que o resultado, por si só, não conta a história inteira. Em um cenário

es_ES