O surgimento de novas empresas no mercado é algo que aumenta a concorrência e exige estratégias diferentes e aperfeiçoadas para as vendas. O storytelling para vendas surge (na verdade se adapta) nesse contexto.
Isso porque é uma ótima técnica para se diferenciar e realizar as vendas de um jeito especial, encantando o potencial consumidor. Afinal, consiste na arte de saber contar histórias e trazer narrativas para as tratativas.
Essa metodologia se utiliza de uma combinação de habilidades narrativas e técnicas para criar ou potencializar a comunicação de uma empresa, pessoa ou marca.
Nas vendas, o storytelling pode ser implementado para envolver, encantar clientes e assim levá-los a tomar uma ação, neste caso, a comprar.
Conhecer melhor o conceito, suas vantagens e como colocá-lo em prática, sendo um caminho para obter excelentes resultados.
O que é Storytelling?
O storytelling consiste no ato de contar histórias para dizer algo para o seu público.
Algumas histórias são reais e outras podem ser enfeitadas, como analogias, para conseguir explicar melhor a mensagem principal.
Muito mais do que envolver e engajar, o storytelling é um ótimo recurso que pode ser aplicado nas vendas, seja para o argumento de convencimento, para contornar objeções ou simplesmente para apresentar os produtos.
A relevância do storytelling nas vendas
As pessoas costumam prestar mais atenção nas histórias do que nos dados de vendas.
Quanto mais envolvente e cativante for a narrativa, maiores serão as oportunidades de transformar um lead (potencial cliente) em um cliente da sua marca.
Isto posto, pensar em histórias divertidas é uma forma de ganhar a confiança das pessoas.
Diariamente, os indivíduos lêem livros, escutam podcasts e interagem com os amigos para aprender e ouvir novas histórias.
As empresas, ao contar boas histórias podem acionar pontos na mente dos clientes, tendo uma vantagem no encantamento e tratativa, principalmente por já ser um fator de valor para a socialização humana. Além disso, pode atuar como gatilho para despertar:
- Lembranças;
- Atenção;
- Relação;
- Ação.
4 Elementos importantes no Storytelling
Entender os principais elementos que compõem um bom storytelling é essencial para conseguir desenvolver uma boa história e, assim, tocar o coração e atenção dos futuros clientes. São 4 elementos principais:
- Message
Não importa o tamanho do storytelling (curto ou longo), é fundamental ter uma mensagem bem definida. O discurso central deve ser bem pensado, pois ele é o coração do storytelling.
Uma mensagem central considerada ideal pode ser resumida entre 6 e 10 palavras. Quando não resumida, significa que a mensagem não está bem definida e clara.
Uma mensagem de excelência, mas mal apresentada, não surte efeito. Deste modo, é essencial conciliar uma boa história com a forma que será contada, tendo foco no cerne da mensagem.
- Contexto
O contexto fornece toda a estrutura para o storytelling. É importante considerar o contexto interno (cenário da história) e o externo (como a história pode ser recebida).
Sendo assim, é fundamental considerar fatores como: público que irá receber a história e o meio pelo qual a mensagem será transmitida.
O storytelling no contexto de vendas, por exemplo, indica que o público é o cliente, o que pode ser refinado a partir das personas criadas. Já em relação ao meio, ele pode variar, ou seja, pode ocorrer por e-mail, redes sociais, vídeo chamada, entre outros.
- Personagem
O personagem dá personalidade, humanização e foco para a história. O desenvolvimento do personagem permite descrever as mudanças que ele sofre no curso da narrativa.
E no contexto de vendas, quem é o personagem? O cliente.
Para embarcar na história, os seus potenciais clientes precisam enxergar elementos de si mesmos nos personagens da narrativa, identificando quais as potenciais soluções para seus problemas.
- Conflito
Um bom storytelling tem um conflito. É esse elemento que cativa atenção e leva o enredo adiante.
No contexto de vendas, se não houver um conflito, a história fica sem graça. Ou seja, para prender a atenção do cliente em potencial, o seu personagem precisa enfrentar riscos tangíveis de perda.
Dicas para aplicar o storytelling nas vendas
Para transformar possíveis compradores em clientes, é necessário aplicar algumas técnicas no storytelling.
Nesse momento é possível unir habilidades narrativas com estratégias como o Inbound Marketing para conseguir excelentes resultados.
As principais dicas que ajudam a criar um storytelling impecável são:
- Tenha uma estrutura bem definida;
- Transmita sempre emoções positivas;
- Não utilize personagens superficiais;
- Evite romantizar às histórias;
- Não apresente imagens de modo direto.
O storytelling pode ser incorporado nas estratégias de inbound marketing, ou marketing de atração, contribuindo para personalizar a voz da sua marca ao desenvolver os materiais.
Além disso, unir as estratégias ajuda a saber quais histórias serão contadas e qual a melhor forma para isso, mesmo em materiais informativos, bem como identificar elementos que viralizam.
Benefícios do storytelling
Há vários ganhos que podem ser aproveitados ao implementar o storytelling, como humanizar a comunicação entre consumidores e a marca. Mais ainda, permite moldar o relacionamento com os clientes através das histórias.
Ao investir nesta técnica, é possível desenvolver um material único, atraente e com maiores oportunidades de conversão.
Portanto, apostar no storytelling é uma maneira de despertar as emoções que levam os clientes a fecharem negócio.
Nas vendas, esse método consegue cativar, gerar empatia de identificação e engajar, o que contribui para ativar os gatilhos de decisão de compra, gerando excelentes resultados para as empresas.