What is the Canvas model and what is it for?

What is the Canvas model and what is it for?

Você sabe o que é o modelo Canvas e para que serve? Ter um modelo de negócios bem estruturado e simples é essencial para o bom funcionamento e crescimento de uma empresa. Para ajudar na elaboração deste planejamento de negócios existem ferramentas extremamente importantes e que facilitam todo o processo, uma destas ferramentas é o modelo canvas. 

O business model canvas é uma ferramenta de gestão estratégica que ajuda no desenvolvimento do modelo de negócios da empresa. O modelo canvas conta com uma estrutura dividida em 09 blocos que dão base para ajudar a desenvolver o seu planejamento, por ser um modelo bem visual, o Canvas ajuda a ilustrar toda a estrutura organizacional.

Para que serve o modelo canvas?

Sabemos que o plano de negócios costuma ser um documento extenso e detalhado e utilizando o canvas você conseguirá ver de forma resumida e objetiva. Porém, devemos ter a consciência de que o modelo canvas não é um substituto do planejamento de negócios, mas sim uma ferramenta para auxiliar a realizar esta etapa do planejamento da sua empresa. 

Agora que você já sabe a importância do modelo canvas e qual é o impacto dele vamos falar um pouco mais a fundo de como funciona essa ferramenta.

Conhecendo o modelo canvas!

Antes de tudo precisamos conhecer o que são os 09 blocos do Canvas e o que eles representam:

  • Proposta de valor: A proposta de valor é o conjunto de benefícios que a empresa oferece. É o motivo pelo qual os clientes escolherão a sua empresa e não a empresa do concorrente.
  • Segmento de clientes: Define os diferentes grupos de pessoas ou empresas que uma organização busca alcançar e servir. 
  • Os canais: São como uma empresa se comunica, interage e alcança seus Segmentos de Clientes para entregar a Proposta de Valor. 
  • Relacionamento com Clientes: São os tipos de relação que uma empresa estabelece com Segmento de Clientes específicos.
  • Atividade-chave: Descrevem as ações mais importantes que uma empresa deve realizar para conseguir manter o seu modelo de negócio.
  • Recursos principais: Os principais recursos presentes no seu Canvas podem variar de acordo com seu plano de negócios. No ramo industrial, o principal recurso é físico, que são as máquinas, e no ramo de prestação de serviços são pessoas, ou seja, recurso humano.
  • Parcerias principais: São extremamente importantes para um plano de negócios, principalmente se um dos parceiros for o responsável por uma das atividades chave, como por exemplo, um fornecedor de matéria-prima.
  • Fontes de receita: É simplesmente o dinheiro gerado a partir de cada Segmento de Clientes e como eles pagarão. De acordo com seu modelo de negócios você pode ter mais de uma fonte de receita.
  • Estrutura de custos: Descrevemos todos os custos envolvidos na operação para fazer acontecer o modelo de negócio. A organização pode ser direcionada pelo Custo, que trata-se de minimizar custos sempre que possível ou direcionada pelo Valor, sendo menos preocupada com custo e mais com o valor gerado ao cliente.

Cada um desses blocos juntos são capazes de ajudar a identificar e aprimorar as 04 principais áreas do seu negócio, são elas:

  • Customers
  • Oferta
  • Infraestrutura
  • Viabilidade financeira

Quem pode usar o canvas?

O business model canva é muito comum em startups que estão iniciando, mas também pode ser muito bem vindo em negócios que já existem e que são consolidados. 

O canvas também pode ser usado em gestão de projetos, mas para isso existe um canvas específico que é o canvas de projetos nele você consegue ser mais específico quanto aos objetivos de determinado projeto. 

Os principais benefícios do Canvas

  • Ajuda a agilizar e a facilitar no processo de planejamento estratégico;
  • É uma ferramenta flexível e de fácil entendimento;
  • Sua visualização estratégica aumenta a competitividade;
  • Traz organização de forma objetiva para a empresa;
  • Estimula a criatividade e simplifica a comunicação.

Agora que você já conhece toda a estrutura do Modelo Canvas, é simples. Imprima os quadros do modelo canvas e trabalhe nesta ferramenta com toda a equipe. Desta forma você aproveitará esta etapa do processo de forma mais completa e coletiva.

Other articles that may interest you

Remuneração Variável na Quatá com AchieveMore

Como a AchieveMore otimizou a Remuneração Variável na Quatá

A gestão da Remuneração Variável é um fator estratégico para empresas que desejam direcionar a performance comercial e engajar suas equipes de vendas. No entanto, quando os processos de apuração de comissões e incentivos são manuais e descentralizados, surgem gargalos operacionais, atrasos e falta de visibilidade. Buscando melhorias em sua Remuneração Variável, a Quatá implementou

Fechamento da PLR ou PPR

Fechamento da PLR ou PPR: como o RH deve reduzir riscos

À medida que o ciclo de 2025 se aproxima do encerramento, as áreas de Recursos Humanos, Remuneração, Finanças e Controladoria entram em uma das etapas mais sensíveis do calendário corporativo: o fechamento dos programas de PLR e PPR. Trata-se de um processo multidisciplinar, que envolve indicadores financeiros, metas corporativas, metas por área, auditoria interna, validações

Performance e Índice de Sucesso: qual a relação

Performance e Engajamento de Times: o que o Índice de Sucesso revela além das metas

Durante muito tempo, a performance organizacional foi medida quase exclusivamente pelo cumprimento de metas. Bater ou não bater o número final era o principal  e, muitas vezes, o único critério de avaliação. No entanto, líderes e empresas mais maduras já entenderam que o resultado, por si só, não conta a história inteira. Em um cenário

en_US