Muitos gestores e líderes acabam se perguntando: Como ter uma comunicação transparente e eficiente com a equipe? Sabemos que o desafio pode ser grande, mas existem algumas soluções para ajudar neste processo de gestão eficiente e comunicação transparente.
Muitos gestores e líderes acabam se perguntando: Como ter uma comunicação transparente e eficiente com a equipe? Sabemos que o desafio pode ser grande, mas existem algumas soluções para ajudar neste processo de gestão eficiente e comunicação transparente. Existe um método muito conhecido, chamado de Gestão à vista, ele ajuda as empresas a superarem esse desafio, comunicando as informações para a equipe de maneira clara e objetiva para que todos entendam.
Geralmente um desafio muito comum na hora da comunicação com as equipes é no momento do uso de indicadores e estabelecimento de metas. Mas, a dúvida que surge para muitas empresas é: Como estabelecer e divulgar da forma correta?
No artigo de hoje vamos falar sobre uma metodologia muito eficiente para ajudar na etapa de comunicação de indicadores e objetivos, essa é conhecida como: Gestão à vista, uma ferramenta que visa mostrar claramente onde a empresa quer chegar, divulgando de forma ágil e eficiente para as equipes.
Para entender o que é Gestão à vista, leia: Gestão à Vista! tudo o que você precisa saber.
Como aplicar a gestão à vista na minha empresa?
Sem dúvidas, quando se tem uma equipe ciente de todos os objetivos e metas da empresa a Gestão à vista acaba se tornando uma das etapas mais importantes para o sucesso de uma empresa, e por se tratar de uma metodologia existem diferentes formas de se aplicar. Por isso, neste artigo separamos 03 das principais formas de aplicar a Gestão à vista na sua empresa e ter uma comunicação transparente e eficiente com a equipe.
1- Balanced Scorecard – Mapeamento de processos
O Balanced Scorecard, também conhecido como BSC, é uma metodologia que visa entender a definição de um mapa estratégico, indicadores, objetivos, metas e até um plano de ação. Essa metodologia tem como base quatro pilares de visões diferente dentro da empresa, e esses pilares são:
- Financeiro;
- Clientes;
- Processos internos;
- Aprendizado.
Uma grande vantagem do BSC para quem implementa a gestão à vista na empresa é que essa metodologia apresenta indicadores de desempenhos de forma clara para diversas áreas dentro da empresa.
2- e-Kanban – Quadro de fluxo de trabalho
Um método que utiliza cartões para indicar a evolução de um fluxo de trabalho. Dividido em três fluxos de produção que são: “a fazer”, “fazendo” e “finalizado”. O e-Kanban é uma versão eletrônica do Kanban que é de origem japonesa e significa “sinalização” ou “cartão”.
Existem a possibilidade de incluir mais colunas, com outras etapas mais específicas e mais relacionais ao que a empresa desenvolve. O e-Kanban diferente do método físico evita a perda de algum cartão, além de proporcionar uma maior agilidade na hora de atualizar alguma informação dentro do quadro de tarefas.
3- Dashboards – Painéis de gestão
Conhecido também como painel de controle, os Dashboards reúnem de forma visual as informações mais importantes da empresa, como dados e indicadores, a grande maioria deles são representados por gráficos e tabelas.
Os Dashboards são ótimos aliados da gestão à vista, pois com as informações consolidadas de um modo visível em uma tela, fica mais fácil de acompanhar e monitorar tudo o que está acontecendo e como os objetivos foram ou podem ser alcançados.
Para atender o conceito aplicado da gestão à vista, o Dashboard precisa ser atualizado frequentemente. Desta forma, as decisões poderão ser tomadas de forma eficiente e visando os melhores resultados para a empresa.
Os benefícios de fazer gestão à vista.
Algumas das vantagens de fazer gestão à vista devem ser destacadas, pois sem dúvida elas são as que tornam essa metodologia mais eficiente e importante para as empresas.
1- Trazer consciência.
Todos dentro da empresa precisam ter consciência do seu papel e importância para os resultados da empresa. Para isso, eles precisam entender o contexto em que estão inseridos e o seu papel de forma individual dentro do coletivo da equipe. Para isso, as metas e objetivos do planejamento estratégico precisam estar claros e bem alinhados para todos.
Leia: Dicas de como fazer um bom planejamento estratégico.
2- Melhor relacionamento.
Com a consciência de qual é o papel individual dentro do coletivo a melhoria no relacionamento da equipe acaba se tornando apenas uma consequência. Um ambiente que reconhece o esforço da equipe e respeita cada um, desperta naturalmente a vontade dos colaboradores de “vestirem a camisa”. A colaboração e o trabalho em equipe se tornam uma poderosa ferramenta.
3- Controle de Metas.
Quando as metas estão à vista, todos conseguem acompanhar o andamento e fazer ajustes sempre que necessário. A melhoria constante passa a ser vista como uma maneira efetiva de alcançar os resultados. O acompanhamento de metas em tempo real mostra rapidamente o efeito das ações de cada colaborador para atingir os resultados.
4- Aumento do engajamento e da produtividade.
Quando os profissionais têm uma autonomia e retorno de seus esforços, o comprometimento acaba aumentando, tornando melhor o esforço e o engajamento das equipes. A meta se transforma em motivação e isso resulta diretamente no aumento do engajamento e da produtividade.
5- Foco no que importa
Com acesso a todas as informações, de forma transparente e sem precisar se desgastar para comunicar os indicadores e metas para a equipe, fica muito mais fácil focar no que realmente importa, que é bons resultados!
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