Como melhorar a produtividade do seu time de vendas com os KPIs certos?

Como melhorar a produtividade do seu time de vendas com os KPIs certos?

Como melhorar a produtividade do seu time de vendas com os KPIs certos

Quando trabalhamos com indicadores de vendas, não podemos tirar conclusões precipitadas, temos que analisar todas as informações no detalhe e eliminar qualquer hipótese ou alternativas, ou seja, eliminar outros fatores que expliquem os resultados dos indicadores. Mas, afinal, Como melhorar a produtividade do seu time de vendas com os KPIs certos?

O problema da maioria das empresas é que elas mexem em 3, 4, 5 aspectos do processo de vendas e querem entender o que levou a determinado resultado. Mas, como de fato saber o que realmente impactou o resultado com tantas mudanças sendo feitas de forma simultânea? Resumindo, muitas vezes o time e até mesmo a gestão da empresa acabam não aprendendo boas práticas. 

Quando estamos falando de métricas de vendas, assim como na ciência, precisamos fazer alguns experimentos ou como também conhecemos por teste A/B, além de controlar cada variável para ter certeza que o resultado vem daquilo que você vai alterar.

Mas afinal o que são KPIs de vendas? 

Antes de falamos de como melhorar a produtividade do seu time de vendas com os KPIs certos. É interesse entender o que são KPIs de vendas, a sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator, ou seja, é um indicador-chave que, como o próprio nome sugere, está totalmente ligado ao planejamento estratégico da empresa. 

Por isso, é fundamental monitorá-lo para verificar se as estratégias adotadas estão surtindo o efeito desejado. Mais importante do que mensurar os KPI de vendas é saber quais deles são de fato relevantes na sua estratégia comercial. 

Desta forma, um dos fatores mais importantes para definir os indicadores de desempenho no seu setor de vendas é a elaboração de objetivos claros. São esses objetivos responsáveis por permitir e traçar o caminho necessário para o atingimento das metas e resultados.

Como definir os KPIs certos para melhorar a produtividade do seu time de vendas? 

O primeiro passo para melhorar a produtividade do seu time de vendas é implantar KPIs que sejam claros e que tenham foco em mensurar o desempenho do seu objetivo comercial. Outra dica muito importante é que você também precisa realizar uma gestão de performance eficiente da sua equipe. Veja estas dicas para uma boa gestão de performance: 

  • Estabeleça metas e objetivos para os vendedores;
  • Crie sua estratégia em cima dos objetivos e metas estabelecidos;
  • Implemente uma boa comunicação interna;
  • Saiba identificar os KPIs relevantes de vendas;
  • Desenvolva uma política de reconhecimento e/ou de remuneração para motivar seu time de vendas;
  • Avalie e monitore cada etapa de todo o processo.

Essas medidas são essenciais para desenvolver uma cultura de aprendizado e melhoria contínua na área de vendas da sua empresa. Se o processo estiver ruim, você pode fazer alterações e testar outras opções. Se estiver bom, escale e o torne cada vez melhor.

Depois de implantar os indicadores de vendas, você deve extrair os dados necessários para a tomada de decisão e criação de estratégias para melhorar ainda mais a produtividade do seu time de vendas, para isso é fundamental estabelecer uma rotina de levantamento e validação dos dados obtidos. 

Conclusão

Agora que você entendeu como melhorar a produtividade do seu time de vendas com os KPIs certos. Aproveite para implementar e melhorar a produtividade e os resultados de suas vendas. É importante entender que não basta medir os indicadores, é preciso também pensar em como aplica-los no seu negócio.

Através de um sistema de gestão de performance e resultados com o da AchieveMore, você pode além de identificar onde a sua empresa está sendo mais eficiente você também conseguirá saber em quais pontos sua performance precisa melhorar. Esse tipo de informação vai ajudar você a tomar decisões mais estratégicas, com foco no aumento da produtividade e resultados do seu time de vendas. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR