06 Dicas para gerenciar uma equipe de vendas que bate metas.

06 Dicas para gerenciar uma equipe de vendas que bate metas.

A pergunta mais comum é: como gerenciar uma equipe de vendas de sucesso? Bom, aumentar as vendas e os lucros é o objetivo de qualquer empresa, certo? Todos sabemos que, para isso, é preciso ir além do planejamento estratégico. Por isso, é muito importante investir em uma equipe de vendas de alta performance e dedicada aos seus resultados. Pensando nisso, separamos para vocês 06 Dicas para gerenciar uma equipe de vendas que bate metas. 

Como gerenciar uma equipe de vendas que bate metas em 06 dicas.

Bons gestores acompanham o progresso das metas e sugerem melhorias com feedback constante dos membros de sua equipe. Mas, mesmo assim, surgem diversas dúvidas de como gerenciar uma equipe de vendas que bate metas de forma eficaz. A seguir, você verá como pode atrair seus vendedores para o foco em resultados e descobrirá como um software de gestão de performance e resultados, pode te ajudar a ter mais resultados e efetividade. 

Contrate vendedores com perfis diferentes. 

O primeiro passo para aprender a gerenciar uma equipe de vendas é a construção de uma equipe eficaz. Por isso, durante o processo seletivo, entenda qual o tipo de vendedor mais adequado para sua empresa e faça perguntas para identificar o perfil do candidato.

Lembre-se: escolher o vendedor mais experiente e ávido por bater metas nem sempre é o melhor caminho. Afinal, criar uma força de vendas apenas com esse perfil de vendedor para a sua empresa poderia preparar o terreno para um verdadeiro choque. Com isso, aposte na diversidade e escolha vendedores com os mais variados perfis.

Monte sua equipe de acordo com o seu processo de vendas.

Agora que sabemos que existem vendedores com os mais variados perfis, chegou o momento de começarmos a pensar em montar a equipe conforme o seu processo de vendas, afinal o modelo de equipe de vendas onde todos fazem tudo pode ser um pouco ineficiente e com resultados pouco satisfatórios. 

Portanto, certifique-se de que cada vendedor tenha uma função no processo de vendas em que seja melhor e mais adequado ao seu perfil. Além de uma equipe mais organizada, os resultados virão com mais facilidade e de forma mais assertiva e eficiente. 

Defina metas de vendas e acompanhe de perto

Outro grande diferencial em como gerenciar uma equipe de vendas é simplesmente escolher como aliado ferramentas de gestão de performance e resultados. Essas ferramentas são responsáveis por ajudar a sua empresa nas etapas desde a definição das metas de vendas até mesmo no acompanhamento dos resultados. 

A definição e o acompanhamento de metas são essenciais para a jornada de gestão de equipes de vendas eficientes e que bate metas. Mas lembre-se: traçar metas é importante, mas monitorar esses dados regularmente é essencial para alcançar resultados impactantes.

Por isso, acompanhe diariamente essas metas e busque identificar oportunidades de melhoria para que cada colaborador dê o seu melhor.Quando sentirem seu apoio, vão querer melhorar ainda mais.

Como veremos mais adiante, softwares de gestão de  metas e resultados – como a AchieveMore é responsável por ajudar a alcançar bons resultados rapidamente com acompanhamento em tempo real das principais métricas e resultados.

Aproprie-se da cultura de feedbacks constantes.

Empresas como Deloitte, Adobe, Microsoft e IBM estão constantemente tentando implementar uma cultura de feedback contínuo, isso porque todas elas sabem que o feedback é essencial para uma boa gestão de pessoas e precisa ser colocado em prática com muito mais frequência do que apenas nos relatórios anuais.

Além de mostrar que seus supervisores se preocupam com a performance individual, o feedback contínuo ajuda a estimular o desenvolvimento dos funcionários e também do setor de vendas da empresa.

O software de gestão de metas e resultados é um excelente aliado dos gestores também ao aplicar a cultura de feedbacks, pois oferece maior agilidade no monitoramento dos resultados e também facilita o estabelecimento de uma cultura de feedback contínuo.

Com rastreamento de métricas em tempo real, é mais rápido e fácil para um gerente gerar insights valiosos e fornecer feedback a todos os funcionários com informações verídicas e no momento certo. 

Capacite e ofereça treinamentos constantemente

É muito difícil saber como gerenciar uma equipe de vendas sem treinamento, não é mesmo? Por isso uma das 06 dicas para gerenciar uma equipe de vendas que bate metas é a capacitação em treinamentos constantes. Os treinamentos constantes, é responsável por nos ajudar a identificar oportunidades de monitoramento regular, gerando a oportunidade de identificar outras necessidades de treinamento e capacitação para o time. 

Afinal, por mais experientes e qualificados que sejam seus vendedores, eles sempre podem aprender e melhorar. Por isso, faça do aprendizado parte da sua cultura, uma necessidade, e invista em treinamentos para solucionar os problemas reais da sua equipe de vendas.

Estimule o perfil de autogestão em seus vendedores

Um bom líder é aquele que sabe desenvolver sua equipe para que ela conheça mais sobre si mesma, e sobre o negócio no qual faz parte. Por isso, encontre formas de dar mais autonomia à sua equipe de vendas e acompanhar os resultados.

Apostar em um software de gestão de equipes, como veremos a seguir, pode ser de grande ajuda para implementar na sua empresa a cultura da autogestão que levamos tão a sério aqui na AchieveMore. Principalmente porque se o seu time de vendas sabe o que devem fazer no dia a dia, quais são suas metas e como seu desempenho afeta sua remuneração variável, então o comprometimento aumenta.

Como os softwares de gestão de performance e resultados podem te ajudar a ter uma equipe de vendas que bate metas? 

Agora que você viu as 06 dicas para gerenciar uma equipe de vendas que bate metas e sabe como gerenciar uma equipe de vendas bem-sucedida, vá em busca de ferramentas que podem ser seu apoio nessa fornada. 

De forma simples, os softwares de gestão de metas e resultados, são um dos principais recursos de um gestor para o gerenciamento de equipes, metas e resultados, pois trazem mais simplicidade para a rotina dos gestores de negócios, facilita o alcance de metas e a coordenação da equipe.

Mas não é somente a rotina dos gestores que está ficando mais simples e fácil, é também muito útil para os usuários, ou seja, os vendedores, pois eles passam a entender melhor seus objetivos e seu papel na empresa e, assim, passam a organizar melhor sua dinâmica de trabalho.

Acompanhar suas metas diariamente aumenta o engajamento e a produtividade, reduzindo o número de horas improdutivas do dia. Ao mesmo tempo, este tipo de software permite à empresa unificar o processo de comunicação e definição de objetivos, aumentando a eficiência da sua operação.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR